quinta-feira, 13 de novembro de 2014

As horas

Ontem foi dia da “Hora do Presidente”, na verdade foram mais as “horas" do Presidente pois a matéria era muita para caber em 1 hora e meia de programa.
Não vou fazer a análise ao sucesso do debate e à oportunidade da presença dos directores dos 3 diários desportivos, pois não creio que seja o mais relevante. O que dei importância foram às posições oficiais do clube sobre algumas matérias que passo a enumerar e a resumir para quem não viu o programa:

1/ Não existe, na opinião de BdC, qualquer diferendo ou afastamento entre Marco Silva ou jogadores face à influência do presidente.

2/ Não houve qualquer intenção de processar jogadores e BdC não entendeu qualquer critica directa a si nas declarações dos jogadores

3/ Não existe nenhuma “blindagem” do balneário ao presidente e este faz intenções de continuar a sentar-se no banco “por muitos e bons anos”

4/ Marco Silva tem total apoio da direcção e na opinião dos dirigentes está a fazer um bom trabalho.

5/ Os jogadores são avaliados como muito bons e o plantel como o melhor possível, não estando previstos quaisquer reforços. Só por um negocio “fabuloso” o clube irá contratar ou vender

6/ Shikabala só sairá do clube quando algum clube oferecer uma compensação pelo seu passe.

7/ A formação, no ponto de vista desta direcção, não está em crise. Os resultados continuam na senda do que vem sendo o passado recente. O que existe é uma tentativa de voltar a reactivar a prospecção de talentos que ficou estagnada durante vários anos. Durante o mesmo tempo o Sporting não contratou reforços para os escalões mais baixos com reflexo neste momento na equipa de juniores.

7/ Ficou a sensação de que depois da saída de Abel, a escolha pelo adjunto Barão foi circunstancial e que não existiram treinadores para a B, disponíveis na altura pelo valor que o Sporting quis pagar.

9/ Lima o ex-treinador dos juniores transitou para outras funções dentro da estrutura da formação.

10/ Disse o presidente BdC que a Academia está a sofrer as “dores de crescimento” naturais causadas pelo desinvestimento de direcções anteriores no scouting, criação de um modelo de jogo transversal e maior cumprimento de regras disciplinares de onde destacou a obrigatoriedade de maior sucesso escolar e a inexistência de casos de indisciplina ou presença escolar.

11/ A reestruturação financeira pode finalmente ser fechada e o valor das VMOCs com este acordo vencem em 2025 e não no principio de 2015.

12/ BdC deixou no ar a ideia de que os 2 clubes rivais estão a endividar-se fortemente na massa salarial das suas equipas, com base na promessa de compensações dos fundos.

13/ Outra suspeita do Sporting é que porto e Benfica estão já a negociar o modelo de centralização dos direitos televisivos e que um modelo possível seria a representatividade por região (onde o porto na cidade invicta e o benfica na capital, teriam primazia no volume de receitas.

14/ A eleição de Duque, foi conforme declarado por BdC feita à revelia do Sporting, contra a sua vontade e directamente pelos seus dois maiores rivais. BdC deixou bem claro que terá dito/aconselhado a Luís Duque que não se candidatasse.

15/ Ficou vincada a posição do clube que Duque não tem nem terá o apoio do clube à sua figura institucional, mas que debaterá ideias e soluções para o futebol português sempre que for convocado para tal.

16/ A Missão Pavilhão está metade do seu objectivo e em Janeiro será anunciado o vencedor do concurso de adjudicação de obra e conhecido o projecto vencedor

17/ O Presidente deixou bem claro que conseguir um bom patrocinador que substitua a PT nas camisolas depende e muito do sucesso desportivo desta época.

18/ Foi expressa e repetida mais de uma vez que o Sporting processará aquilo que considerar “insultos” à figura do presidente e restantes responsáveis do clube, mesmo que inseridos dentro de espaços ou artigos denominados de “opinião”. Miguel Sousa Tavares foi citado apenas como exemplo.

SL


PS – Nota para o jornalista da SportingTV que conduziu o debate. Podia e devia ter gerido melhor os tempos “gastos” em cada tema...mas entendo o porquê de não o ter feito. É um bom profissional e curiosamente foi o que fez as perguntas mais desconfortáveis.

6 comentários:

  1. bom dia Javardeiro
    quiz-me parecer que essas perguntas "desconfortáveis" estariam ou fariam parte do combinado préviamente, dando "embalo" ás respostas que o Presidente queria dar, ou seriam perguntas pré-escolhidas de entre as que foram enviadas para o programa... de qualquer das maneiras viu-se que o Presidente estava preparado para elas...daí a minha conviccao de que já as "sabia"...

    fernando "Peyroteo" Siva

    ResponderEliminar
  2. continua a acefalia, siga a marinha

    ResponderEliminar
  3. Gostei de ouvir...e fiquei a perceber "mais umas razões" para muito do que tem acontecido...

    Bom sumário da entrevista...

    SL

    ResponderEliminar
  4. Penso, aliás tenho a certeza que tudo foi esclarecido e bem. Mas, para os pasquins e para certos sportinguistas o que é preciso é confundir, baralhar e desestabilizar. Apesar dos esclarecimentos as novelas Formação e criticas aos jogadores, duram, duram, duram parecem as pilhas da Duracell...
    Tudo está bem, não. Umas coisas sim outras não como em TODOS os clubes! Mas já muito tem sido feito. Ganhámos o respeito (por isso se uniram benfas e trips) e receio dos nossos adversários (lembram-se da vitória no porto?), a reestruturação financeira foi/está a ser feita, os problemas estão a ser resolvidos a seu tempo. Num clube em que não abunda o dinheiro tem que ser gerido dia a dia com cabeça. Em relação à polémica das criticas no facebook, pergunto aos sportinguistas que após o jogo criticaram, xingaram a equipa, criticaram os jogadores com todos os epítetos (talvez 90% dos sportinguistas) e eu vi muitos- Pergunto- se têm moral para criticar o presidente? Eu se desse tudo pelo clube ( que é o mínimo que eu exijo a qualquer presidente) , desse a cara pelo clube em dezenas de Núcleos, fazer com que as pessoas se tornem sócios, que apoiem a equipa de futebol, que apoiem o clube, após a "exibição" de Guimarães o mínimo que eu faria era criticar no balneário e criticar publicamente a equipa, dando uma satisfação aos sócios e adeptos.E essencialmente aos que percorrem o País ao sol e à chuva para apoiar o Sporting Clube de Portugal!
    P.S.- Nunca votei em BdC, Não aprecio muito do seu estilo, não tenho um tacho no clube, somos em família 4 sócios A, 4 Gameboxes, até agora 3 contribuições para a Missão Pavilhão e duas assinatura Jornal Sporting. Não preciso para nada do presidente BdC (nem o conheço). Mas preciso muito, repito muito do Sporting Clube de Portugal. Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar
  5. Os montes de merda dos adeptos do smerding continuam iludidos com o Bronco de Caralho. O FDP esta a arruinar o Smerding, mas estas bestas batem palmas, sao mesmo paneleiros!

    ResponderEliminar
  6. Onde andam os rabetas dos casuals ? Esses valentoes que levam no focinho de meia duzia ?

    ResponderEliminar