quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Atitude de grande

Hoje a equipa do Sporting tem a oportunidade de repor a sua boa imagem e transformar a exibição do passado fim de semana num mero acidente de percurso. O desafio não será fácil e não esperem os adeptos leoninos que o Shalke venha a Lisboa imitar a ineficiência do Mónaco ontem, os alemães podem carimbar já hoje o apuramento para a fase seguinte da Champions e...até o empate pode-lhes ser útil caso o Maribor também perca.

Veremos como carbura neste jogo a máquina do meio-campo e especialmente a dupla de centrais Oliveira-Sarr face aos mais que prováveis raids aéreos para as desmarcações de Huntelaar e as bolas paradas para Howedes. Veremos também o “jeitinho” do árbitro italiano e se, depois da vergonha internacional que foi a anterior jornada, ainda há lata de interferir no resultado da partida.

Mas hoje também é dia de os adeptos mostrarem o impacto que a derrota em Guimarães teve na “onda verde”. Quem conhece os Sportinguistas sabe que não é gente que desmotive facilmente e eu espero que isso se prove na moldura humana de logo à noite. Mas...porque gosto de elevar a verdade um pouco acima das minhas vontades, não estou há espera de grandes festivais nas bancadas. Quer uns queiram quer não, a exibição (mais do que o resultado) no Minho deixou muita gente revoltada e de pé atrás com os jogadores.

Muitos dos que se sentarem de cachecol verde e branco nas bancadas vão “esperar para ver” até que ponto a equipa é capaz de se redimir perante seus adeptos dentro de campo. Até que ponto estavam certos em alimentar um estado de enamoramento total pelas capacidades de jogar bem à bola da equipa, de se empenhar sem quartel por bons resultados, por correr mais e lutar mais que os adversários no terreno de jogo.
Para mim o jogo de hoje vale mais do que os 3 pontos para a classificação da Champions, mais do que o milhão de euros de prémio, mais do que a carreira europeia. O jogo vale a prova de que os seus adeptos não foram iludidos.

Não vai ser fácil? Não, vai ser até muito difícil. Mas estes são os padrões que queremos. Se os jogadores deste plantel querem fazer parte de uma boa equipa europeia e ainda maior dentro de portas, têm de se habituar a altos padrões de problemas com naturalidade. A excederem-se na garra e no talento que põem em cada jogada, em levantar a cabeça e correr ainda mais depois de um golo sofrido, a entender o primeiro minuto como o 94. A encarar jogos como o de hoje e do passado fim-de-semana com batalhas e eles próprios como guerreiros. Ou perdem, ou vencem.

Se a atitude for a correcta, o resto surgirá...porque existe. Os jogadores têm qualidade, nunca foi esse o problema...a dificuldade é mesmo dar o salto mental de um “outsider” para um favorito no panorama interno e de um “estreante” para um apurado na vertente europeia. Quem não se acha melhor, dificilmente vai ser melhor. Quem não se supera constantemente viverá os dramas dos maus resultados aqui e ali. O Sporting do futuro não poderá ser o habitual carrossel na tabela classificativa, não poderá viver dos puxões de orelhas de treinadores ou presidentes...os jogadores precisam de entender isto: ou são jogadores de clube grande ou não...têm tudo a ganhar  e a perder...sempre! Não há estados de graça. Os bons são bons porque o provam...sempre.


SL

2 comentários:

  1. E a equipa de juniores, alguém tem acompanhado? Anedótico. Patético. Por que não vão antes estudar?

    ResponderEliminar
  2. Acabadinho de chegar de Alvalade...

    Obrigado equipa...!!

    SL

    ResponderEliminar