quinta-feira, 4 de junho de 2015

Abrir hostilidades

Não costumo fazê-lo, mas ontem varri os vários programas de TV para entender o que dizem os nossos opinadores sobre a suposta mudança de treinadores dos dois clubes de Lisboa. Aterrador é a única palavra digna de classificar o que ouvi e vi.
Quem não siga o fenómeno desportivo português poderia ter ficado a pensar que BdC tinha acabado de destruir o Sporting e ao mesmo tempo violentado todos os artigos da Carta Universal dos Direitos do Homem.

Seja o que for que venha a acontecer, o que está em causa é uma mudança de treinador e talvez (vou esperar uma posição oficial sobre essa matéria) um investimento estratégico bastante objectivo, neste caso (ainda hipotético, o nosso treinador ainda se chama Marco Silva e sê-lo-á até prova em contrário) um novo treinador. Nada mais. Ninguém sabe o que estará a ser negociado com Marco Silva dentro do Sporting, assim como ninguém sabe especificamente que tipo de contrato teria Jorge Jesus à sua espera em Alvalade. Ouvi de 2 milhões a 6 milhões, o que prova que, há falta de melhor...inventa-se.

Mas o que foi verdadeiramente inqualificável foi o rol de disparates, insultos, acusações graves, mentiras e destinos velados (com base em meras suposições lembre-se) que foram imputados a BdC. Que o nosso presidente seja normalmente usado, abusado e menorizado nos media já é um estado considerado standard, mas a escalada dos adjectivos e gravidade dos cenários traçados escalou...e de que maneira.

Vou só enunciar alguns dos mais graves e devolver um pouco de racionalidade aos mesmos

1/ "Os sócios do Sporting não vão perdoar a BdC e não vão deixar sair MS"

Os sócios do Sporting mandataram um presidente para tomar decisões. No final do seu mandato faremos uma avaliação. Enquanto reunir condições para liderar o clube não terá oposição oficial por parte de ninguém. Eu gosto e bastante do treinador actual MS e ficarei bastante desconfiado que fossem outros os cenários e estaria no Sporting para fazer um grande caminho em crescendo. Mas escutarei as razões para o desfecho que se adivinha antes de fazer mais algum comentário.

2/ "BdC andou a mentir aos sócios do Sporting durante 6 meses e agora prepara-se para expulsar um dos melhores treinadores que passou por Alvalade nas últimas décadas"

Bom...é verdade que nunca foi admitido pelo clube a alegada má relação com MS. Mas em boa verdade que paspalho o faria a meio de uma época? Além disso compreendo que em Janeiro não fosse de facto fácil de substituir um treinador que ainda nada tinha perdido (havia hipóteses na Liga, na Champions e na Taça) e não é de excluir que tenha existido uma vontade genuína de ultrapassar diferendos. A elevação de MS súbita na hora da saída...é curiosa. Ele que sempre o mereceu durante a época e raramente teve opion makers a dizer mais do que banalidades sobre o seu temperamento, basicamente era o rapaz "simpático" e pacífico. Nada mais. Agora é o supra-sumo dos treinadores portugueses.

3/ "O Sporting pode comprometer a sua recuperação financeira com um movimento destes no mercado"

Ena...de repente o Sporting passou a ter uma "recuperação financeira". Eu que sempre ouvi estes tipos a falar em ruptura financeira...cinismo do pior. Adiantam eles que Jesus é demasiado caro para o Sporting e que o dinheiro para a transferência virá de "parte obscura" retirando o controlo da SAD além de outras tragédias. Vamos lá ver uma coisa, primeiro...o que é mesmo mau para o Sporting é perder 1/3 do seu orçamento não entrando na Champions por exemplo. Segundo existem obrigações estatutárias a cumprir em relação à perda da maioria na SAD. Terceiro...mesmo sem conhecer o contrato futuro, não acredito que quem tenha perdido tantas noites a cortar gastos no clube decida agora só porque sim depositar tudo o que foi poupado numa aventura milionária fora de qualquer plano de sustentabilidade racional.

4/ "É um pecado capital assinar com um treinador quando ainda se tem MS sobre contrato...é um registo que não dignifica o futebol português"

Porra que montanhas de hipocrisia juntas. O Sporting pode quanto muito ter apalavrado ou realizado um pré-acordo com Jesus, tal como parece ser notícia que Rui Vitória tenha feito o mesmo quando o Carnide ainda tem contrato válido com JJ. No caso do Carnide ninguém levantou problemas...que imparcialidade atroz. Quanto a dignificar o futebol português...vou-me poupar, quem consegue elogiar continuamente Pinto da Costa depois de ouvir as escutas do Apito Dourado...enfim...

