terça-feira, 20 de junho de 2017

Plantel 2017/18 - Considerações

Bom...muitos rumores, ainda poucas confirmações. Uma coisa é inegável, o plantel da próxima época não parece vir a ser o resultado de nenhuma marcha-atrás financeira, ou seja, menos artilhado de soluções que os anteriores. Ainda será cedo para tirar conclusões, mas fica um esboço de algumas considerações, as que alguém é capaz de fazer olhando para o desenvolvimento das notícias.

Guarda-redes
Patricio e Beto (faltará eleger um 3º guarda-redes, que evoluirá na equipa B, mas estará de plantão a época inteira. Há bastantes alternativas e de grande futuro como P.Silva e Max)

Defesa Direito
Piccini e Schelotto, pelo menos para já. Não estranharia que o Sporting tivesse um "alvo" já preparado para acertar, caso surja uma proposta pelo italo-argentino. Falou-se de Maicon e Orejuela, duvido que seja alguns destes, embora JJ seja um fã de há muito do brasileiro.

Defesa Esquerdo
Marvin, Jonathan Silva e Coentrão. Com a chegada do internacional português é inegável que a posição foi reforçada, mas apenas em teoria. A julgar pela últimas épocas do caxineiro, será sempre uma possibilidade recair no holandês a missão de fazer o lugar grande parte da época e sabemos como isso não tem corrido bem nas anteriores. O argentino, na minha opinião não vem para ficar e a solução ideal, a meu ver, seria pelo menos contratar um lateral esquerdo jovem que pudesse vir a evoluir na equipa B, mas que face a alguma contingência estivesse maduro o suficiente para ser chamado ao plantel principal e por lá permanecer como aposta factual e não apenas para preencher vaga de treino.

Defesa Central
Paulo Oliveira, Douglas, André Pinto e Coates. Mathieu parece já bastante próximo e Gaston Silva um verdadeiro interesse do Sporting. O que isto quer dizer? Bom, desde logo que dois dos que estão (ainda) no plantel irão sair, o mais fácil de prever neste quadro é Douglas. Mas e o outro? Sinceramente penso que será Paulo Oliveira. Desde logo porque a sair Coates, o nível de reforços a chegar seria algo diferente e A.Pinto acabou de chegar, logo...

Médio Defensivo
William Carvalho e Palhinha. Se quisermos ser realistas, teremos de imaginar a posição 6 ocupada por um jogador que não William Carvalho. O timing de venda é agora e mesmo que saibamos que é um jogador que nenhum adepto ou treinador quer perder, a verdade é que se nota que o caminho de William precisa de outros horizontes para evoluir. Além do mais a verba que o Sporting receberá será, com alguma precisão, mais que suficiente para encontrar uma alternativa, talvez não tão talentosa, mas ainda assim uma alternativa.
O nome mais apontado para esta missão tem sido Bradaric do Rijeka (campeão croata) e dizem os entendidos que não será uma aposta em vão.
Como 2ª linha, Palhinha é uma solução, mas para ser completamente honesto, saindo WC, será preciso encontrar um elemento mais experiente e preparado. A hipótese de o substituto de William não render o esperado não pode apressar o desenvolvimento de Palhinha.

Medio Box-to-box
Adrien, Matheus e Battaglia. Tudo o que foi dito sobre William é válido para Adrien. O seu valor de mercado pode ter atingido o seu zénite e não será a carreira na Taça das Confederações a mudar grande coisa. Aos 28 anos é a altura ideal para render uma grande verba ao clube e um óptimo contrato ao jogador. Mas, no caso dessa proposta não chegar, é mais do que bem-vinda a sua permanência e essa despreocupação é bem visível na falta de nomes para o substituir. Mattheus é uma hipótese, mas não tenho tanta certeza que seja um 8 e ainda mais dúvidas me levanta a qualidade de Adrien comparada com a do brasileiro ex-Estoril. Será Bruno Fernandes?

Alas
Gelson, Bruno Cesar, Iuri Medeiros e Matheus Pereira. Não incluo neste lote de soluções Bryan Ruiz. O seu caminho no Sporting como ala penso ter chegado ao fim e veremos ser vai evoluir noutra posição ou se vai evoluir de todo dentro do Sporting. Mas é mais que óbvio que ter uma equipa completamente coxa não vai ser uma solução. Apenas Gelson é curto e por mais que vejamos talento em Matheus, está na cara que irá ser emprestado e isso leva-nos directamente ao lote de alas argentinos que está a ser noticiado como alvos do Sporting. Pity, Pavon, Acuna são alguns nomes apontados e penso mesmo que um deles acabará por chegar ou...dois, caso Gelson saia também.
Idealmente nenhum clube bateria a cláusula e o nosso melhor ala ficaria mais um ano, mas...há muito dinheiro em jogo. Ainda assim, ter o ala com mais potencial do mercado, pode e deve valer um pouco mais do que 50 Milhões (se tantos por aí valem 40...).

Avançado / Médio Atacante
Podence, Gelson Dala, Geraldes, Bryan Ruiz e Alan Ruiz. São demasiadas soluções para uma vaga que pode nem existir durante 95% das partidas. JJ é um obstinado do 4-4-2 e logo não há lugar central extra por ocupar no meio-campo. A existir, ter Podence, Ruiz e Geraldes é mais do que suficiente. Bryan é para sair e em função de falso ponta-de-lança já provou ser ainda menos eficiente. Nesse papel caberá a Gelson Dala mostrar o que vale ao treinador, mas suspeito que mais tarde ou mais cedo acabe por chegar um reforço para essa posição. Teo é para mim, uma carta muito fora do baralho.

