segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Propaganda

Quatro empates. Duas vitórias. Dez pontos e uma distância de seis para o líder. Estas podiam ser as contas de uma crise, de uma equipa à beira de uma chicotada, à beira da perda de objectivos. Mas muitas vezes os números enganam. O Sporting é uma equipa. Tem forças e fraquezas como todas as outras (às vezes a imprensa esquece isto com conveniência) e está em franco crescimento.  Não fosse a demora da defesa em se adaptar à troca de Rojo por Sarr e este a um novo clube, um novo país e a responsabilidade de ser titular num grande clube. Não fosse a tardia estabilização de Slimani na frente de ataque e ganho de forma ainda a encontrar. Não fora a deficiente adaptação de William a um novo papel de um médio que constrói e sobe no terreno (não tenho dúvidas que o vai conseguir...mas leva tempo).  Não fossem estes e outros detalhes e o que se pode mais acusar a esta equipa? O que se pode apontar a Marco Silva?

Em todos, repito,  todos o jogos, o Sporting foi a equipa que mais mereceu os 3 pontos. A que mais trabalhou e deu espectáculo. A que ficou mais insatisfeita com o empate.

Ao contrário de outros emblemas mais "favoritos" não tivemos colinhos para expulsar adversários nem penaltis para disfarçar bloqueios tácticos.  Não temos uma imprensa que transforma vitórias sofríveis em conquistas épicas. Não temos encobrimentos federativos e muito menos seleccionadores que nos recuperam a moral dos reservas.

Se quiserem falar na diferença do Sporting para os seus eternos rivais, por favor comecem por aqui e não por analisar o dinheiro e as opiniões de uns "encomendados" sobre as maravilhas dos craques dos outros.

A seu tempo se verá quem conseguiu montar uma equipa, que joga a bola e vale a pena ver 90 minutos ao vivo. Os mitos e as lendas têm a infeliz condição de serem desmentidos pela realidade,  o tempo é cruel e os "paninhos" vão se gastando sempre que um Julen se afasta do plano de infalibilidade pontual do seu "sueño de equipo". Sempre que os delírios tácticos de Jesus não escondem as dificuldades para ser de facto uma equipa muito melhor que um Boavista ou Moreirense.

Da forma como vejo bola,  ainda não consegui entender como vai o Pinto justificar o "all in" feito neste plantel e como vai o Orelhas alimentar o aviário de sonhos em cima de um plantel sombra.

Nem todos somos facilmente instruídos na depressão crónica de parenticideo permanente que muitos tentam cultivar nos adeptos leoninos.

SL



12 comentários:

  1. O post tem muitas verdades. Mas a forma como esconde outras (o nível dos centrais e a ausência de um fio de jogo tão elevado como parece fazer crer), está bem enquadrado com o seu título: Propaganda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ausência de fio de jogo???????? Acho que o título está de facto desajustado....devia ser "Desonestidade"! De facto, a forma como a democracia está feita também permite a autênticos desajustados funcionais gozar do privilégio de usar a escrita em abono de uma consciência que muitas vezes não existe. Chama-se a democratização de mediocridade e do pouco engenho, mas enfim tudo tem um preço e este até é dos mais baixos....

      Eliminar
    2. E você tem uma agenda clara, que é MINAR o Sporting. As vítimas de circunstância são os centrais do Sporting, noutra altura serão outros os visados. Os centrais que o Sporting tem a jogar são estes porque o Marco Silva assim o entende e você não é NADA nem NINGUÉM para discutir isso. Para mim, há que apoiar estes, até porque o Sarr em particular é o mais promissor dos jogadores para aquela posição.

      Mas você de imediato viraria a agenda para a política de contratações, porque o que você quer é arranjar caldeirada para atingir o presidente do Sporting, por isso você não está de boa fé e consigo não se deve discutir. Você só enxotado, portanto, como já lhe disse noutro blogue, volte para o Camarote Leonino e fique lá, DE VEZ. Não estamos para aturar gente que quer tirar desforço para voltar ao poder.

      Eliminar
    3. Anónimo,

      Por favor, leia o que eu escrevi: "ausência de um fio de jogo tão elevado como parece fazer crer".

      Percebe a diferença para o que você, depois, escreveu? Eu não disse que existia (como você escreveu) "ausência de um fio de jogo". Só escrevi que este fio de jogo, que existe, não é tão elevado como se pode fazer crer. Não houve fio de jogo elevado com Arouca, Belenenses e Maribor.
      É simples.
      A democracia também permite que iletrados tenham direito a insultar e, depois, obrigação a corrigirem-se. Vamos ver se é digno dessa nossa (valiosa) democracia.

      Jordão,
      Não banalize e envergonhe um grande símbolo do Sporting. Escolha outro nick. E, já agora, se gosta tanto do Sarr, adopte esse nome.

      Eliminar
    4. Octávio (ou será Rui Gomes) vá bardamerda.

      Eliminar
    5. "Classe..."

      Não tens nenhuma, realmente.

      Eliminar
    6. Da sua não tenho, claramente.

      até mais logo, em Alvalade. Ou é daqueles que fica em casa?

      Eliminar
    7. Eu nunca fico em casa. Tu é que se calhar já não vais para o camarote.

      Eliminar
  2. Todos têm direito a ver o copo meio vazio. Eu falo do que vejo é estou me a borrifar para os Adamastores. Se o Sporting não tem fio de jogo, o que terá o porto ou o benfas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Javardeiro,

      Eu nunca disse que o Sporting não tem fio de jogo. Só não acho que esse fio de jogo seja tão alto como o post indica.
      Não sei se Porto e Benfica têm fio de jogo. Sei que têm mais pontos (então o Benfica...) e isso, como também sabe, só lhes permite melhorar o fio de jogo. Quem vem atrás, pressionado, tem mais dificuldades pois a urgência de pontos e vitórias é muito maior, condicionando o fio de jogo.

      Eliminar
    2. Se se refere ao fio de jogo dos primeiros jogos do SCP, poderá ter alguma razão.
      Mas se incluir nessa análise os dois ultimos jogos do SCP - gil vicente e porto - seguramente que não estará a ser honesto quando considera que o SCP nao tem fio de jogo tão alto como o post indica.
      Claro que tem!
      Ou não viu esses jogos?
      Não se esqueça que o SCP é uma equipa em formação, que tem vindo a evoluir de jogo para jogo e que nestes dois ultimos jogos apresentou já, durante largos momentos, um fio de jogo como não se vê em nenhuma outra equipa em Portugal.
      Aliás, já contra o Maribor o SCP tinha deixado excelentes indicações, falhando apenas na concretização e no acerto defensivo no final do jogo e mesmo contra o Benfica, a espaços, o SCP esteve muito bem.
      É natural que a equipa vá evoluindo cada vez mais, com a assimilação pelos jogadores das ideias do treinador, com o recuperar de forma de outros, com a adaptação dos reforços a uma nova realidade.
      É preciso que não se comece já a por tudo em causa e que se perceba que, para evoluir, é preciso TEMPO.
      É que ao contrário de outros, o SCP não tem AJUDAS.

      E vamos ver se logo, contra o Chelsea, não iremos todos ter uma grande surpresa.

      Eliminar