sexta-feira, 14 de novembro de 2014

A morder o pó

Enquanto o sistema anda preocupado em arrumar forma de financiar o establishment, a verdade é que todo o ecossistema do nosso futebol está a cair de podre. Há décadas que os sinais de alarme tocam incessantemente, mas a maior parte limita-se a varrer os grandes assuntos para debaixo do tapete.

Há uma razão bastante lógica para que tal aconteça. Pensar em medidas que levem mais espectadores ao estádio, ou que os direitos de tv sejam de facto valores justos é pensar em quase tudo o que está mal e foi construído para beneficiar uns em prejuízo de outros. A competitividade e a verdade desportiva está na base do sucesso financeiro das grandes ligas, mas isto existe em Portugal? A resposta é fácil. Não.

A Liga portuguesa é disforme. 3 clubes lutam pelos títulos, sendo que 2 fazem-no de qualquer forma e feitio corrompendo todas as entidades reguladoras da competição ao ponto de lhes esvaziar a autoridade e capacidade de intervenção.
Depois existem os chamados clubes intermédios, 3 ou 4, que conforme o ano estão mais acima ou mais abaixo da tabela, mas que vivem em permanente ebulição. Não têm qualquer sentido de crescimento e uma boa época passa por vender 6 ou 7 jogadores a clubes cipriotas, ucranianos ou turcos. Vender se calhar é uma força de expressão, há muito que são plataformas de empresários ou empresas que gerem passes de jogadores.

Na cauda, mais de uma dúzia de pequenas agremiações, quase sem expressão organizativa, que fazem do rapar o tacho, subserviência e gestão caótica um modo de vida. São roedores absolutos, que se escondem de uma afirmação para sempre adiada, com adeptos que os apoiam nas horas livres em que o seu “grande” clube de eleição não joga. Não crescem, pois não pensam, limitando-se a vasculhar alguma notoriedade regional aproveitando o pouco bairrismo que ainda resta.
Quando vemos em algumas ligas europeias a forma como um pequeno clube pode, com um bom projecto desportivo, em 2 ou 3 anos de ascensão, até lutar pelo título...olhamos para a nossa Liga e...

Apesar deste retrato que ninguém consegue desmentir, todos parecem felizes. Acima de tudo porque ninguém gosta particularmente de futebol. Os presidentes gostam de mandar, os treinadores gostam de imaginar que são grandes tacticistas, os jornalistas gostam de inventar um futebol que não existe e na falta de melhor, o público entretém-se em falar sobre penaltis em vez de golos, a falar de grandes roubos em vez de grandes jogos.

Para acordar deste sonho de grandezas inúteis e delirantes deveria servir o facto de existirem muitos jogos da primeira Liga com menos de 1000 espectadores...e com um provável zero redondo na receita de bilheteira. E não é por acaso que isto acontece.

A fonte de receitas de qualquer jogo é o interesse dos espectadores. Se o jogo é mau ou desvirtuado, perde interesse e logo gera menos receitas. Mas em Portugal isto não é entendido desta forma. A bancarrota talvez ajude a repensar...mas para já...ainda nada.


SL  

1 comentário: