quarta-feira, 12 de março de 2014

Basta!













Em Portugal habituamo-nos. Conformamo-nos. Com quase tudo. Quando o rei faz anos acordamos e damos murros na mesa e arregaçamos as mangas para ir à luta. Pois no Sporting o murro na mesa já foi dado e há muita gente, como eu, começa agora a tirar as ultimas ramelas dos olhos e anda à procura dos botões para por os braços a jeito para o que der e vier.

É verdade...o rei fez anos.

No seu aniversário, comemoramos com gritos de revolta de quem já decidiu lavar a tromba e entendeu que nada vai mudar. A esperança de muitos era de que com uma Direção competente e aguerrida, com uma equipa de jogadores motivados e minimamente competente, com um treinador com capacidade para a coisa e especialmente com uma massa adepta unida...a coisa mudasse.

Mas não mudou. Pelo contrário. As pequenas e grandes aldrabices agravaram-se e hoje sabemos que se ficarmos à espera que o "sistema" morra, corremos o risco de perder o Sporting primeiro. Enganem-se os que pensarem que o sistema é uma espécie de estrutura meritocrática que ao ver o Sporting subir patamares organizacionais e desportivos lhe estenderá uma passadeira vermelha e o acolherá no seu seio de favorecimentos ou não-prejudicamentos.

Mais depressa, ano após ano, seremos acometidos de súbitas quebras de rendimento que nos incapacitarão de alcançar um lugar acima ou entre os nossos maiores rivais. Com isso continuaremos a deslizar agradavelmente no escorrega da perda de adeptos, perda de prestigio, espaço publicitário, perda de voz activa nas grandes decisões do futebol nacional. Não se enganem, todos nós sabemos que é isto que está e continuará a acontecer.

Os sportinguistas que criaram e sugerem este movimento não são doidos, palermas, ingénuos ou paus mandados de outros. São pessoas que como qualquer outra preferiu lutar em vez de continuar a processar em piadas a frustração que semana após semana vai crescendo. Tu que estás a ler isto sentes o mesmo, tu que entendes do já que leste neste post nada é propagandístico, é a mais pura das verdades.

Tu também sentes que é hora de dizer qualquer coisa aos "operadores do sistema". Qualquer coisa como "Vão se foder! Com o meu clube vocês não brincam mais!"

Tu fazes falta no Domingo. Mesmo que não vás ao jogo, mesmo que não sejas de Lisboa, mesmo que a tua família tenha de prescindir do teu tempo útil...esta é também a tua oportunidade de expressares junto dos teus pares Sportinguistas a tua revolta, amadurecida com anos e anos a "embrulhar" derrotas imerecidas. A guardar o cachecol no armário antes sequer que a Primavera chegue.

Esta é hora! É a nossa hora!
Vem dizer Basta!

SL

PS - Na imagem acima está tudo o que precisas de saber.

12 comentários:

  1. 1 gajo com uma sugestão12 de março de 2014 às 18:44

    Olha lá... e se em vez de te juntares à terapia de grupo da indignação colectiva, propusesses o teu nome para fazer o que é mesmo necessário: que o Sporting seja representado nas estruturas associativas do país (entre clubes de futebol de menor dimensão e associações distritais).

    E se achas que os gajos que criaram este movimento não são uns paus mandados, és um bocado ingénuo pá...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh gajo com 1 sugestão...

      Nunca acreditar em nada na vida...é...fodido.
      Olha, também sou gajo para te dar uma sugestão:
      Sabes o que é a FPF e a Liga neste momento? Queres entrar lá para fazer o quê?

      Quanto aos paus mandados...meu querido, na vida somos todos paus mandados de alguém, a diferença é se estás a ser "mandado" para algo que acreditas, algo que te compensa financeiramente, ou tás só a ser mesmo chulado.
      Quem criou o movimento não o fez de certeza por "ordem" de alguém. Fê-lo porque quer fazer algo mais que cuspir para o lado.
      De qualquer forma obrigado pela dica.

      Eliminar
    2. 1 gajo com uma sugestão12 de março de 2014 às 22:53

      oh javardeiro... há vida para além da Liga e da FPF. A FPF é uma federação. Os membros da federação são as associações, a Liga, os sindicatos, etc. Não te faltam sítios para poderes ser útil. E nesses sítios também podes pegar no micro, berrar e indignar-te com fartura. Só exige um pouco mais de tempo, paciência, pensamento estratégico do que ir brincar aos indignados anónimos ali para a porta da maratona.

      E que se queres ser pau mandado do Bruno para ajudar o Sporting, é um favor que nos fazes a todos. Pá mas faz qualquer coisa de consequente. Se quiseres cuspir para algum lado, que não seja no microfone.

