quinta-feira, 29 de junho de 2017

Más notícias

Custou a todos e imagino o quanto deve ter custado aos jogadores e seleccionador, mas deve existir crítica, tanto quanto existiu louvor há pouco menos de um ano.
No jogo da meia-final de ontem, Portugal jogou bem mas não o suficiente para ultrapassar a boa equipa que é o Chile. Oportunidades houve, para ambos os lados (diga-se), mas fica uma enorme sensação de desperdício e alguns erros de Fernando Santos.

Nenhuma das substituições melhorou a exibição ou eficácia da equipa. O seleccionador mexeu mal no onze e em vez de nos aproximar-mos do objectivo, distanciamo-nos, caindo no erro de esperar por um qualquer "golpe de Eder" que não chegou. Até nos penaltis estivemos sinceramente mal, o que denota a distância que nos separou do Verão anterior. Azar é uma coisa, falhar todas as penalidades marcadas é outra.

Outro erro crasso foi a escolha e permanência em campo (quase até final) de André Gomes. Se na selecção jogam os melhores ou os que estão em melhor forma, não consigo ver onde é que este parâmetro encaixa no triste, ineficaz e trapalhão jogador do Barcelona. Não discuto que seja bom jogador, mas está muito longe do seu melhor (há muito tempo) e isso deveria retirá-lo das primeiras escolhas da Selecção. Deveria. Fica a sensação que tinha de haver montra para acalmar um Barcelona furioso com um activo que não tem mercado.

Eliseu. É certo que era um back-up a Guerreiro, mas esteve sempre muito longe da qualidade dos seus companheiros. No Benfica disfarça (e sabemos porquê), mas ontem foi indisfarçavel a falta de qualidade deste experiente jogador, mais um erro de "quotas" de clubes que custou caro ao corredor esquerdo da selecção.

A táctica. Como joga o Chile já todos sabem e Juan Antonio Pizzi não mudou nada no que tem sido a disposição e estilo de jogo desta equipa. Ainda assim, a defesa e o meio-campo português foram constantemente apanhados em falso pelo mesmo tipo de movimentações em diagonal, aos 114 minutos ainda não tínhamos encontrado forma de fechar o espaço entre laterais e centrais...desesperante e incompreensível. Só não pagámos mais caro esta "burrice" porque estava lá Patrício e a pontaria dos chilenos não esteve certeira.

"Saímos de cabeça erguida" como todos os derrotados saem, mas com muitas culpas no cartório e se esta selecção quer fazer do Euro2016 mais do que um "milagre", então tem de acabar com as "quotas" de empresários e acabar com o "logo se vê" e "pode ser que uma entre" táctico. Ou somos bons e melhores que os outros ou não somos. O que não somos de certeza é um bando de veteranos à espera que a sorte do jogo dite vitórias, sem que nos atrevemos a mostrar que a merecemos.
Espero que ontem tenha tido fim o estilo "à grega" das nossas quinas.

Saudações Leoninas

PS - Um grande abraço a esse grande Sportinguista Dr. Eduardo Barroso e um enorme respeito por dizer e escrever sempre o que pensa, doa aos nossos adversários o que doer. Uma chapada de luva branca que ABola não saberá entender nunca, de tão vendada pelas cartilhas que anda.
Os jornais pensam ter descoberto na subserviência a sua salvação. Eu penso que encontraram um acelerador do seu fracasso. Os leitores conseguem cada vez menos distinguir os jornais desportivos entre a propaganda de clubes e empresários e isso terá custos bem graves.

12 comentários:

  1. de tanto ensinar o Bas Dost a marcar penaltis que nao teve tempo para ensinar os outros que ontem falharam os penaltis e pelos vistos nao foram os que sao do Barcelona nem foi um outro que era o back-up do Guerreiro que disfarça(e sabemos porquê) que alguem lhe depositou 2000 euros numa conta para o pobre velhote poder ainda ir à seleçao...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Burro. Vai à bruxa. Só com magia ganhas um neurônio.

      Eliminar
  2. Não escondas os factos. Portugal perdeu porque 3 jogadores formados no Sporting de Lisboa não aprenderam a chutar muito menos a marcar penaltis. Até eu fazia melhor.

    O Eliseu até foi dos melhores. Adrien não teve pernas para os médios do Chile, muito mais agressivos. Havia sempre um buraco no meio campo.
    Nani, Moutinho, Quaresma, Pepe, Bruno Alves, José Fonte, Adrien, têm os dias contados na seleçcão. E Ronaldo está quase lá. Mais um ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só podes estar a brincar. A verdade é que quando os jogos são a doer é sempre a dupla William adrien que joga. Já no europeu foi a mesma coisa.

      Quando 6 do onze são formados no SCP e os 4 que entram são todos formados no Sporting é neormal que sejam jogadores formados no Sporting a assumir a responsabilidade. Isso nunca acontece a equipas que nessa altura do jogo não têm lá nenhum como era o caso do Benfica. Já dizia o outro: Só erra quem lá está. Nota-se a espinha dorsal da selecção que o vieira anda a apregoar há dez anos e que algums acéfa-los continuam a aplaudir.

      Eliminar
    2. Claro que o Eliseu foi o melhor da seleção. Ele e o fabuloso André Gomes. Esta seleção só vai melhorar com a incorporação de grandes jogadores como o Ivan Cavaleiro, Hélder Costa, André Almeida, Nelson Oliveira e Gonçalo Guedes. Com eles e a ajuda do bruxo guineense, seremos então candidatos à conquista do Campeonato Mundial.

      Eliminar
    3. Alguém que culpa a formação concluída num clube há mais de uma década por penalties falhados dispensa qualquer atestado de estupidez. Vê lá se foi o teu menino André Gomes formado no sport carnide que fez uma merda de jeito que seja pela selecção em todos os jogos que realizou.
      Se atribuis culpa (ainda que de forma burra) ao Sporting clube de Portugal pelos penalties falhados de ontem, então o Euro 2016 também é todo mérito de Alcochete, já que a esmagadora maioria dos jogadores de campo andou lá.

      Eliminar
    4. Anónimo das 12:07, esqueceste um jogador que está aí quase a rebentar (outra vez, porque já esteve nos AA e saíu): o Sanches!

      Eliminar
    5. Portugal ganhou o Europeu com esses jogadores e muitos mais formados na maior escola do mundo.

      Parabéns por um ano depois admitires.

      Eliseu? Muitos parabéns pela coragem em vires a público demonstrar tanta estupidez.

      Eliminar
  3. A excelente prestação do André Gomes contagiou os jogadores que cobraram as grandes penalidades.
    André Gomes deve ser muito bom rapaz para Fernando Gomes e o Barcelona ainda acalentarem esperanças de ter ali um jogador de topo...

    ResponderEliminar
  4. Porra isto é selecção, deixem-se de clubismos parvos.
    No jogo os piores foram o André Gomes e o Adrien, da formação de cada clube e por acaso os que me surpreenderam pela positiva foi o william(esteve bem com a bola nos pés) e o Eliseu(pensava que iria ter mais dificuldades)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que concordar a 100%. Adrien esteve mal, talvez algum cansaço o explique.

      André Gomes esteve como sempre está, mal, não o compreendo no Barcelona, não o compreendo convocado na selecção e muito menos o compreendo titular, se era para jogar na ala metia o Quaresma ou Gelson de início e se calhar a história do jogo era outra.

      Eliseu até esteve bem (acima do nível médio dele), e não foi por ali que não ganhámos ao Chile.

      Eliminar
  5. Só para corrigir, o André Gomes é formação do Porto.

    ResponderEliminar