quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Divisão à medida

Nada me surpreende mais na nossa imprensa desportiva. Nem a tentativa de fazer de BdC o elemento destabilizador do plantel, nem a parábola de tentar fazer passar a imagem de Marco Silva a impedir o presidente de ter "mão" no balneário. Os supostos castigos disciplinares, os mau-estar repetidos dos jogadores com tudo o que o BdC diz e faz. A contratação de um 10, de um 4, de um 11, de um 9, de um 1...com tudo isto são brindados os leitores que ainda fazem fé no que se vai publicando com a agenda clara de exibir diferenças, clivagens, contrastes e oposições.

De repente BdC não está no banco, uns dizem impedido outros a pedido de e por Marco Silva. Depois já esteve outra vez. Vale tudo e tirar olhos é já não é superlativo, pois a vista para a inverdade é tranquilamente parte de um todo, parte da narrativa de supostos erros desta direcção. O 8º lugar é um cognome imputado ao Sporting, referência que surge oportunamente e que faz prova de qualquer argumento que se queira arranjar. Considerem o exemplo:

"A equipa do Sporting, 8ª classificada na Liga, está confiante na vitória...." ou "...a fazer uma Liga abaixo das expectativas, o Sporting apresentou ontem..." além do clássico "Os dirigentes do Sporting, 8º classificado da Liga, vão optar por..."

Quem quiser que "compre" estas moralidades oportunas, estas épicas calvagadas sobre a realidade dos números. A equipa de Vercauteren ou Oceano e mesmo de Jesualdo não é esta. Godinho não é o presidente. Os resultados aproximam-se mas as exibições não. A grande diferença é que nesse ano (e muito já se esqueceram disso) o Sporting merecia perder e empatar os jogos e neste ano apenas o Guimarães mereceu dizer que foi melhor em campo que a equipa de Marco Silva.

Por mais que queiramos ver o nosso clube ganhar, não podemos aderir à política de "terra queimada" julgando que das cinzas há renascer uma fénix pura e pujante, que do "enterro" absoluto surgirá uma nova promessa de vida. Ressuscitar dá um trabalho do caraças e olhando para as finanças do clube o melhor mesmo é valorizar o que é nosso e já provou muitas vezes ser suficiente para ganhar em qualquer campo do país.

SL

8 comentários:

  1. Isto vai tudo para tribunal.
    Acho que no fim termina tudo em tribunal.

    ResponderEliminar
  2. Caro Javardeiro,

    Partilho da sua opinião/preocupação e por aqui me fico que sobre estes temas todos vou ser esclarecido mais logo na Sporting TV.

    SL,

    ResponderEliminar
  3. É uma vergonha bem demonstrativa do desplante jornalixísitico da praç, neste caso desportivo, mas é igual com outros assuntos. Só que aqui a questão é com o Sporting.
    Deturpam factos, criam outros em cima desses, e assim sucessivamente, ao abrigo do anonimato das fontes, mesmo que desmentidos.
    O que o Record hoje faz é nojento. E só mostra que a saída da direcção anterior foi só para não parecer tão descarada a acção que o pasquim move ao Sporting.
    Quanto mais penso nisso, mais acho que o melhor a fazer é ignorar, e interiorizar de uma vez por todas que quem diz a verdade sobre o clube é o clube (mesmo que não a diga toda).
    Neste contexto, este comentário pode parecer um paradoxo, mas é para alertar os crédulos do costume que continuam a acreditar que atrás de cada fumaça malcheirosa há-de haver fogo, nem que seja só posto ali para os distraír.
    Eles vão continuar a falar. E só vão fingir que se calam quando começarmos a ganhar de forma consistente. É o que há a fazer. Não perdendo de vista os meios que existem, o contexto em que se actua, as ameaças que pendem sobre a instituição, o fogo cerrado até, mas não abandonando esse objectivo.
    O resto é merda. O resto é o sistema. Cada vitória do Sporting é o golpe mais fundo e doloroso que se pode dar a este polvo, e aos espertinhos que continuam a achar que, desde que continue a dar para irem para o trabalho à 2ª de manhã a sorrir, não se passa nada.

    ResponderEliminar
  4. acho que é altura de desenterrar o jogo-a-jogo para entrarmos em campo a pensar em ganhar aquele jogo e nao na distancia que temos para A ou B e assim passar 45 minutos a pensar na morte da bezerra

    ResponderEliminar
  5. ou quando o SLBenfas mete 8 jogadores nos sub-qualquercoisa isso é referido... quando o Sporting dá 6 jogadores à Selecção principal, nenhuma manchete.
    enfim....

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Javadeiro!
    Bom ponto de vista, com o qual concordo, a mostrar que há vida para além da crise como dizia o outro...
    Prova que de plástico este Leão, que escreve, não tem nada!
    Basco "O Leão"

    ResponderEliminar
  7. É claro que o Sporting atacar o SISTEMA, deixar de ser o "moço de recados" dos andrades e não se aliar aos lampiões, tem consequências. Para além disso os processos movidos a ex-dirigentes criou muitos anticorpos a alguns sportinguistas e a muitos "sportinguistas" da treta em relação a BdC. É lógico que toda esta gente, todos estes interesses estavam à espera de um ou dois resultados negativos para aparecerem. a atacar BdC e a equipa.O que se pretende é desestabilizar o clube, desestabilizar a equipa, enfim criar o caos no clube.Já estava à esperal. Não esperava é que aparecessem todos ao mesmo tempo. E não esperava que muitos verdadeiros sportinguistas fossem tão naifs e acreditassem em tudo o que ouvem e em tudo o que lêem. Isso é entrar no jogo deles, isso é o que eles querem! Ainda não há muitos dias quando ganhámos ao porto éramos os maiores...

    ResponderEliminar