      Eliminar
    3. Esta discussão leva-nos por labirintos, pois nem eu nem tu sabemos o mínimo que seja desse antros para saber se são permeáveis à nossa entrada, e mesmo que isso aconteça...se depois consegues influenciar o que seja. Lembro-me do lampião Ricardo Costa que foi trucidado no conselho de disciplina ou justiça (um desses), em que lhe espetaram tantas facadas por dentro e por fora que o "pobre diabo" bazou assim que pôde deixando o Orelhas sem um lugar que lhe deu tanto trabalho a arranjar.

      Quanto aos berros, eles fazem falta de vez em quando.

      Se quero ser um pau mandado do Bruno? Posso te deixar mais tranquilo em relação a isso. Não quero, mas também não tenho vergonha de achar que por vezes vale a pena acreditar em alguém. Ninguém perfeito e o nosso presidente tem muito que aprender, talvez gajos como tu lhe possam ensinar umas coisa, o que achas?

      Eliminar
    4. 1 gajo com uma sugestão13 de março de 2014 às 07:25

      Sim pá... mas o Ricardo Costa teve a brilhante ideia de fazer uma coisa que era manifestamente ilegal (ir buscar as transcrições das escutas do processo Apito Dourado com o inovador argumento que, uma vez que já estavam passadas a escrito, já não era escutas) e iniciar um processo contra o Porto e o Boavista... e ainda se lembrou de suspender por 6 meses o Hulk e o Sapunaru por agressão a um agente desportivo (um steward) que também foi anulada 6 meses depois... e o Benfica foi campeão.

      Portanto, o Orelhas ficou com um problema para substituir um gajo num lugar, mas entretanto o gajo já tinha rendido um campeonato. Assim, parecendo que não, talvez seja mais útil do que ir dar uns gritinhos para a porta da maratona ou dizer "basta! porque os últimos 30 anos já chegaram" (30? por que não 50?... não creio que na era pré-Pinto da Costa o Benfica não tivesse as mãos no "sistema" da altura).

      E aceitando que até tens o perfil certo para ser presidente do Conselho de Disciplina, queria sugerir-te que começasses um bocadinho mais por baixo. Clubes ou associações distritais, há muitos por onde escolher. Não tens de começar pelo topo. Tenta ir para o Oriental ou para o Olivais e Moscavide ser útil ao Sporting. Sabes que eles também votam nas eleições para a AFL?

      Eliminar
    5. só nao consigo perceber se a sugestao é r. gomes ou city lion... mas a merda da conversa é a mesma, nao é pau mandado , saudades do camaraozito???

      Eliminar
    6. 1 gajo com uma sugestão13 de março de 2014 às 20:30

      Nem um, nem outro pá.

      E pá, sinceramente tenho saudades de uns camarões (já lá vai algum tempo), que é coisa que gosto bastante e que em boa verdade deveria comprar mais vezes.

      Só não sei é se a tua sugestão é que eu comeria camarões à paleta no Sporting. Não era o caso.

      Mas se fosse, pelo menos seria o caso de alguém que comia camarões e que sabia discutir uma ideia, sem discutir o proponente da ideia. Ou seja, tu que és um idiota chapado achas que por sugerires que eu andava nos croquetes, achas que consegues uma pseudo superioridade moral sobre qualquer coisa.

      Mas não pá. Só consegues provar que não consegues ultrapassar os croquetes e não tens nada para acrescentar.

      Nem sequer acrescentas, por exemplo, se já não há croquetes ou camarões em Alvalade. Poderia sugerir seres pessoa indicada para o dizer mas com o teu nível, penso que terás dificuldade em saber sequer descascá-los...

      Eliminar
    7. croquetes???
      um gajo que diz a um sportinguista que é um pau mandado, depois de anos a fio a ser enrabado por godinhos e bettencourts e francos, achas que merece que as suas ideias sejam discutidas??? a sério??? vai lá chorar um bocadinho mais pelos teus "gestores"excepionais, que andaram mais preocupados em encher o cu do que em por gente nos locais de decisao...nao para favorecer, mas pelo menos para nao sermos comidos por tótós, como foram comidos á grande e á francesa e ainda andavam todos contentes de mao dada com quem nos roubava...
      nível?? quem és tu para falar de nível?? entras num blog em que se tenta fazer algo(certo ou errado), para se defender o SCP, a chamar paus mandados e esperas nível?? a sério??? volta lá para o camarote, porque lá deves ter audiencis de nível...

      Eliminar
  2. Eu vou lá estar, Javardeiro...

    "Vão se foder! Com o meu clube vocês não brincam mais!"

    ResponderEliminar
  3. eu vou lá estar, descer do salto e insultar os FDP que andam a gozar com a minha integridade já que eles não tem nenhuma. Se eu fosse tão incompetente como esses cabroes ja estava á porta do centro de emprego. FIGHT & RESIST

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente não estarei em Portugal. Mas acredito que não devemos ficar só com esta acção, por isso para a próxima contém com a minha voz.
    SL

    ResponderEliminar