domingo, 24 de novembro de 2013

O que não diz Jardim

Gosto de ouvir as conferências de imprensa de Leonardo Jardim. Não as ouço só quando ganhamos. Tento ouvi-las sempre. Mais do que a fina oratória, pose de expert ou sentido de humor (coisas onde é assumidamente um peixe fora de água) Jardim comunica com clareza aquilo que quer.

De fato de treino, com olhos raramente fazendo contacto, quer com a câmara quer com os repórteres e com um discurso de caminhos incertos, este treinador do Sporting esconde muito do que o faz a ele e à sua equipa percorrer um caminho tão acima das expectativas.

Para os mais interessados nestas coisas, sugiro que atentem mais no que Jardim deixa fora do discurso, para que possam compreender em que página já vai este Sporting. Evita falar de arbitragem, de azar, de ausências, de tudo o que ele não pode controlar, foca-se no que pensou antes e durante a partida, foca-se no que a equipa quis e conseguiu fazer durante os 90 minutos.

Se vos parece normal, escutem outros treinadores da nossa Liga e vão entender a diferença. É preciso estar atento ao conteúdo, não há forma (nisso parece igual a qualquer mister das distritais). Não sou o único a pensar isto e há muitos adeptos sportinguistas enormemente surpreendidos com o posicionamento de Jardim.

Algures entre o atrevimento do Braga e a hegemonia do Olimpiakos está o desafio colocado em dirigir o futebol do Sporting. Algures entre as duas realidades mais recentes, Jardim entendeu qualquer coisa que lhe está a ser muito útil na terceira. Não inventou a roda, mas pôs uma equipa a rodar. E a rodar para o mesmo sítio.

Os que exigem ao Sporting o que não exigem aos rivais serão os únicos que ainda terão reservasn em admitir que BdC teve olhe para a escolha de técnico principal...e depois de Jesualdo, a opção seriam sempre difícil.

SL

2 comentários:

  1. Não nego a valia do Jesualdo, mas ainda bem que se foi...e deu esta oportunidade ao Jardim, que desejo tenha êxito e por muitos anos no nosso Sporting...!!
    E é claro que o prefiro assim... a responder com aquela calma "asfixiante" para os jornalistas...

    Diz o que quer dizer e não aquilo que outros pretendiam ouvir...!!

    Um treinador com inteligência muito acima da média dos actores do palco do futebol...!!

    Sporting Sempre...!!

    SL

    ResponderEliminar
  2. Ainda para mais que, ao contratarmos o LJ para alem de passarmos a ter um treinador muito bom (na minha opinião), enfraquecemos de forma drástica um adversário (fcp) que teve que recorrer ao plano C com os resultados que se sabem. O pc preparava-se para ter LJ como treinador e Bruma como extremo e ... "fdusse"

    ResponderEliminar