segunda-feira, 14 de maio de 2018

Atitude em tempos de cólera

Incompreensível é a única palavra que me ocorre para classificar o que aconteceu ontem ao final da tarde nos Barreiros. Quando todos esperávamos um Sporting lutador, dominador e dono da sua própria sorte, surge-nos uma equipa desgarrada, nervosa, sem poder físico para acelerar o jogo ou recuperar posicionamentos quando perdia a bola. Os jogadores (aqueles que foram capazes) tentaram, correram (muito menos que o exigível) mas ficou óbvio desde o primeiro minuto que estavam sobre um manto de insegurança que os reduzia a sombras dos jogadores que são. E se as individualidades falharam, ainda falhou mais o coletivo. Nada. Estavam todos entregues à sua sorte, quer em momentos de ataque, onde eram abandonados e sem linhas de passe, quer defensivamente onde faltaram vezes sem conta dobras feitas a tempo e horas. 

O Marítimo só não provocou mais mossa, porque a tática de permanecer fechados lá atrás e soltar contra-ataques só quando o Sporting subia as linhas, predominou na cabeça dos jogadores insulares. Até aí foram superiores, já que tinham uma estratégia e cumpriram-na até ao último segundo. O jogo foi um verdadeiro pesadelo, de fio a pavio, um discorrer dos minutos em agonia, sem que um jogador sequer sentisse que era preciso chamar um colega, dialogar com ele, convocar o melhor que têm, nada. Como equipa, o Sporting foi uma verdadeira manta de retalhos, refletindo todos os equívocos que a atacaram durante toda a época. Nem vou individualizar, pois não me parece que seja justo não distribuir aquela tragédia por todos eles. Efetivamente merecemos ficar fora da Champions (o que é bem diferente de dizer que o Benfica a tenha merecido mais do que nós) porque quem joga da forma como nós jogamos ontem não merece qualquer prémio. 

De quem é a culpa? A eterna questão. Sinceramente? De todos. Começando pelo Presidente que fez despontar uma polémica que podia e devia ter surgido apenas depois da final da Taça, passando pelo treinador que lhe deu continuidade e claramente perdeu a capacidade de motivar os jogadores a cumprir objetivos e culminando nos jogadores que não se revelaram à altura dos momentos de decisão, sendo corajosos para desafiar as hierarquias internas, mas completamente medrosos na hora de ganhar ao Benfica em casa ou fora na Madeira. Muito honestamente e mesmo que ganhemos a Taça de Portugal, a combinação de JJ com estes jogadores cessou ontem a sua validade. Todos o sabem, do Presidente ao adepto mais optimista, JJ não permanecerá no Sporting na próxima época. 8 milhões? É o preço do insucesso, paguemo-lo e sigamos caminho. Não desejo justas causas e arrasos de polémicas em TAD’s e afins. Paguem ao homem, que deu o seu melhor, e que vá para onde quiser. Porto, Benfica, dá-me igual.

Quantos aos jogadores, que fiquem os melhores, que saiam os piores. Que se vendam os que forem bem vendidos, que permaneçam os que não tiverem boas ofertas. Não há saldos e por mais que R.Patrício e William tenham desiludido pela inabilidade em capitanear o plantel, são óptimos jogadores, titulares da Selecção e bons quadros para se ter em qualquer plantel do futebol mundial. A nossa SAD tem de ter a inteligência de recrutar treinadores e gestores de equipa que além de retirarem o melhor dos jogadores em campo, também o façam fora do rectângulo de jogo. Querer sair todos querem (e alguns sempre se irão exceder perante a intransigência em negá-lo) é algo que quem governa o Sporting terá de aprender a lidar.

