segunda-feira, 22 de setembro de 2014

A problemática de 3 treinadores contemporâneos















Marco Silva

Podia-se pensar que a saída de Jardim seria traumática. O treinador madeirense deixou o país rendido à sua "competência" e os adeptos leoninos (apesar de algumas reservas quanto ao estilo de jogo por vezes pouco ofensivo para um clássico candidato) hiper satisfeitos com a prestação da equipa. O "milagre" da última época ficou repartido por duas figuras: BdC e Jardim. Ao sair um dos cônsules e mesmo com o currículo recente do Marco, as hipóteses de falhar aumentariam bastante. A verdade é que o universo sportinguista mudou o chip de forma rápida e ninguém (apesar dos resultados menos conseguidos no início de época) anda a chorar pelo antigo mister. Mais do que o discurso do treinador (que é dos melhores que já vi em Portugal), a equipa joga um futebol mais espectacular, pena é que nem sempre consiga debitar esse acréscimo em golos. A fasquia que foi elevada pelo presidente vai encontrando em MS um porta-voz à altura e não há um adepto verde e branco que não dê valor a essa ambição explicita e à racionalidade que o treinador tem encontrado para fazer a ponte entre a ambição e a produção da equipa. Nota-se que quando a "máquina" estiver melhor oleada, o Sporting pode vir a ser uma óptima razão para ir aos estádios. Nani à cabeça de muita gente com talento (falta talvez um central de topo…mas onde anda o dinheiro para o contratar?) vão dando vislumbres de uma forma de jogar assente na capacidade técnica e…golos. Não sou dos que acha que Marco Silva é o próximo Mourinho, eu acho que será sempre um treinador vocacionado para futebóis mais interessantes e ao contrário do treinador do Chelsea, vai assentar que nem uma luva (continue a subir degraus) em Barcelona, Real Madrid, Manchester…clubes com grande base de apoio habituados a ganhar e a produzir grandes exibições ofensivas.

Jorge Jesus

Perdeu todos os bons jogadores que tinha excepto Salvio, Gaitan e Luisão. Não me f..dam a cabeça com o Lima e mais o Maxi, são os 3 primeiros que seguraram a coisa até agora. Poder-se-ia pensar "olha agora é que o Jorge se estampa"…mas o bicho ao melhor estilo bentas pôs um discurso "não conheço esta equipa, a minha era a do ano passado" que só mudou agora quando se apanhou a liderar a Liga. Agora não tem só uma equipa de que se orgulha, mas "uma grande equipa". A imprensa bate palmas e o "mister" disfarça as más exibições com discursos "copiados" de Leonardo Jardim sobre competência e "joge a joge". Não embarco na converseta da superioridade deste plantel e equivalência com o dos tripas e o Jesus também não. Elevar o Jardel, Talisca e Eliseu a estrelas da companhia não só é sofrível como desonesto, há bem melhor nas outras equipas da Liga e a seu tempo virão as gafes e as incapacidades para recuperar tudo com pénaltis e expulsões convenientes.
Não acho que não tenham hipóteses de serem campeões, apenas acho que vão ter mais dificuldade que os dois outros candidatos. Jesus só ainda não saiu do clube por dois motivos: nenhum outro clube lhe oferece aquele ordenado (não venham com histórias de Milans e afins…é patético) e Vieira tem um pânico de morte que o "seu" treinador acabe na cadeira de sonho dos azuis. E isto está tudo "colado" com as benesses da imprensa. 

Julen Lopetegui


Se fosse pela postura e discurso, o espanhol era já campeão. O pior é que a liga portuguesa é uma f..da para os misters estrangeiros. O plantel foi escolhido a dedo e houve muito "sonho" concretizado. Em teoria a inovação de uma equipa em permanente rotação é brilhante e é verdade que a nível físico é uma enorme vantagem. O pior é que não são só as pernas que jogam e especialmente a "cabeça" dos jogadores pode não estar preparada para fazer um hat-trick numa semana e ficar no banco na seguinte. A super-equipa também emperra e o jogo do Boavista, apesar da expulsão e relvado, só vem provar que há muitas nuances no futebol tuga, algumas que o Julen não faz a mínima ideia que existem e que não estão escritas em lado nenhum. A imunidade às "bactérias" de mau futebol pode chegar tarde de mais para este treinador que está agora entre a espada e a parede - ou tem um plantel motivado e constantemente "enguiçado"…ou um 11 competente e um balneário em revolta. As inovações de quem pouco entende de gestão de um plantel de clube grande durante uma época, vão fazer este porto pagar uma factura muito elevada e não me admiraria se em Janeiro 4 ou 5 jogadores interessantes saíssem do clube, só para descongestionar as entradas no 11 base. Muito do bem-estar do espanhol vai ser jogado sexta-feira. O primeiro grande teste contra uma equipa que sabe atacar vem aí…e o calcanhar da sua equipa é mesmo a defesa. Em caso de derrota, a diferença para o benfica pode ficar em 5 pontos à 6ª jornada…imaginem o pânico que isso vai provocar na direcção do "clube da fruta" que investiu o que tinha e o que não tinha no sucesso desportivo desta época. E imaginem para onde é que os dedos vão apontar.

SL

4 comentários:

  1. Mas porque razao, nao pode o Marco Silva vir a ser outro Mourinho ???
    Já fez no Estoril o que Mourinho fez, no U.Leiria. Melhor até, 2 anos consecutivos!!!!!

    Está no Sporting....azar dele, sorte do Sporting.
    O Sporting nao tem os dólares que o P. da Costa tinha e parece continuar a ter.
    O Mourinho, a gerir craques já feitos nao é assim tao bom....viu-se no R.Madrid apesar de, singrar na Espanha, sendo portugues...........é tremendamente difícil, quase impossível !!! No Chelsea o ano passado, também nao foi lá muito.......é, os craques feitos, nao é !!!!

    Eu nao acho que A.Villas-Boas, J.Jesus, e mesmo M.José ou J.Pacheco sejam inferiores..... A diferenca, o Mourinho ganhou mais, consequentemente notabilizou-se mais.....
    A diferenca, foram até agora, os Dólares e os presidentes que acreditaram nele e o apoiaram.

    Vamos lá Marco, a ganhar aos ...........

    P.S. Apesar deste aparte (minha opiniao) gostei do post, como de resto acho que fazes bons e interessantes artigos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Javardeiro,
    O lopetegui ser bom ou mau, não interessa! Nem é preciso! E sexta vamos, provavelmente, assistir à ajuda externa habitual. Se é desculpa em caso de perdermos? Não, é a realidade recente. E como refere o post, ovai ficar já a 5 pontos do carnide? O fcp pode até ter uma noite muito boa e nós muito má e o nosso calcanhar de aquiles também é a defesa. Mas para a CS, se não ganharmos será porque o A custou 6 milhões, o B 9 e o C 11. Mas já deixávamos esta conversa se o Lopetegui se aguenta ou não e já nos preocupávamo-nos só connosco.
    Quanto ao carnide,se tudo correr como ontem, ai são campeões, são!
    Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. A prazo e sabe deus com que cabeça...aliás tem-se notado, só os árbitros é que ainda não repararam na vontade que o rapaz tem de ir para o duche mais cedo

      Eliminar