quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Apoiar é humano

Antes de maiores "voltinhas ao arbusto" devo avisar que vou falar da relação adepto-presidente num clube.

O edonismo e egocentrismo está a chegar a um ponto tal, que a vaidade intelectual é a principal fonte de opinião no desporto. Qual reflexão qual carapuça! Diálogo? O que é isso? "Eu sempre disse que", "sempre defendi o...", "só um totó é que pode achar que...", estas são frases que cada vez mais iniciam um comentário futebolístico.

Em vez dos Sportinguistas debaterem a sua equipa, o seu treinador, o rumo do clube...não...o tema é sempre o mesmo:
"És a favor ou contra BdC"

É como se vivessemos numa sondagem permanente, onde por diferente que seja o momento ou a boa/má prestação de BdC ninguém muda de opinião. Sempre analisei a prestação de um jogador/treinador/presidente da mesma forma - são bons enquanto são bons, serão maus quando tomarem repetidamente más decisões. O futebol é como tudo na vida - é volátil.

Não entendo como alguém pode ser contra algo que está a ser bem sucedido ou como alguém pode ser a favor de algo que está a definhar numa sopa de enganos repetidos ou muito graves. Ou melhor, entendo. Muitas pessoas acham que devem escolher e ser ativistas da sua própria opinião, como se mudar a mesma fosse um acto de corrupção moral ou sinal de fraqueza. Não é meus amigos, mudar de opinião é o maior sinónimo de inteligência. Primeiro porque todas as realidades se alteram (e cada vez mais rápido) e segundo porque muitas vezes a informação que temos sobre algo não é correcta e suficiente.

Acho que quem votou em Godinho Lopes nas penúltimas eleições e votou em Couceiro pode com toda a autoridade ser agora o maior apoiante de BdC. Acho que quem foi um grande adepto da "revolução empresarial" de Roquette pode ser hoje o melhor defensor do modelo "O Sporting é Nosso" de BdC. Porquê? Porque tudo muda e especialmente porque o maior crítico do actual Presidente antes deste ser eleito, tem de abandonar o "bunker" e admitir que o Sporting melhorou em muitos aspectos. Nada está perfeito, houve erros, há ainda muito por melhorar. Seria estranho que não fosse assim. Mas "as coisas" estão a melhorar.

A polémica de existir ou não "oposição interna" a esta Direcção é absolutamente estúpida. Há muitas pessoas que dizem que não gostam do "estilo" do Presidente. Estilo?! Outras que nos avisam permanentemente para uma suposta derrocada súbita, ao melhor estilo Jeóva, que espreita ao virar da esquina. Sobre estes escuso mais comentários. Mas há outros, que por vezes confundindo o seu estatuto de adepto leonino com a missão de "snipper" tripeiro ou lampião, baralham-se e corroem o seu próprio amor pelo clube e jogo.

"Mas por criticar esta Direcção sou menos Sportinguista?" é o argumento chave, mas oco. Nem a mim nem a ninguém faz qualquer cócega que uma pessoa tenha uma opinião divergente de BdC. Até porque eu e muito outros fazemos o mesmo. O problema é que não estamos a falar de uma divergência específica, mas global. Quer BdC tenha cão, quer não tenha, a opinião é sempre igual e isso faz-me, aí sim, muita confusão. É como se algumas pessoas tivessem viajado ao futuro, visto a hecatombe do clube auto-encarregaram-se de voltar ao passado para tentar inverter o rumo dos acontecimentos.

Caros leões, ninguém sabe pevas do futuro. BdC pode vir a ser um dos melhores presidentes da história do clube, e pode de facto vir a ser um dos piores. Parém com o ativismo adivinhatório, por favor! Devemos avaliar o que conhecemos. E se formos capazes de alguma honestidade, o que conhecemos até agora não é perfeito...mas é bom.

Até prova em contrário, esta é a minha forma de apoiar o Sporting. Não sou perito em finanças, em direito, em avaliação de jogadores ou tácticas...portanto, até prova em contrário...confio em BdC e nesta direcção. Se alguém me provar que estou errado, mudarei de opinião. Não gosto de "bunkers" nem "trincheiras" e detesto gente que anda por aí a "assediar" intelectualmente outros que acreditam como se fossem eles próprios imunes ao erro, imunes à paixão e "enviados especiais do futuro". Sejam homo sapiens por favor.

