sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Estar melhor












Sempre que chegamos a vésperas de derby, vem à baila uma expressão que parece decisiva para tentar prever quem ganha o jogo. "Estar melhor" é já uma instituição dentro deste clássico. Na maioria das vezes ganha este pre-game quem está à frente da classificação. Em caso de empate (que é o caso este ano) a coisa fica mais complicada, mas muitos jornais e rádios decidiram pelas afinidades que já todos conhecemos, que o benfas, mesmo perdendo o único jogo que não podia perder, recuperou a meio da semana algum capital de confiança.

Isto é absurdo. Ou os padrões de motivação da equipa de JJ ésão tão baixos que uma derrota num jogo decisivo dá alento e confiança...ou o "andor" já serve de bote salva-vidas anímico. Seja como for, é absurdo. Estar melhor significa ter mais futebol, mais garra, mais confiança. Tenho muitas dúvidas que esta equipa desta vez não seja o Sporting. Estará mais fresco, sem obrigação de ganhar, sem treinador sobre brasas (não me venham com tangas...a despromoção para a Liga Europa é mais um prego na condição do Jesus) e...muito importante...com um 12º jogador nas bancadas que promete competir em apoio com um estádio cheio de lampionagem à beira de um colapso de realidade.

E depois...de estar melhor antes, alguém vai estar melhor durante....e quem sabe "estar" ainda melhor depois do apito final. O que me parece é que há gente muito preocupada que esse "melhor" seja o Sporting, ou melhor ainda, que o que fica pior é o clube do pássaro na roda de bicicleta.

Pode ser que tanta preocupação faça sentido. Ainda para mais parece que em Janeiro vai haver saldos num determinado clube e curioso...não é o Sporting. Elias, Jeffren e Labyad são (pelo que entra e pelo que deixa de sair na tesouraria) mais que suficientes como vendas. Podemos estar a falar em 7 milhões (venda de Elias e Jeffren) a entrar a somar a 3 milhões que não saem (salários dos três até Junho)...um grande balão de ar, sem prejudicar desportivamente a equipa (o que nunca acontecerá em carnide...a não ser que vendam pela 34ª vez o Roberto a mais um fundo sem fundos).

"Estar melhor" vale zero. Os 2 treinadores sabem disso. Os jogadores sabem disso. Até parte dos adeptos sabe melhor que isso. Mas...há uma outra realidade paralela, uma que acredita que uma derrota em Atenas contra uma equipa grega que fez de tudo para perder um jogo...é um sinal de recuperação. Uma que nos quer fazer crer que os benfas não jogaram a época nos 2 jogos frente aos leixonenses do Pireú.

O "melhor é estar" preparado para tudo, apoiando a equipa a 100%. Porque "estar melhor" também é estar com a equipa e mesmo perdendo "ficar bem melhor" do que outros ficam quando ganham.

O melhor plantel de sempre do benfas tem os mesmos pontos que um plantel de contenção financeira do Sporting. Ou o treinador é hiper-incompetente ou alguém "estaria melhor" se estivesse calado.

SL


8 comentários:

  1. Muita qualidade... Javardeiro, é tudo demasiado verdade para se comentar.:)

    ResponderEliminar
  2. Falam muito em "jogos da época" mas o ano passado era tudo caladinho...um certo senhor disse no inicio "nunca acabamos o campeonato em 6º" e realmente nunca acabaram...até ao Natal é a melhor equipa de sempre...força zbording e nao apanhes muitos hoje...

    ResponderEliminar
  3. Podiam juntar o nosso blog ao vosso blogroll?
    Somos o Sporting na Alma (http://sportings.blogspot.pt/) e já voa temos a vós.

    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
  4. Ou alguém estaria melhor se estivesse calado. Touché.

    ResponderEliminar