quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Podre

É o estado do poder em Alvalade.

Recuemos "à atrasado". Bettencourt apresenta demissão (por muito menos do que GL tem aguentado). Novas eleições há vista e várias listas são formadas. Uma por carolice, outra por utopia, uma por uma vontade férrea em chegar a uma presidência a todo o custo e outra por reacção sistémica a todas as outras.

O Zeferino foi um erro de casting, Baltazar um "yuppie maverick" de lição mal estudada, Abrantes Mendes o típico velhinho a transbordar de "eu bem avisei" e depois 3 candidaturas mais ou menos credíveis. Dias Ferreira, goste-se ou não do estilo, um general cheio de medalhas de sportinguismo que teve a tontice de achar que o "desavindo" Futre passava impune, Bruno de Carvalho o promissor wonder boy à lá Pinto da Costa com uns "ameaçadores" russos na carteira e por último uma troika de BES, Santander e Caixa comandada (ou comandante) de GL.

Confesso que me apeteceu usar da minha máquina de subverter realidade e transformar estas 3 listas numa super-candidatura com o melhor que havia nas 3. A saber: Freitas como director desportivo e Domingos treinador, Dias Ferreira como presidente e Bruno de Carvalho como testa de ferro no futebol da SAD. Ainda lá estariam hoje e com muito mais sucesso. Mas não era para ser assim.

A troika ganhou por uma unha negra e o "sistema" do Sporting manteve-se intacto. Voltando ao presente, paira no ar a ideia que GL não resistirá a uma Assembleia Geral que tenha como ponto demiti-lo. Os sócios que acreditaram nas promessas de reviravolta desta direcção já devem ter entendido por esta altura que a questão não é se GL vai ser demitido, mas sim quando vai ser demitido.

E todos devíamos pensar um pouco nisto: qual é a melhor altura para fazer GL "cair da cadeira"?

Agora? Em Abril? Em Junho?

Antes de irmos lá, convém ter uma coisa bem presente, o "sistema" dos "iluminados" do Sporting precisa de tempo e tudo o que está a acontecer hoje é reflexo dessa necessidade de voltar a convocar as Nobres Famílias e encontrar mais um "saco de gatos" que mantenha o clube e a SAD dentro da influência dos bancos, das consultorias, dos escritórios de advogados e outras esferas de interesse no clube.

Quando ouço gente a dizer "a estabilidade" ou a "credibilidade" do Sporting cheira-me imediatamente a lobby. O clube sem os bancos ficaria teso e há beira da ruína financeira. Mas como ficaria sem adeptos e sócios? Quem manda realmente no Sporting?

Voltando ao timing, o "sistema" do Sporting quer obviamente eleições o mais tarde possível, porque encontrar cromos novos e com reputação positiva  na aristocracia leonina é cada vez mais como procurar prostitutas virgens. É possível, mas levará muito tempo e preço a pagar muito elevado.
Mas a mim os bancos não me assustam e porque Abril ou Junho são tempos de grande decisões na preparação da próxima época, penso que quanto mais cedo acontecerem as "inevitáveis" eleições melhor.

Desenganem-se os que pensam que esta opinião é uma forma de apoio ao ex-futuro candidato Bruno de Carvalho...bem pelo contrário, serei apoiante de tudo, menos de candidaturas repetidas'. O Sporting precisa de gente nova e novas ideias, novo sangue. Mas não precisará mesmo nada de "patos bravos" a brincar aos presidentes. Não haverá por ai gente decente e com ambição que decida fazer uma lista?

SL


7 comentários:

  1. A minha opinião é que não se deve fazer agora as eleições antecipadas. Deve-se esperar até Março e se a equipa continuar nesta miséria, então sim, vamos a isso.

    Pelo meio do percurso ainda tens a data de 20 de Janeiro de 2013, que será importante para nós. É o dia em que vencem as VMOCs. Quero ver se temos money e o que vai acontecer a partir desse dia com este presidente para ver se ele é capaz de resolver os problemas financeiros do clube ou não.

    ResponderEliminar
  2. Interessante..... vamos esperar até Março e, caso a equipa vença 2 ou 3 jogos seguidos até lá, tudo fica bem (como é habitual).... De uma vez por todas, vamos acabar com esta gente que anda a viver à custa do Sporting !!!! O SCP precisa de sangue novo, de um presidente com tomates.... Continuamos a ser gozados por árbitros, dirigentes, liga, federação e ficamos calados sem recção!!!

    Zehh

    ResponderEliminar
  3. "Confesso que me apeteceu usar da minha máquina de subverter realidade e transformar estas 3 listas numa super-candidatura com o melhor que havia nas 3. A saber: Freitas como director desportivo e Domingos treinador, Dias Ferreira como presidente e Bruno de Carvalho como testa de ferro no futebol da SAD. Ainda lá estariam hoje e com muito mais sucesso. Mas não era para ser assim."

