quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Dorme que isso passa

É o que Vercauteren deve recomendar a alguém que parte uma perna. Digo isto porque, a julgar pela receita que "deu" para a melhoria de resultados, o Belga mostrou mais uma vez que está completamente desajustado à cultura desportiva latina.

Os latinos não são propriamente conhecidos por aproveitar férias para grandes sessões de introspecção e muito menos para debelar quebras de confiança. Se querem saber o que acho, os jogadores do Sporting virão para o resto do calendário da época exactamente iguais, senão piores. Por alturas de janeiro muitos já terão a certeza que terão de ficar pelo menos até julho num clube que mais parece um triturador de carreiras.

É verdade que não ganhar desmotiva e quebra fisicamente um atleta. Mas que alguém acredite que "folgas" resolvem problemas tácticos gravíssimos da equipa...isso já é outra conversa. A mim parece-me que quem precisa de aproveitar mesmo bem o Natal deve ser o próprio treinador. A equipa está perdida em campo e embora se veja um ligeiro indicio de vontade de criar qualquer coisa, a realidade é que o Sporting exibe-se de forma absurda, comete erros individuais e colectivos coisas que nem a equipas juniores se permite.

Não será aselhice dos jogares , mas há dois enganos crassos - Boulahrouz (uma nódoa) e Elias (já está há meses longe de Alvalade) e outras tantas batalhas perdidas - Jeffren e Izmailov. De resto, acho que foram demasiados maus treinadores para o que uma equipa pode aguentar. Para mim o problema mais grave da equipa chama-se "ambição"...e há muito que esta tem como objectivo abandonar o barco.

Quando Xandão e Dier são o jogador com mais garra em campo, está tudo disto sobre a disponibilidade dos atletas. Aquelas camisolas saem limpas dos jogos, nem uma lágrima, nem um carrinho, uma falta, nada...e o que me assusta é que alguém pense que isso vai mudar com as férias do Natal. Alguém se lembra do mês, mês e meio de que Vercautaren falava para por a equipa a jogar melhor? Pois está cada vez mais na mesma ou pior.

Não culpo os jogadores, o treinador belga, não culpo Oceano, não culpo Sá Pinto, nem Freitas, Duque ou Godinho Lopes, culpo todos. Se Jesualdo servir para aconselhar GL a contratar alguém que tenha mãos para o problema da equipa e a "vassourar" Elias, Boulahrouz, Jeffren, Izmailov, Bojinov e mais um ou dois... então já valerá todos os salários que irá auferir no Sporting.

Ainda hoje, frente ao Marítimo, Carrilho em 15 minutos fez mais que Jeffren em 75. Ou Dier que comandou Boulahrouz no jogo do Nacional, ou Esgaio que eclipsou Pranjic (quem disse que este rapaz era um bom médio centro devia estar com os copos, é na faixa que está bem)...enfim muitos enganos...muitos enganados. Uma equipa que não vai sair da mediocridade, não porque não queira, mas porque não sabe...e isso é culpa de quem? Pensem nisso. Melhor, aproveitem o Natal para pensar nisso.

SL

3 comentários:

  1. Concordo com quase tudo, menos com uma coisa...: Carrillo fez precisamente o mesmo que fez Jeffren, ou seja...:NADA...!

    A única coisa que fez foi agarrar a bola e seguir com ela até a perder...esqueceu que o futebol é um jogo de equipa, por isso também para Carrillo...ZERO...!

    Estava aqui a fazer um exercício para ver qual teria sido o melhor jogador do Sporting e escolhi o...Capel...

    Porquê...? - Precisamente por isso que estão a pensar...

    ResponderEliminar