SL

9 comentários:

  1. Mai nada! Concordo! O típico " are you with me or against me? " é do mais triste e estúpido debate quer no futebol, quer na!política!
    Bem-haja,
    MCM

    ResponderEliminar
  2. Mas basta uma voltinha pela blogesfera sportinguista para perceber o espirito dominante.
    Não votei em BdC, confesso que não gosto da sua maneira de comunicar e do seu permanente estado de dar entrevistas e declarações.
    No entanto, o seu trabalho é por mais evidente. Ao fim de 3 meses, já tinha uma equipa de futebol low cost, com uma alta % de jogadores made in Alcochete, que lutava pelo titulo.
    Ao fim, de 18 meses, consegue passar de 43 milhoes de prejuizo anuais para um lucro de 0,3 milhões. Sem Europa! Temos Sporting TV, Pavilhão a caminho, Reestruturação financeira quase aprovada
    Votei em Godinho e em José Couceiro, mas neste momento estou rendido á gestão de BdC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tipo é vaidoso, truculento, o que quiserem, mas é empenhado e gosta muito do Sporting. Pode dizer de uma maneira e fazer de outra, mas levando a água ao seu moinho. Há quem prefira enfatizar as suas falhas, há quem dê mais importância ao que corre bem.

      Não acho que ter uma obsessão com o Bruno de Carvalho, sendo que por isso indirectamente deseja mal ao Sporting, seja uma maneira correcta de estar na vida. Ainda apanham uma "úlcera" no estômago.

      Eliminar
  3. Javardeiro, podes fazer o obséquio de fazer chegar este texto ao Anortedealvalade e ao Fontesegura?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Reestruturação da dívida, fim dos salários em atraso, pavilhão, equipa de futebol "made in" alcochete, melhoria resultados desportivos (no futebol e nas modalidades), regresso da champions league, regresso do hóquei ao clube, ciclismo na calha, a recuperação do jogador que representou a maior venda de sempre, a realização das 2ª, 8ª, 11ª e 16ª maiores venda de sempre (tudo jogadores da segunda linha da equipa).

    Tudo isto no espaço de um ano e meio!

    É porque não presta, seguramente.



    ResponderEliminar
  5. Javardeiro
    desculpa lá, mas aquilo a que se assiste neste momento, nao é acerca de sportinguismo ou anti-sportinguismo...
    isto, (depois de tudo o que tem sido feito em beneficio do clube), é mais uma questao pessoal contra quem "roubou" o tacho a muitos dos mamoes que viveram á custa do clube, durante estes quase 30 anos...

    isto é pessoal, usando as vozes contra o SCP como capa, para o espalhar das frustracoes deles...

    Fernando Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais.
      Até blogues encarnados (como o ngb) já elogiam o que Bruno de Carvalho faz.
      A cada dia que passa, a caravana do "Sporting (que) é Nosso" aumenta de tamanho, de orgulho e de entusiasmo, ao passo que o som dos latidos da repelente "elite" que vilipendiou o clube, se vai mantendo "pianissimo" e lá bem "ao fundo", para, em breve, deixar de se ouvir, tal o peso e a dimensão daqueles que apoiam o Rampante e a direcção que o lidera.
      alguns desses "latideiros" acabarão mesmo por recolherem ao silêncio de uma cela...
      basta que se apure a verdade toda e se faça justiça "cega".

      Eliminar
  6. Eu gosto muito do Nosso presidente mas percebo perfeitamente que a sua personalidade, forma de ser, forma de estar e forma de fazer politica gera amores e ódios! Os amores defendem-no até à morte, os ódios criticam até ele cair....Se não ganhar nos próximos 2/3 anos (e se calhar estou a ser benévolo no tempo estimo...) a sua personalidade e os ódios que colecciona vão acabar por o deitar abaixo...

    Mas é um estilo, tenho a certeza que ele, melhor do que ninguém sabe os riscos que corre e sabe o que pode acontecer....

    ResponderEliminar