segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

O direito a não validar o sistema

A maior justificação para a razoabilidade da sugestão feita por BdC aos sócios e adeptos do Sporting para vincarem a sua indignação com a comunicação social foi dada pela própria. Infelizmente, a resposta foi corporativista, persecutória, revanchista e sem a mínima capacidade ou vontade de entender o que sente o Sporting como um coletivo de pessoas. O que BdC colocou como condição para evitar fazer posts no seu facebook, foi entendido (e que jeito dá isto…) como ataque directo da Presidência, à liberdade da imprensa. Porquê? Por acaso o Presidente do Sporting pediu que se restringisse o acesso da CS aos canais habituais do clube? Pediu que se agredisse ou sequer se injuriassem os jornalistas? Pediu que exercesse algum controlo ou impedimento dos meios às notícias que querem investigar ou realizar? Não!

Escapa convenientemente a quem dirige jornais, tvs e demais meios, que o que levou BdC a fazer a sugestão que fez, é algo que os adeptos e sócios do Sporting há muito pedem ao seu clube. Eu próprio, nesta página, já defendi inúmeras vezes que o tratamento de que somos alvo por parte de alguns jornais e tv’s não é passível de continuar e teria de ser objecto de alguma manifestação firme de desagrado. A opção de sugerir uma vasta expressão de não consumo é até a versão mais light dessa tomada de posição. Eu teria extendido o boicote ao próprio clube, mesmo sabendo que há compromissos a respeitar com patrocinadores.
Qualquer patrocinador deverá também aceitar que surgir constantemente a sponsorizar um clube que não faz nada certo, tudo o que produz e defende é ridicularizado e está sempre associado a polémicas empoladas ou até inventadas, é um cenário muito pouco lucrativo para o dinheiro que investiu.
Também para os nossos patrocinadores, o estatuto do Sporting e o respeito pela sua imagem pública, deveria ser uma batalha que valerá muito a pena ser travada.

Mas voltando ao cenário actual, é para mim muito revelador que a maioria dos jornalistas e dirigentes da nossa Comunicação Social não entenda minimamente o que está a acontecer na mente coletiva dos Sportinguistas. Se a relação já não era pacífica na era pré-BdC, piorou bastante com a entrada dos actuais corpos directivos. Quiseram e querem à força instigar oposição interna, promovendo incessantes campanhas sujas de difamação e patetização, fazendo acreditar a quem o queira que o Sporting tem ao seu comando um crápula, tonto e ditador, não hesitando nunca atropelar todo e qualquer código deontológico nesse processo. A chegada das revelações do caso dos emails do Benfica só acentuou as certezas de muitos sportinguistas. Esta permanente oposição da mídia à governação do Sporting não só não é nada inocente, como é patrocinada e alimentada por interesses do nosso rival. Toda a rede de “meninos queridos” que se abriga nas várias redações de jornais e tv’s, não só participa voluntariamente na “caça ao Bruno”, como entende claramente que é um favor que fazem ao establishment encarnado. E isso nunca os preocupou.

Como achariam que os sportinguistas iriam reagir, mais tarde ou mais cedo? O que a classe jornalista achou que iria acontecer depois de em duas semanas terem dado guarida e palanque a todos os que quisessem assassinar a legitimidade da direcção a realizar a passada AG de dia 17? A todos os que quiseram inventar perigos para a democracia interna do nosso clube? O que a classe jornalista achou que restaria de uma relação que já era má, quando escolhe deliberadamente e sempre o lado da notícia que denigre mais o clube? O que a classe jornalista imaginou que resta aos sportinguistas fazer para tentar manifestar o seu profundo nojo e ódio pelo tratamento que o nosso clube merece, dia após dia, capa após capa, debate após debate?

