terça-feira, 6 de junho de 2017

Sacanices

Sobre um tal audio que anda a correr a internet, tenho a dizer três coisas, que gostava que todos nós Sportinguistas dedicássemos um minuto a reflectir:
1) A forma - quem achar que esta é a primeira vez que um agente desportivo (seja presidente, treinador, director de comunicação, etc) realizou uma destas sessões informais com orgãos de comunicação social, está muito distante do que se passa na relação dos media com qualquer pessoa que detenha algum poder (político, judicial, desportivo). São encontros regulares e até benéficos para que as partes criem canais de respeito e consigam interagir num "mercado" de informação constante e global. Nada foi feito à revelia de nenhuma instituição. Apenas não foi um acto público, nem pretendia ser publicitado.
2) O conteúdo - antes de tecermos comentários devemos ouvir o audio. Por inteiro. Partes retiradas de um contexto são facilmente manobradas para transmitir uma mensagem diferente da original. Posto isto, não nada nesse audio que surpreenda alguém minimamente informado. A linguagem é, sem hipocrisias, a que todos usamos no nosso dia a dia e só alguém muito mal intencionado não concordará que podia ser qualquer um de nós a dizer aquelas palavras. Sem falsos puritanismos, falou-se de bola e falou-se sem filtros, entre gente adulta e careca de saber os podres do nosso desporto. Indignado ando com gente que corrompe, gente que dá abrigo e apoio financeiro a assassinos, gente que vai ao meu bolso para que lhes pague dividas de negócios que os enriqueceram paralelamente. Uma caralhada ou outra "ofender" algum adepto é coisa que pensei termos ultrapassado há 30 anos e deva-se dizer que para todos os efeitos aquele não foi um espaço de afirmações passíveis ou entendidas pelas partes como público.
De resto, volto a dizer, nada das afirmações de BdC me parecem estranhas ou polémicas e podendo concordar ou não, nunca seria capaz de publicar essa opinião, pois fui educado a obedecer a certas regras, das quais não abdico.
Se o fizesse estaria a validar e a estimular que outras sacanices deste género ocorram, literalmente a tornar o crime bastante compensador.
3) As consequências - O que fizeram ao Sporting, na figura do seu Presidente Bruno de Carvalho é uma filhadaputice sem explicação. Exibe sobretudo uma falta de profissionalismo atroz, quebrando todos os códigos de conduta profissionais de quem se diz jornalista. Num país a sério e dentro de uma classe já tão desprestigiada seria o mínimo que esse senhor (que fez a gravação e a publicação na internet à revelia) perdesse a sua carteira profissional, pois se isto não é razão para tal, não sei o que será.
Ainda assim e mesmo que a punição individual venha a acontecer, quebrou-se ontem também o pouco que restava do respeito dos Sportinguistas para com a imprensa. Acabou. Leio e ouço que muitos se isentaram de fazer a publicação do audio, mas todos saltaram para a notícia de que a fuga teve lugar. Para mim essa é a prova de que não só se romperam definitivamente as regras de convivência, como se irá criar um clima de, justificada, revolta contra os jornalistas em Alvalade. E desta vez acho que não estamos a falar de "mau-estar" ou "indignação"...irá ser mesmo ódio e agressividade. Pois que é o que sinto neste momento e irei sentir até que alguma reparaçao seja publicamente feita.
Um clube como o Sporting não pode servir de saco de pancada, escarrado em cima, enganado, sem que existam consequências e temo que muitos adeptos mais "práticos" direccionem a sua ira com actos menos reflectidos, caso a classe dos jornalistas não venha defender-se ela própria destas condutas, expurgando-a e tornando-a num exemplo a não seguir. Doutra forma, todos pagarão pelo erro premeditado de um mau jornalista e a receptividade da imprensa junto do Sporting estará irremediavelmente perdida.
Mas cada um passará a sua sentença, eu gostaria que cada um de nós, Leões, pensássemos na nossa. Dispensando a artes e os engenhos de agentes "a mando" de outras cores clubísticas.

