quinta-feira, 1 de junho de 2017

Lets get Silly

Está a aquecer a Silly Season 17/18. Em poucos dias mais uns quantos, para já, boatos que envolvem o Sporting. Jefferson, Esgaio e Ruben Semedo numa porta, Battaglia e 14 milhões por outra. Ou seja, lendo a comunicação social somos informados de que Esgaio e Jefferson (empréstimo) saem para o Braga (+3.5M) por troca com o médio Battaglia e Ruben sai (Newcastle ou do género) por um valor à volta de 14 milhões de euros.

Quem lê este blog sabe que sempre achei Ruben Semedo um jogador com um enorme potencial, com atributos físicos e atléticos acima do normal, mas também falhas de desempenho que são normalmente muito punitivas para um colectivo. A verdade é que o regresso na 2ª parte da 1ª época de JJ trouxe uma promessa de jogador que não foi cumprida no ano que agora acabou. Se 14 milhões eram pouco para o Ruben que acabou a época anterior, serão muito mais ajustados ao valor que demonstrou mais recentemente. Se a notícia se confirmar, podemos sempre ver o copo meio cheio ou meio vazio, mas saliento que passamos pelo menos a conseguir bom dinheiro pelos nossos formados, o que até há bem pouco tempo era uma miragem.

Esgaio e Jefferson, são dois laterais com caminhos distintos no Sporting e interessa ver que embora estejam ambos muito desvalorizados, têm histórico no futebol português. Esgaio foi figura de proa em quase todos os escalões de formação e um dos atletas mais regulares ano após ano. De ala, passou a médio e de médio a lateral e confesso-vos que ainda não entendi qual a melhor posição para este jovem jogador. Técnica tem, atitude também, falta o resto. Não defende, nem ataca especialmente bem, o que não lhe permite assegurar uma posição com confiança. Talvez venha a dar um bom 8 ou médio mais encostado a uma das alas, mas terá de baixar um pouco a fasquia para que tenha a oportunidade de confirmar o seu talento, jogando.

Jefferson foi até à entrada de JJ um dos melhores laterais esquerdos da nossa Liga. Primeiro no Estoril e depois no Sporting, o brasileiro deslumbrou com a sua capacidade de varrer todo o corredor e principalmente assistir os avançados com cruzamentos de eleição. Além disso remata bem e mostrou habilidade em livres directos. O pior é que estes atributos ficaram esquecidos por detrás de uma enorme falta de confiança que precisa de encontrar noutras paragens, pois no Sporting está claramente a perder terreno. Se é no Braga que vai regressar ao seu antigo patamar, pois que vá e que volte o velho Jeff, que muita falta faz.

Em caminho inverso chegaria, ao que parece, Battaglia, médio do Braga. Confesso que me agrada o jogador. Bom porte, bom passe, boa visão de jogo e bom remate. Não é um 8 à semelhança de Adrien, não tem essa valência de "mordedor de calcanhares", mas num registo mais atacante ganha ligeiramente ao português, oferecendo melhor transporte e sobretudo mais visão e construção de jogo. Mas sublinho: não é um Adrien. Se vale 3.5 milhões de euros mais o passe de Esgaio e o empréstimo de Jefferson terá de ter sido visto em Alvalade como um excelente reforço, pois se avaliarmos Esgaio em 2 milhões (vamos pecar por defeito) e o empréstimo de Jeff em 0,5M...o total dará qualquer coisa como 6 milhões...não sendo um Rafa (22 milhões)...é muito dinheiro para um jogador a entrar no último ano de contrato.

Mas enfim, vamos esperar por confirmações. Sem elas isto são mesmo só especulações, etéreas como o vento ou as letras na capa de um jornal.

Saudações Leoninas



6 comentários:

  1. Silly season. Ou, em português, a época do "não confirmo nem desminto, antes pelo contrário "

    ResponderEliminar
  2. Ainda está no inicio, o triunvirato JJ, Ricci e Sobrinho , o Bardamerdas é corpo presente , depois de vender os aurélios irá buscar ao todo uns 12 reforços.

    ResponderEliminar
  3. Sporting aperta o cerco a Fábio Coentrão
    Negociações estão a ser lideradas por Bruno de Carvalho e contam com apoio de Jorge Mendes. Em breve teremos again o Mendes enorme por aqui!!!! Felizmente é uma coerência lagarta, que pensa pela sua própria cabeça e sem gelados na testa !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazer um negócio com o Mendes, não é o mesmo que andar no Carrossel dele há 4 anos. Mas isso podes ver nos R&C daqui a uns tempos, não que vás lá para te informar e deixar de dizer disparates, não te peço assim tanto.

      Eliminar
    2. No dia em que este Mendes ou outro Mendes qualquer decidir quando é que um jogador do Sporting deve sair, para onde deve ir e por quanto, será o dia em que voltaremos a dar voltinhas em carrosséis... já andámos e ficámos tontos.

      Até lá, deixa essa cartilha, deixa mesmo.

      Eliminar