A função da imprensa é reportar dados concretos, analisar, reflectir sobre os mesmos e numa versão já pós-moderna emitir opinião, sempre numa posição equidistante e imparcial. Deviam ser os primeiros a entender o que sentem os sportinguistas e a entender o que leva BdC a fazer a sugestão que fez. Não são então os mais informados? Não são os que mais compreendem a “Big Picture”? Não são os que nada lhes escapa? Se são, não parecem. A reação os OCS é muito semelhante à daqueles garotos que passam a vida a “picar” um miúdo mais velho e quando este perde a paciência e lhes manda um berro, correm para abraçar as pernas dos pais, chorando e acusando o outro de o ter agredido. Nenhum jornalista a sério, inteligente e leitor eficaz do momento do nosso panorama desportivo, terá qualquer dificuldade em entender que BdC mais não fez do que dar corpo a uma profunda indignação (e geral) dos adeptos, que surge na natural reação a um tratamento abaixo do digno e muito abaixo do correcto.

Preferiram apontar os dedos a BdC, acusando-o de atentar contra a liberdade de imprensa. A cobardia mascarou-se de coragem e preferiu acusar um presidente em vez de um clube como um todo. Navegando numa imagem já há muito queimada pelos mesmos, preferiram meter-se com o indivíduo em vez de enfrentar os adeptos. Fingindo acreditar que os adeptos sportinguistas não partilham com o seu Presidente (mais uma vez validado por 90%) da necessidade de vincar o profundo nojo que nos dá o estado actual da nossa imprensa e a sua subserviência a interesses pró-Benfica. Nós não somos tontos, nem nos escapa a sede de sangue que alimenta as vendas, os shares e as polémicas que pagam as horas de live e os carácteres impressos. Não estamos a Leste do que significa “alinhamento editorial” e muito menos nos passa ao lado a forma absolutamente inacreditável como somos o patinho feio do futebol português, sempre a jeito para ridicularizar as nossas ambições, a menorizar os nossos feitos, a ignorar a nossa contribuição e a nossa importância para a sobrevivência dos seus próprios interesses.

O que é primordial é servir, doses massivas da glória imperial do Benfica. Isso fazem-no bem, mesmo que muito à custa do nosso eterno rebaixamento. Mais do que ficarem chocados com a sugestão de BdC, assusta-os que fiquem sozinhos a vender jornais e a emitir programas para os nossos rivais. Assusta-os que não consigam distinguir entre o que é a Direção e os adeptos do clube, assusta-os verdadeiramente que o Sporting esteja unido e por uma vez defenda os seus interesses, recorrendo a tudo o que é a nossa imensa força popular e social. Assusta-os que nós, Sporting, ameacemos a narrativa que demoraram anos a impor. A narrativa de um emblema frágil, convulso, desunido e errático.

Esta é uma luta meritória, de quem não aceita continuar a ser denegrido, atacado e desinformado. Tão e só isso. Um pacto entre pessoas que não consegue ver o seu clube retratado na imprensa de forma digna e verdadeira. Não é uma luta de BdC, é uma luta de todos os que queremos que o clube cresça e cumpra o desígnio dos seus fundadores.

SL

9 comentários:

  1. Javardeiro,

    nem uma pedra de gelo eu acrescento a este maravilhoso texto!!!

    revejo-me letra a letra, palavra a palavra!!!

    tocas-te no ponto certo!! por mais ridículo que pareça, é mesmo isso, MEDO!

    16 anos de seca, mais de 40 mil no estádio com a ajuda da pessoa que mais odeiam!!! imagina quando formos campeões!!

    16 anos de seca, maior número de votantes nas eleições, logo com a pessoa que mais odeiam!! imagina quando formos campeões!

    16 anos de seca, maior número de presenças numa Assembleia Geral, logo com a pessoa que mais odeiam!! imagina quando formos campeões!!

    16 anos de seca, 90& dos votos dos Sportinguistas a dar apoio à pessoa mais odiada em Portugal, imagina quando formos campeões!

    eles estão cheios de medo nem é pelo Sporting ganhar, é pelo Sporting ganhar tendo o Bruno como Presidente, vão ser facadas, muito difícil de verem a festejar a pessoa que mais odeiam, apoiado por 90% dos sócios e a verem a força verdadeira do Sporting a sair à rua, mas desta vez, não será como no ano 2000 para festejar o campeonato depois de 18 anos e depois ficar tudo em casa outra vez, quando ganharmos, e com esta força, ninguém nos vai parar mais!