Espero sinceramente que esta seja uma semana de grande reflexão e muita reserva em Alvalade. Não quero ouvir ninguém a dizer o que quer que seja até ao apito final da Taça de Portugal. Ninguém merece ter a palavra. Exige-se uma vitória no Jamor e não guerras de palavras, desculpas, ameaças veladas ou juras de amor ao emblema. Criem é condições para se ganhar um troféu e peço encarecidamente que guardem o rol de queixumes para depois desse momento. Calem-se e joguem à bola e deixem-nos aziar durante a semana, pelos menos sem ter de assistir a mais episódios deprimentes dos que a imprensa já vai explorar até Domingo.


Quantos aos adeptos, para nós fica o trabalho de fazer do fel, mel. Conseguir reunir o fervor, a fé na vitória, ultrapassar a desilusão e a descrença arrasadoras que nos embrulharam ontem. Se há algum adepto capaz de, neste momento e perante a autêntica convulsão de incertezas que lavra o clube, arranjar forças para apoiar a equipa…é o adepto leonino. Não deixa de ser um desafio, não será fácil, mas que sejamos o pilar mais forte (mais uma vez) e o exemplo da verdadeira grandeza do Sporting Clube de Portugal. 

SL

11 comentários:

  1. Já partilhei o link deste seu excelente texto, caro javardeiro.
    Faço meus os seus votos de silêncio responsável e apoio para o que ainda temos para vencer.
    SL
    JHC

    ResponderEliminar
  2. Texto lúcido. Subscrevo na totalidade.

    ResponderEliminar
  3. "Doi-me a derrota..."
    Mentiria se disse o contrário...
    Mas muito mais que essa derrota vergonhosa...
    "Doi-me o facto de não ter havido um unico jogador" que se revoltasse contra aquele estaticismo...e "se lembrasse de que sobre o coração...transportava um Leão Rampante"...
    Falta de dignidade..."foi mesmo o que me fez sentir ofendido e magoado..."

    ResponderEliminar
  4. Ah e tal... se falas pões pressão..., se não falas não és exigente...

    Pois eu não concordo... ESTOU FARTO de os tratar como 'frasquinhos de cristal'... ESTES GAJOS TÊM DE SENTIR NA PELE A RESPONSABILIDADE DE VESTIR A VERDE-E-BRANCA... E se não aguentam a pressão... ENTÃO, faço minhas as palavras de BdC..., NÃO ESTÃO CÁ A FAZER NADA...

    TOLERÂNCIA MENOS UM...!!!

    ResponderEliminar
  5. Volto dizer o que sempre disse, e que nunca ninguem deu importância, é apenas um pormenor, mas, o principio do fim, começou, quando k coach mental brasileiro, que trbalhava com a equipa, no primeiro ano de jesus no sporting, se foi embora, no final dessa época.

    ResponderEliminar
  6. Uma coisa tenho como certa: no próximo domingo, os adeptos estarão lá!
    Os adeptos nunca falham, nunca faltam - estão sempre lá, com a SUA equipa.
    Conseguirão os jogadores o assomo de revolta, o grito de orgulho?
    Espero bem que sim, porque os adeptos nunca, mas nunca mais lhes perdoarão.
    Seja como for, JJ que entenda o seguinte: os adeptos já não o querem, estão fartos, mas... falta-lhes o necessário para o mandar embora -será que se sente capaz de conduzir uma equipa cujos adeptos, que são a sua mola real, não o querem ali?
    SL

    ResponderEliminar
  7. Eu também acho que isto resolvia-se tudo com um coach mental. E quem diz um coach diz um cantoneiro.

