segunda-feira, 19 de junho de 2017

A nódoa Mendes no pano Ronaldo

Tenho imenso orgulho e gratidão no que significa desportivamente Ronaldo para Portugal e para o Sporting, mas toda esta bateria de media a especular sobre a saída de CR7 do Real Madrid provoca-me um nojo absoluto. Como é óbvio, o capitão da Selecção não tem interesse nenhum em sair do clube merengue, e qualquer jornalista sabe disso muito melhor do que eu. Mas há gente com acesso muito fácil aos jornais e tv´s e consegue mover uma máquina para que esta faça o "ruído" pretendido, originando uma pressão política inevitável.

Não deve ser por acaso que esta vontade súbita de Ronaldo (que lembre-se ainda não fez nenhuma declaração oficial) de mudar de ares, acontece logo a seguir à revelação de um processo que o colocou numa imensa resma de atletas (todos representados por Mendes) apanhados a fugir ao fisco espanhol. Para o empresário maravilha europeu, safar Ronaldo de algo que por exemplo condenou Messi, é um must. Limpando o ás, abre caminho à "limpeza" das manilhas, reis e duques. Ao contrário de toda a cortina de fumo gerada, esta conflitualidade com a máquina fiscal do nosso país vizinho não é um preciosismo técnico.

Os agora tão badalados "direitos de imagem" são apenas mais um nome novo para um problema antigo. As "luvas" ou "pagamentos por fora" são tão velhos como eu e começaram a ser usados como forma de aligeirar a carga fiscal que os (agora) imensos salários devem aos estados. Mendes, assim como outros empresários, usaram os mesmos mecanismos de fuga aos impostos que muitos políticos ou empresas, enviando partes "separáveis" dos seus vencimentos para supostas agências de "gestão de direitos de imagem" sediadas em paraísos fiscais.

O problema é que os jogadores de futebol recebem muito dinheiro "por fora", ou se quiserem, os seus "direitos de imagem" são bastante avultados e as verbas desviadas por esquemas como o de Jorge Mendes foram fáceis de detectar numa inspecção combinada por vários ministérios de países europeus. A "choradeira" dos estados de alma da Ronaldo são apenas uma forma, bastante podre diga-se, de forçar os políticos responsáveis pela "fiscalia" espanhola a dobrar a coluna, cedendo ou aligeirando as penas criminais correspondentes - e de forma directa - aligeirar as possíveis responsabilidades do(s) seu(s) empresário(s).

É que muita gente anda distraída, mas o dinheiro será sempre pago - porque é mesmo devido. A questão mais embaraçosa é a prova de que existiu perfeita noção de estar a ser cometido um crime de evasão fiscal e todos podemos imaginar que não foi o Cristiano, sentado ao lado da Dª Dolores que se pôs a congeminar uma complexa rede de partilha e repartilha de verbas em várias empresas e em vários paraísos fiscais. E assim nascem várias notícias, de vários nadas, vindos de quem mais teme estes processos e de quem não hesita em "apertar" políticos na hora de safar o rabo.

E eu pergunto-me: será só em Espanha? Só em Inglaterra? Só em França? E Portugal?
Os nossos silêncios são tão absurdos como as capas de jornais que se mandaram publicar, como os políticos que rapidamente se levantaram em indignações fajutas nas tv´s lusas, como os vários experts que agitaram a bandeira da perseguição, mas que não nos conseguem explicar uma coisa tão simples: CR7 pagou o que devia ou não? CR7 fugiu ou não fugiu aos impostos? Quem são os responsáveis?
Ficamos apenas a saber que há leituras diversas da lei, omissões técnicas, o blá, blá, blá típico de quem se refugia nos vazios das dúvidas e é capaz de defender um crime, porque "não pagar é diferente de desviar" ou "omitir não é esconder".

Ao menos em Espanha houve "cojones" para expor isto. A resposta de CR7 e Mendes? "Ah...se não gostam de mim, vou-me embora". O que é que o cu tem a ver com as calças pergunto eu?

Saudações Leoninas

6 comentários:

  1. O maior problema de Portugal...a inveja!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não, o maior problema de Portugal é o completo desprezo pela Lei

      Eliminar
  2. Errado...CR7 diz que quer ir embora por que inicialmente o Real Madrid defendeu-o publicamente e dias depois pediu aos jornalistas espanhóis para nas notícias relacionadas a fuga ao fisco não utilizarem imagens de CR7 com o equipamento madrileno e referirem-no como jogador português e não do Real Madrid.
    Isso das assobiadelas em casa e outras tretas são notícias jornaleiras.
    Messi omitiu os contratos e não pagou nada ao fisco.
    CR7 tem documentos a comprovar os pagamentos efetuados aos contratos realizados(não foram omitidos estes contratos).
    O fisco diz que deve receber mais? Esta na justiça e logo se verá, como diz Antonio Lobo Xavier que já apresentou toda a documentação referente a este processo.
    Agora não é correto culpar sem julgamento...
    Quanto a Jorge Mendes já sabemos de outros processos que é sempre tudo muito nebuloso...
    Saudações Leoninas!

    ResponderEliminar
  3. O Jorge Mendes apenas está a fazer o seu trabalho.

    Com certeza não estará a usar a sua influência absurda na comunicação social portuguesa contra a vontade do "melhor do mundo".

    A influência é a mesma que tem usado ao longo dos anos para promover o seu produto, de que a campanha "Ronaldo é o melhor jogador da história" é um caso paradigmático.

    E a comunicação social é exactamente a mesma que perdoa microfones atirados para o rio e está sempre pronta a noticiar, embevecida, cada traque que o menino dá.

    O nojo que lhe provoca a campanha é partilhado.
    O efeito político que a campanha terá, será certamente nulo.
    Saudações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Comunicação Social é lixada! Estão sempre a noticiar as dezenas de recordes que bate, os 50 golos que marca por época, as centenas de títulos que ajuda a vencer os clubes que representa. Até o hat-trick que marcou a Juventus os gajos noticiaram...

      Eliminar
  4. a campanha "Ronaldo é o melhor jogador da história"????? da História não digo, até acho o Messi melhor, mas de Portugal? Nem se pode questionar: é muito melhor que Figo e Peyroteo

    ResponderEliminar