5/ "São péssimas notícias para os jogadores da formação do Sporting"

Então supostamente o "génio da táctica", o "criador de grandes jogadores" já não será bom para os nosso jogadores? Porquê? Se querem saber o que penso, Jesus não desenhou sozinho a falta de aposta do Carnide em jogadores da casa. Os interesses dos empresários e Doyens simplesmente encheu o Carnide de estrangeiros, favores bem recompensados pelas vendas dos tais que Jesus nunca quis...um dia veremos o que o treinador tem a dizer sobre isto, a versão dele será interessante para entender de onde vem a corrente de notícias sobre o mau aproveitamento dos jovens da formação, com vários ex-jogadores a arrasarem Jesus nas últimas duas semanas. Porventura eu no lugar de JJ faria questão de não desaproveitar o valor da Academia e esfregar bem na cara de Vieira e pares...apostas ganhas em jogadores da formação.

6/ "A convivência entre BdC e JJ será quase impossível que venha a dar frutos, a impetuosidade de um e a ingerência de outro deixa adivinhar um divórcio fácil ao mínimo desaire"

Há alguma razão nisto, mas calma lá...para todos os efeitos até pode ser que entendam melhor do que o previsto. Todos os seres humanos aprendem e mudam. Os opinadores, esses é que teimam em não mudar...o Sporting estará para eles sempre a um passo da desgraça suprema, o que atendendo aos últimos anos, tem sido um aviso claramente exagerado.

E se vos digo que BdC foi mal tratado, nem vos passa pela cabeça o que se disse sobre JJ. Mas é sempre bom ouvir os que antes construíam altares ao ainda técnico encarnado passar em poucas horas a culpá-lo de tudo o que correu mal no Carnide nos últimos 6 anos e a entregar todo o mérito a Vieira. Pelo menos para Jorge Jesus será um pré-aviso do que o espera e um abrir de olhos para a gratidão e honestidade do sítio onde trabalhou.

A ver vamos as cenas dos próximos capítulos. As de ontem foram...bastante reveladoras.

SL

7 comentários:

  1. É tudo malta que acha que a natureza já distribuiu tudo e perfeitamente e que ao Sporting calhou ser o simpático terceiro grande. Bruno de Carvalho rompeu com isso e essa malta natural e necessariamente julga que apenas o caos sobrevirá.

    JRamos

    ResponderEliminar
  2. 1º - Não "simpatizo" muito com a maneira des er de JJ, mas reconheço-lhe qualidades como treinador...
    2º - Não desgostava de MS no Sporting, mas a ser verdade...é a vida...
    3º - O "meu grande amor" é mesmo o Sporting...
    4º - É verdade que BC não tem tomado só decisões óptimas...mas tem sido um óptimo Presidente...
    5º- Viva o Sporing e cá estou...para apoiar a decisão tomada... mesmo se "pelo meu amor tiver de engolir num sapeco..."...

    SL

    ResponderEliminar
  3. A comunicação social está minada e controlada pelos interesses dos nossos rivais. Ontem assistiu-se a um controlo de danos pelo Benfica, desvalorizando o Jesus e levantando suspeitas sobre o financiamento do Sporting. Os rivais podem lavar dinheiro do putedo e da droga, no Sporting se um dos accionistas da SAD investe, tem de se chamar a FIFA. Já o Porto foi apanhado fora-de-jogo. Desenganem-se os portistas se pensam que partem na frente para o ano, por causa do acender da rivalidade Sporting/Benfica. O Porto vai contar cada vez menos para o totobola.

    Quanto ao Sporting, assistimos a uma aliança povo/capital. O Bruno de Carvalho "presidente do povo" alavancado pelo capital (Ricciardi/Sobrinho), desta vez já sem os anticorpos que tal opção provocaria entre os sportinguistas se o presidente fosse uma figura tecnocrática e pouco identificada com o clube e com os sócios. Os nossos rivais menosprezaram o Sporting e creio que ainda não perceberam o que se está a passar.

    ResponderEliminar
  4. Acrescento mais um, brilhante: o treinador tão caro é melhor pago que os jogadores vai gerar o caos!!
    Mas não era exactamente o que acontecia no Carnide?!

    Com sorte, pode ser um golpe de mestre e inverter completamente o xadrez pre-definido do futebol tuga para os próximos aninhos! Queira Deus, o Outro!!

    Entretanto falta tratar da saída do MS com diginidade, SFF!

    Saudações Leoninas
    Lanterna Verde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Entretanto falta tratar da saída do MS com diginidade, SFF!"

      Sim, para não ficarem feridas abertas entre as partes que os media iriam de certeza explorar para dividir os sportinguistas.

      Eliminar
  5. Jesus? Don't like! Continuo a crer e a querer que seja só ficcção como é habitual na pasquinagem desportiva.

    ResponderEliminar
  6. E mais esta. Diziam alguns, para denegrir BdC, que Leonardo Jardim tinha saído do Sporting para não aturar BdC e que tinham uma má relação. Hoje na 1ª página do O Jogo LJ diz " Gostei muito de trabalhar com Bruno de Carvalho". E esta ein! A azia é muita e a contra informação lampiã que domina a cs já esta a trabalhar. Marco Silva é um jovem bom treinador, mas Jorge Jesus tem outra dimensão (e carreira) até internacionalmente. Como tal dá outra dimensão ao futebol do Sporting.

    ResponderEliminar