sexta-feira, 19 de junho de 2015

A Tragédia de Danilo

O sensacionalismo dos media diz-nos que devemos ajoelhar-nos no chão e chorar. Chorar muito agarrados à desilusão atroz pela não vinda de Danilo. O Sporting estava interessado no jogador? Sim, parece que sim. Perdeu o concurso para o porto? Sim, também parece que é essa a história. Mas e…depois? Perdemos o quê exactamente.

Bom, para começar, Danilo não é (ainda) um jogador que garanta um lugar no onze titular do Sporting. Pelo menos enquanto lá estiverem William e Adrien. Reconheço que seria um óptimo sucessor do primeiro, se e quando este sair, mas não parece que seja fácil articular um meio-campo com ambos (William e Danilo) em campo. Em jogos que será natural alguma contenção, pode até ser uma estratégia curiosa, mas quantas dessas partidas disputa o Sporting por ano? 4 ou 5?

Depois o valor. Entre 3 e 4 milhões é puxadinho. E convínhamos, o Danilo não é aquele jogador que, principalmente nos jogos mais difíceis "encha" o campo. O que o Sporting e o porto perseguem ainda é por agora uma promessa. Não que o jogador não tenha já provado o que vale, mas ainda está por provar a teoria de que num "grande" o seu jogo será exponenciado e aí sim, justificaria os tais 3 ou 4 milhões. 

Mas fora o drama, a tragédia…o horror, existem muitos Danilos. Uns melhores, outros piores, uns mais caros outros mais acessíveis, o que não vai haver de certeza é tempo perdido, exactamente o que acontece a quem seguir por estes dias os 24 programas diários que analisam o desporto português. Pura perda de tempo, especulação sem rumo, dramaturgia de cordel e copo 3.

Na verdade a única tragédia é a do próprio jogador. Um atleta que não pode escolher o clube que escolheu representar, com um passe repartido por dezenas de pessoas, todas elas apostadas em lucrar com o seu talento e vingar a "independência" do Sporting. A maior tragédia de Danilo é não se poder juntar ao Sporting Clube de Portugal. As outras são remediáveis.


SL

7 comentários:

  1. na mouche Javardeiro, mas como nada está confirmado e o que ouvi dizer é que eles querem o Rossel como empréstimo...vamos ver ainda no que isto dá...o silencio dentro do Sporting só por si já é bom sinal.

    SL

    ResponderEliminar
  2. É bom se vier mas senão vier não se passa nada. O que vale é que desta vez o treinador é o Jesus.

    ResponderEliminar
  3. Danilos há de facto muitos... Um por exemplo chama-se Palhinha e até é nosso jogador... :)

    Z

    ResponderEliminar
  4. 1º as noticias ainda o dão no Sporting

    2º o William com toda a sua técnica tem características que o podem fazer subir no campo

    3º é um grande jogador sem dúvida

    ResponderEliminar
  5. Concordo completamente!
    Se William ficar não precisamos de Danilo para nada a não ser para aquecer o banco.
    E de facto Danilos há muitos...e acredito que, com JJ, até fiquem melhores que o próprio Danilo...Palhinha, Fokobo, Rabia, Zezinho...é apostar neles!

    ResponderEliminar
  6. Estou contigo javardeiro, só tenho pena do rapaz. Irá ter um fim ao nível de um adriano, kleber, sami, djalma ou ghilas. O porto quando compra em Portugal tritura 90% dos jogadores.

    ResponderEliminar
  7. Danilo é muito mais útil do que William. Se o William fosse aquilo que os sportinguistas insistem em acreditar, já algum clube com dinheiro (coisa que o Sporting não tem) o tinha levado.
    O Danilo é muito mais jogador. É capaz de fazer qualquer posição no meio campo com a eficácia que o William não tem. quando ao Adrien, vai-se abaixo das canetas ao fim de 60 minutos, enquanto o Danilo, aos 90 minutos ainda tem gás e capacidade mental a 100%!
    Se perguntarem ao Jorge Jesus qual a sua escolha entre Danilo. William e Adrien, ele não tem dúvidas: Danilo. O Danilo é dos três o único que pode fazer no Sporting o que Javi Garcia, Matic, Feija ou Samaris fez no Benfica. Se preciso for, Danilo ainda pode fazer de Enzo Perez! O Sporting não tem jogadores para a posição 6, em condições. William não é nem nunca será um Patrick Vieira ou mesmo um Matic!

    P.S. As uvas serão serão sempre verdes!

    ResponderEliminar