    ResponderEliminar
  8. Acho um erro a atitude de muitos adeptos e sócios do nosso SCP num impulso imediato e mais fácil, tomarem como alvo principal das criticas os jogadores que estiveram no Funchal e noutros decepcionantes jogos da equipa.
    Sim, porque ganhámos a taça da Liga com apenas uma vitória. Não igualámos a eliminatória com o A. Madrid por aparente falta de garra e determinação. Não vencemos o SLB em Alvalade, para além das omissões do árbitro e do video-árbitro por razões semelhantes.
    Alguém duvida que os jogadores que alinharam ontem no Funchal queriam muito ganhar o jogo? Alguém duvida que no final eram esses jogadores tal como nós a sentir a mais enorme frustração pelo insucesso? Então se eles queriam ganhar porque não fizeram tudo para o conseguir, perguntamos nós? E a resposta é clara: porque não tinham ou tiveram condições para o fazer. E essas condições estão naturalmente no âmbito das capacidades motoras, do estado motivacional, e da superação da ansiedade e sobretudo das do estado da confiança nas capacidades individuais e colectivas do grupo.
    Caros Sportinguistas, as prestações dos nossos jogadores reflectem claramente, não obstante a existência no momento de um nível pouco elevado das capacidades motoras, um mau trabalho de preparação mental para os últimos desafios de alta competição. E isso não é da responsabilidade primeira dos atletas.
    Os responsáveis são naturalmente as incapacidades da sua equipa técnica onde à cabeça se situa J.J., e do director e responsável pelo futebol profissional (também presidente) BdC, pela má gestão psicológica do plantel submetendo-o a uma desestabilização permanente. Como antigo futebolista e treinador posso assegurar-vos que as equipas mostram em campo o trabalho de quem as dirige e organiza a nível táctico e psico-motor, e reflectem nas suas prestações a qualidade desse trabalho.
    Quando jogamos, sobretudo jogos decisivos, temos que acreditar no treinador, na sua táctica e estratégia, no seu modelo de jogo e na capacidade do colectivo. Quando tal não acontece queremos correr em campo e parece que ficamos tolhidos e cansados. O importante não é correr mais ou menos. O importante é saber para onde, como e para quê correr.
    Não contribuamos mais para ajudar a uma perda de confiança ainda maior do grupo quando falta ainda disputar uma final, que mesmo sem grande brilho espero que seja vencida nem que seja nos penalties. Mas pelo que acabo de saber BdC não deu mais um tiro nos pés...deixou cair uma bomba nos pés: Há umas semanas suspendeu o plantel, agora suspendeu a equipa técnica...a seis dias de uma final...Isto é inverosímil. Nunca vi coisa igual...

    ResponderEliminar
  9. Bom post. O triste é alguns tótós sportinguenses que acreditam em tudo o que ouvem e lêem. A Bomba...É uma bombinha de mau cheiro, veiculada através da Burla. Ainda não perceberam que pasquins escritos e televisivos, o que pretendem é arrasar o Sporting e desestabilizar a equipa e o clube. Agora sobre o jogo da Madeira, não têm desculpa os jogadores e JJ. Equipa sem, garra, atitude e qualidade. Uma vergonha! num jogo que teríamos sempre que ganhar. Um treinador, que segundo se diz, ganha por ano o mesmo que o Vitória e o Conceição juntos, e jogadores pagos a peso de ouro. E agora não venham arranjar outros culpados. Para a próxima época exige-se limpeza total. No Domingo estarei a apoiar o Sporting no Jamor.
    Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar
  10. Incompreensivel, eu diria vergonhoso, a minha questão é porquê é que funcionarios e "profisionais" pagos a peso exageradamente de ouro do proprio clube, nao quiseram dar ao clube a oportunidade de ele aceder a uns milhôes da champions e ao respectivo 2º lugar? sim porque desde o jogo com o porto em casa se viu claramente que ao 1 tambem nao "convinha " chegar.Tanta preocupaçao com a podridao na casa dos outros mas o Sporting continua a ser o que mais implode assim...desta maneira incompreensivel...ou terá motivos? ou sera tambem ele minado de toupeiras que em vez de corromperem para ganhar recebem para perder e chorar? o que vi no domingo, aquela atitude e aquele teatro triste de jogadores e treinador tem é muito que se lhe diga, e deverá ser desvendado,que confiança se pode ter em algo que entrega de mao beijada sem sequer tentar com dignidade um premio de milhoes? e exige-se paixão e sacrificio aos otarios para apoiar isto?? ha 1001 maneiras de perder mas aquela foi muito baixa.SL Maria

    ResponderEliminar