Ponta de Lança
Dost, Spalvis e Castaignos. Duas saídas de caras do plantel que não faço ainda a mínima ideia como quererá o Sporting substituir. Henrique Dourado do Flu seria uma alternativa de luxo a Bas, mas não será fácil de o convencer a aceitar esse papel, ainda assim existe outro rumor, persistente diga-se, sobre Florin Andone, veremos. Em todo o caso, a terceira vaga poderá até ser ocupada por Leo Ruiz da equipa B, olhando a que as duas primeiras terão 90% do tempo de jogo disponível.

Saudações Leoninas



8 comentários:

  1. Mais uma mudança de paradigma , serão 14 contratações. Depois em Janeiro , logo se vê .

    ResponderEliminar
  2. Acho q o iuri estará no lote dos avançados e o Geraldes no dos ala, acho q será mais à JJ do q cmo escreveste. Em termos de centrais so acredito na entrada de mais um. De resto concordo.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente, acho que o plantel vai ter uma composição bastante diferente e temo que não será aquela que nós sportinguistas mais desejariamos.
    Acho que pouco a pouco vamos ter outra vez um camião de jogadores e apenas muito poucos serao de qualidade indiscutivel.
    Para já, ter gasto quase 10 milhões, em jogadores como Piccini, M.Oliveira, Battaglia e ter ainda ter que ir buscar um ou centrais central, um "6", um médio esquerdo e um avançado....Vamos chegar aos 40 milhões!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. infelizmente é isto. Vamos contratar meio plantel novo para pró ano estarmos a dizer que é preciso uma restruturação do plantel outra vez.
      Gosto do Beto, mas queria ver o Pedro Silva a 2ª opção da baliza.
      O Oliveira é um jogador com qualidade e profissionalismo mais que suficientes para ser um dos 4 centrais, com o Domingos também incluído. Coates, Oliveira, Domingos, Pinto.
      A lateral esquerda fica completa com o Jonathan e o Coentrão (o Empis ou o Geraldes podem compensar qualquer eventualidade)
      Na direita gostava de ver o Piccini e o Geraldes, vendendo o Schelotto enquanto tem valor de mercado.
      Meio campo com o Palhinha, Matheus oliveira, Battaglia e Gauld
      Extremos eram o Gelson, Iuri, Xico, Matheus e Xico.
      2º avançados com o Podence e o Alan e a pontas de lança o Bas e o Dala ou o Ruiz

      O Bryan, o Bruno Cesar e o Marvin vendidos

      Eliminar
    2. Com Jesus tudo aquilo que envolva a Academia vai rodar, com algumas excepções tipo Podence.
      Mateus Pereira, G.Dala, F.Geraldes, talvez até Palhinha vai tudo ser emprestado.
      Obviamente não tou a ver jogadores como P.Silva, P.Empis, D.Duarte ou outros a voltar para o Sporing.
      JJ já deu provas que prefere outro tipo de jogadores mais rotinados e experiente, para preencher os lugares secundários do plantel.

      Eliminar
  4. 14 reforços na serie A e Real Madrid , Dream Team a la JJ , os outros que nasçam 20 vezes.

    ResponderEliminar
  5. Saudações leoninas.

    Queremos ou não ser campeões? Não o seremos só com os putos. Até agora tenho sérias dúvidas em relação às laterais. O Matheus Oliveira também não me agrada muito, de resto precisamos de um central forte e experiente, titular de caras, e de um parceiro para o Dost, titular de caras. Onde devíamos no entanto investir mais seria na defesa, foi aí que perdemos o campeonato, a levar três golos de rio ave, vitória e belenenses, dois golos de marítimo, feirense, chaves, paços, etc... sofremos muitos golos e não será com o Domingos, por melhor que possa ser, que o vamos conseguir. Eu despachava Marvin, Schelotto (até aprecio a entrega dele, mas porra, um lateral não pode correr o campo todo sozinho com a bola) e Jonathan (ninguém parece lembrar-se da merda que fez na primeira época do JJ) e fazia as laterais com o Coentrão e mais um Esquerdo de confiança, e um Direito que não engane com o Piccini a espreitar. Se vier o calmeirão francês parece-me óptimo, até porque também faz a lateral esquerda. Ficaria ele mais o Coates, Oliveira e Pinto. Para mim os únicos putos que ficariam no plantel seriam, além do óbvio Gélson Martins: Palhinha, Xico Geraldes, Podence, Iuri, Dala, um terceiro Redes e mais nada. Tobias, Domingos, Matheus, L. Ruiz, tudo para empréstimo. Vejo com bons olhos a vinda de Bruno Fernandes, Doumbia e um extremo argentino daqueles que não enganam (e que custam dinheiro).

    ResponderEliminar
  6. Chegarão 14 a bem da coerência da mudança de paradigma de 3 em 3 meses. Que seriam os lagartos sem a coerência da mudança permanente e iluminada face aos pobres burros dos gelados na testa. Até o Mendes já vai ser bom

    ResponderEliminar