sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Os Telhados do Chucky

Tenho de confessar que me dá um certo gozo e paletes de “sentido de justiça” ver de rajada na Tv e jornais o mundo a desabar sobre o nosso rival da 2ª circular. Gosto particularmente da sabujice dos jornalistas e opinadores a deixar intactos os vidros de Vieira para partir a loiça do JJ sem qualquer dó nem piedade.

A diferença de tratamento para com o nosso clube é absurdamente total. No Sporting os maus resultados são fruto da precipitação do presidente em querer subir degraus de responsabilidade demasiado depressa...nos benfas a culpa é do treinador que inexplicavelmente não ganha na Champions o que ganha dentro de portas. Alguns chegam mesmo a meter no saco “as exibições”...que pouca vergonha...

1/ Inexplicavelmente? Que tal não deixarem o Bayer marcar com foras-de-jogo mal assinalados? E se marcassem um penalti milagroso na Rússia com o marcador a zero e se expulsarem convenientemente um jogador ao Mónaco para desatar o jogo? Aposto que não só os vermelhuscos se apuravam como até andariam em primeiro. Na UEFA o sistema ainda não inclui o clube da luz...e não havendo colinho, muito se explica. Alem disso convém dizer que os adversários europeus não prestam vassalagens quando vêm à luz e tanto Vilas Boas com Jardim sabem perfeitamente que esta edição de benfas é muito mais fraca que a de épocas passadas. Luisão, Gaitan, Enzo e Salvio sim...tudo o resto está num nível que não faz da equipa nem por sombras um competidor inspirado europeu.

2/ As exibições. Se acreditarmos no que a imprensa diz e escreve o Benfica joga bem na Liga e mal na Champions. Falso. Joga o mesmo em ambas as competições...e tem sido muito pouco. A diferença são apontamentos de colo arbitral, a menor capacidade de alguns adversários e a mentalidade de Jesus (que na Europa talvez pelo que acabei de referir se baralha todo em tácticas hiper profusas que os tonhós dos Luisões não conseguem interpretar). Sim porque não sei quem é que não consegue ver que nos jogos europeus o benfica fica num limbo táctico entre equipa atacante e equipa defensiva até ao ponto de parecer uma formação de futebol americano – com meia equipa para trás e meia equipa para a frente. Ou não tem identidade ou lhe é tirada por Jesus algures entre 300 desenhos feitos num quadro.

Mas sei que este tecto desabante tem a tendência de se auto-reparar. Já começaram os “agora há mais calma e tempo para o título” e daqui por uns dias já vai parecer a qualquer lampião que foi espectacular terem sido humilhados na maior prova europeia num grupo que todos apelidaram de o mais difícil, mas onde ninguém conseguiu ver uma equipa que fosse em boa forma. Tudo passará completamente incólume, fazendo da Académica um trampolim moral...o benfas sairá de Coimbra como se de uma final europeia se tivesse tratado, final ganha desta vez. O carnaval já está a ser montado e até sei que existe por aí um fundozinho de maneio que patrocinará muitas entradas no estádio, tudo para gerar uma Onda Vermelha (onde é que eu fui buscar esta...) que fique bem no boneco dos adeptos felizes a apoiar a sua pré-campeã equipa. Depois destas coreanices, tudo voltará ao normal.

E o que é normal é cascar no Sporting. As nossas aquisições é que foram más (38 milhões benfas gastos em jogadores que nem calçam...face aos nossos “equivocados “ 7.5M). O nosso presidente é que se mete demasiado no balneário (Vieira também foi ao dele e não foi como dizem para dar ânimo à equipa...ah não foi não...foi para exigir o campeonato). O nosso clube é que está mal de finanças ( e os outros andam desesperados a venderem-se aos fundos e a despacharem Enzos 6 meses antes ao Valência e a tentar colocar Gaitan seja onde for). O nosso clube é que está em guerra interna (o Porto está em guerra civil plena pela sucessão, tendo necessitado com urgência que o “doente cardíaco” e já idoso presidente se mantenha no activo para não abrir fendas irrecuperáveis). A nossa Academia é que não é eficiente (quando somos os únicos a conseguir projectar jogadores da cantera na primeira equipa...onde é que andas Ruben Neves? Quo Vadis Gonçalo Guedes?)

Enfim, voltando ao início, gosto quando nos “folgam as costas” e alguém se esquece, mesmo que por uma semana, de que o Sporting é o brinquedo favorito dos Chuckys da nossa isenta e livre imprensa desportiva.


SL

11 comentários:

  1. GENIAL....como eu adoro ver esses Calimeros e Paineleiros a Espumarem por todos os Orificios!!!

    ResponderEliminar
  2. Enorme post! Acredito que esse é um sentimento partilhado pela maioria sportinguista. Esta comunicação social bajulante ao clube vermelho é de facto de ridícula!

    ResponderEliminar
  3. alguem que mande este texto para o Dr Barroso (ou p'ro filho)

    ResponderEliminar
  4. Muito bem! Apreciação crítica excelente.
    Vamos ver o que vai acontecer nesta jornada, especialmente connosco -não falo de Coimbra, está lá o Luís Ferreira para evitar qualquer tropeção. Mas os lã-piursos precisam urgentemente de criar um "facto político" que desvie o foco do galinheiro... e nós ali tão perto!
    abolha, aliás, pode ter começado já a fazê-lo: segundo eles, "a imprensa inglesa" noticia que "MU quer Nani em Junho para,,,vender para a Europa, pois o jogador não poderá continuar no Sporting porque não temos dinheiro para o pagar" (esqueceram de dizer quanto pede o MU por um jogador de 28 anos e com mais 2 anos de contrato).
    Curioso seria abolha ler n'A Marca a apreciação ao grupo do carnide: acessíve l!!! Mas então não é "o grupo da morte", aquele em que qualquer um se pode (podia!) apurar?

    ResponderEliminar
  5. Vamos esperar mais uns tempos para ver como estará a classificação e ver como irá reagir a coligação Luís Pinto da Costa e Jorge Filipe Vieira antes e depois do jogo entre eles no dragão. Devem ir de braço dado para o camarote, penso eu de que...

    ResponderEliminar
  6. Nao alteraria nem uma virgula. So verdades!

    ResponderEliminar
  7. Clap! Clap! Clap! Excelente post e blog Javardeiro! Parabéns leão! Descobri-o há coisa de 1 mês e meio e sigo-o diariamente. Desde que nasci que sou do Sporting e mesmo agora que me vi obrigado a emigrar para Espanha sigo a vida e os jogos do nosso inigualável, espectacular e grande amor a toda a hora e a todos os minutos. É bom saber que há grandes e fanáticos sportinguistas que vivem o clube como eu e que pensam de uma forma inteligente (com a qual eu me identifico). Um grande abraço desde Sevilla e continua sff com os posts irónicos, sábios e ao mesmo tempo divertidos. Saudações leoninas a todos. Sporting SEMPRE!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vais gostar deste sitio então:
      atascadocherba.com

      (o javardas não se importa, com certeza! da divulgação! até porque tem lá um (belissimo) part-time!

      SL

      Eliminar
  8. Maior investimento numa época desde que Jesus lá está... os tais 38 milhões. Benfas melhor que em épocas anteriores?
    Basco "O Leão"

    ResponderEliminar