    GENIAL! Posso assinar por baixo? Era isto mesmo.
    Adiciono ainda O Grande Sá "Coração de Leão" Pinto lá pelo meio (provavelmente na formação) e, provavelmente, Frank Rijkaard como treinador.

    Grande blog. Dos melhores em termos de escrita e crónicas.
    Abraço
    Joao Silva

    ResponderEliminar
  4. Muito bem...

    Eleições antecipadas...e uma lista de gente nova...

    Mas não esqueçam uma coisa que é fundamental...:se acaso deixarem de pagar os ordenados...podem acabar as equipas que representam o Sporting...

    Por isso peço que tenham calma e não "avancem no escuro"...só porque é necessário mandar esta direcção embora...

    Ah... e outra coisa...: já agora se for possível, escolham candidatos que possam também eles jogar à bola...é que assim sempre serão os dirigentes "a falhar os golos" que tanta falta nos fazem para darmos a volta...por cima...!!

    Sporting Sempre...!

    ResponderEliminar
  5. Acho que é melhorar reformular a sua opinião acerca do Carlos Freitas... e para explicar a principal razão vou deixar aqui um texto do blog leoninamente que contem palavras do ex-jornalista dedicado à área de investigação desportiva que trabalhou no Sporting, na altura de Dias da Cunha:

    "Estou triste com o que está a acontecer com o Sporting. Trabalhei 6 anos no clube de Alvalade com o sentido de ajudar a limpar e abrir novos caminhos. Foi o período mais vitorioso dos últimos 20 anos. Não tenho de me queixar porque fui pago para isso. Mas se o Sporting quiser encontrar o seu caminho, a primeira coisa que tem a fazer, é libertar-se da aliança e espiões que tem a Norte. Que lhe sirva de exemplo o que aconteceu ao Salgueiros e Boavista quando optaram pela mesma aliança.

    Vou dizer-vos uma coisa, uma só, porque não posso ir mais além. Quando Dias da Cunha teve conhecimento de que o clube era um centro de negócios para alguns, alguns ilustres sportinguistas, fizeram tudo, mas mesmo tudo, para que ele se demitisse. Mostrei-lhe provas de como os meus relatórios, pagos pelo clube, iam parar às mãos de Pinto da Costa e Valentim Loureiro e havia apenas 4 pessoas que tinham acesso a eles. Arranjei provas de como eram negociados alguns jogadores com graves prejuízos para o Sporting e o envolvimento que havia entre dirigentes sportinguistas e presidentes de clubes do Norte. Eu, com ajuda preciosa de um grande sportinguista que trabalhava no clube, arranjamos provas de como dirigentes do clube, nos bastidores com a ajuda de elementos da juve arquitectavam a derrota para criarem mau ambiente ao presidente e ao treinador. Sabem o que fizeram? elegeram os traidores e os negociantes e voltaram a eleger e a eleger os mesmos traidores. Chegaram mesmo ao ponto de contratarem um elemento ligado à claque para agredir um elemento que estava comigo nas investigações. Tenho todos os meus relatórios e juro-vos que se um dia eles fossem publicados dariam o livro mais polémico da história do futebol.

    Tenho lido com atenção todos os comentários e só me ocorre uma coisa: isto não é um problema do Sporting é um problema do povo português. No futebol como na política ninguém se mostra atento com quem nos prejudica e quando confrontados com um novo problema voltam a errar e a apostar em quem os traiu. A bandeira eleitoral de Godinho Lopes, foi Carlos Freitas, um negociante de jogadores que nem sportinguista é. Um elemento que já foi despedido do Sporting por 4 ou 5 vezes e sempre em situações pouco claras. Pois os sportinguistas voltaram a apostar nele e voltaram a despedi-lo. Querem o quê afinal?!...

    Marinho Neves na sua página do Facebook em 13.12.2012: https://www.facebook.com/marinho.neves

    Lembram-se do "Golpe de Estádio"?!... Marinho Neves foi o seu autor. Ainda acredito que um dia publicará o "Golpe de Estádio II", como em tempos as suas palavras deixaram perceber. Sou seu fã e amigo no Facebook e ontem apreciei a sua frontalidade, coragem e desassombro.
    O grande Zeca Afonso cantou: "O que faz falta é avisar a malta!..."

    Leoninamente,
    Até à próxima "

    http://leoninamente.blogspot.pt/2012/12/nao-vai-de-outro-jeito-entao-so-bomba.html

    ResponderEliminar
  6. O Sporting tem muitos problemas...mas a Juve Leo não é o menor deles...!!

    ResponderEliminar