    é este clique que andam à anos a evitar que o Sporting dê e por isso nos anestesiam e nos adormecem e davam graças a Deus por termos Godinhos, soares francos, bettencourts e similares que ajudava a não terem que fazer muito mais para nos puxarem para baixo.

    de repente aparece o Bruno e chegam à conclusão que esse clique sendo dado com o Bruno, poderia não haver volta a dar, por isso, Bruno é para queimar, em todo lado, por toda a gente, ate cansar!!!

    mas cansa, ai é que está o volte face nesta situação!!

    é que já estão a provar do próprio veneno, a intenção era desgastar Bruno de Carvalho, mas deve ser lixado ter que levar diariamente em todos o lado com o chato do Bruno a dizer coisas que essa malta até espuma, mas depois olham e reparam que estão 6 mil numa assembleia a dar-lhe 90% e eles que andaram a engolir esta treta toda dia após dia, lá vão ter que continuar a levar com o Bruno e a verem que nada nos faz afastar do Bruno, deve ser cansativo e terem que repetir que querem o Bruno para sempre no Sporting até os deve fazer sangrar por dentro.

    desculpa o tamanho do texto!!

    S.L.





    ResponderEliminar
  2. Tornou-se claro, através da reacção corporativista do Sindicato dos Jornalistas e do CNID (ainda gostava de ver uma tomada de posição da Ordem dos Jornalistas em esclarecimento da deontologia da profissão) que para estes jornaleiros a LIBERDADE DE IMPRENSA é o esconderijo para se abrigarem das reacções aos seu próprios atropelos a essa LIBERDADE. Ou, para usar a imagem do autor do post, para os jornaleiros a Liberdade de Imprensa são "as pernas dos pais" às quais se agarram para se abrigarem dos mais velhos que acabaram de insultar

    ResponderEliminar
  3. Java man, se isto fosse uma sessão de Tekken o veredicto era: perfect!

    ResponderEliminar
  4. "é algo que os adeptos e sócios do Sporting há muito pedem ao seu clube" esta frase e o último parágrafo dizem tudo. Mas todo o post vale a pena, naturalmente.

    ResponderEliminar
  5. Grande texto do Javardeiro é tudo isso nada mais a acrescentar...

    SL

    ResponderEliminar
  6. A verdade é que os mais de 6000 sócios presentes. na AG..podemos afirmar com segurança...
    Que não foi nada do que A CS apregoa...foi dito pelo Presidente...
    Como é que se pode ser "tão desonesto"...

    SL

    ResponderEliminar
  7. Muito bem dito, já fiz a minha parte divulgando-o. Há muito que digo que temos de, no mínimo, mostrar indignação por esta autêntica canalha, que é actualmente a comunicação social. Aos vários níveis, até porque para além da evidente perseguição cínica ao Sporting, conta-se pelos dedos aqueles que percebem de facto de futebol. Na generalidade, não passam de uns idiotas convencidos, mas com falinhas mansas que ajudam a criar enredos falsos sempre com o intuito de atacar e denegrir o Sporting. Por minha parte, o nosso presidente está mais que mandatado para dar voz à indignação com essa gentalha, até porque desde há algum tempo que eu próprio, com muita tristeza, deixei progressivamente de comprar jornais e ver esses programas desportivos da treta.

    ResponderEliminar
  8. Javardeiro,
    Mas que texto! Excelente, eles até espumam e um dia irão todos pelos ares, já faltou mais!

    ResponderEliminar
  9. Parabéns pelo excelente texto. Completa e absolutamente de acordo. Expressão brilhante daquilo que eu, e, acredito, a grande maioria dos sportinguistas, pensa sobre mais esta "inventona".
    Penso, com pena, que as várias abordagens a esta situação feitas na Sporting TV não têm sido as mais correctas.

    ResponderEliminar