Saudações Leoninas

9 comentários:

  1. Sò não concordo nesta excelente análise (mais uma) com a parte de "O que fizeram ao Sporting, na figura do seu Presidente Bruno de Carvalho é uma filhadaputice sem explicação" estamos marrecos de saber que usam tudo para nos atacar, conseguem é surpreender e descer ainda mais baixo do que alguma vez pensariamos. Espero sinceramente que quando a epoca começar haja uma lista de OCS barrados nas instalações do SCP. Recordo-me que nas filas para estas eleições a reporter da CMTV foi apertada por sócios e teve de mudar de local várias vezes, pelo que as próximas reportagens serão muito arriscadas. Parabéns pelo(s) Blog(ues) SL

    ResponderEliminar
  2. Não sei se somos ou não obrigados a res+ponder às perguntas que são feitas no final dos jogos e se a não resposta trãs consequencias para o Clube...

    Creio que é obrigatória a presença...mas não concebo que sejamos obrigados a responder, por isso...se fosse eu a mandar...
    As ordens seriam...:

    Para certos meios de CS ...a cada pergunta a seguinte resposta...:

    Boa tarde e boa saúde...mais alguma coisa...?

    E nem mais uma palavra de resposta a esses "vermes"...que "anda por aí, armados em jornalistas..."...

    SL

    ResponderEliminar
  3. Já vi que a cartilha se doutrinada em massa afinal é uma coisa positiva , ehehhehe .

    Há 2 semanas aqui dizia-se que era carvão. ehheheh

    ResponderEliminar
  4. Felizmente , estamos num clube que não come gelados com a testa , adiantados mentais pese a opinião do Grande Líder

    ResponderEliminar
  5. O problema deles é o Sporting ter tido no trimestre 35 milhões de lucro... O que se constata é que tudo serve para desestabilizar e meter carvão nos seus ódios de estimação, Bruno de Carvalho, JJ e o Sporting. Um individuo que divulga ou grava (ainda mais grave) uma conversa particular, uma conversa off the record é um CANALHA! Sobre a CS: Comprava, ainda, um só jornal semanário (cheguei a comprar 3 jornais por dia(!) e um semanário), mas há cerca de 15 dias deixei de comprar qualquer jornal. E telejornais é fazer zapping de uns para os outros evitando algumas "notícias".

    ResponderEliminar
  6. Off the record o tanas . Era uma sessão de cartilha para ser divulgada via fontes leoninas , usada para enxovalhar adeptos culpados e Judas.

    O Lucro do Sporting , enfim, há quem precisa de estudar

    ResponderEliminar
  7. Desculpe, isto não é apenas uma questão deontológica.
    Transcrevo o art. 199 do nosso Código Penal:

    Artigo 199.º
    Gravações e fotografias ilícitas

    1 - Quem sem consentimento:
    a) Gravar palavras proferidas por outra pessoa e não destinadas ao público, mesmo que lhe sejam dirigidas; ou
    b) Utilizar ou permitir que se utilizem as gravações referidas na alínea anterior, mesmo que licitamente produzidas;
    é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 240 dias.
    2 - Na mesma pena incorre quem, contra vontade:
    a) Fotografar ou filmar outra pessoa, mesmo em eventos em que tenha legitimamente participado; ou
    b) Utilizar ou permitir que se utilizem fotografias ou filmes referidos na alínea anterior, mesmo que licitamente obtidos.
    3 - É correspondentemente aplicável o disposto nos artigos 197.º e 198.º

    O que acpnteceu foi um CRIME! Não há que usar paninhos quentes!

    ResponderEliminar
  8. Não vi essa indignação aquando da divulgação de uma dita cartilha

    ResponderEliminar
  9. Hipocrisia pura nos media! !!!
    Mas foi dita alguma mentira?
    Olhem cá eu fiquei contente por perceber determinadas coisas que se passam no clube...que jogadores foram escolhidos por quem, o que o presidente pensa das bojardas do jesus, etc etc.
    10 palavrões em 3 horas de conversa não me choca absolutamente nada!

    ResponderEliminar