segunda-feira, 6 de março de 2017

O Futuro

Se há coisa que resultou deste fim de semana e que deve ser analisado com atenção é o mandato conferido a BdC pelos Sportinguistas. Ao contrário do que nos tentaram fazer acreditar, a esmagadora maioria está, de facto, com o seu presidente. Isto confere-lhe tanto responsabilidade como autoridade para fazer o que tem de ser feito para dar ao Sporting o que lhe falta para voltar a ser campeão em qualquer modalidade.

E BdC deve começar pelo óbvio. Este ano foi e está a ser para esquecer no futebol sénior masculino. Há responsabilidades de todos e todos devem aceitar que fizeram ou ainda estão a fazer opções erradas. Sei que muitos defendem a estabilidade da estrutura actual para o futebol, ou seja, estender o mandato de JJ, Octávio e BdC no topo da gestão da equipa. Eu penso diferente. Acho que se deve fazer uma avaliação passada, presente e sobretudo futura do enquadramento de JJ ao comando da equipa. Acho que Octavio é útil, pode ser até fundamental como elemento de suporte, mas como director acrescenta pouco ao departamento e às exigências da função. Precisamos de competência e não de nomes. Precisamos de gestão desportiva e não gestão de polémicas.

Ouvir JJ a advogar o atraso da estrutura do Sporting face aos rivais não faz sentido absolutamente nenhum quando não nos conseguimos impor a um Guimarães. Não faz sentido quando a estamos a menos pontos do Braga do que do Porto. Não faz sentido quando investimos valores incomportáveis nesta época. Podemos desvalorizar as declarações ou levá-las a sério…e deixem-me que vos diga, eu concordo absolutamente com JJ, com a pequena diferença de que, ao contrário do que ele acha…eu incluo JJ nessa “tal” estrutura e ele, aparentemente, imagina a estrutura ao seu serviço.

Parece-me que ontem há noite fechámos um ciclo. A distância de 12 pontos para o 1º classificado e 11 para o 2º, atira-nos definitivamente para o 3º lugar como melhor meta realisticamente possível. Nem Benfica, nem Porto vão perder 4 vezes, sem que nós também evitemos esse resultado. Podemos e devemos aproximar-nos, mas não há qualquer lógica na manutenção de crença que um dos dois cairá na tabela o suficiente para que a nossa esperança seja razoável. Sendo assim, a meu ver, não faz sentido algum que jogadores que sabemos serem opção para sair no final da época ganhem os minutos que jogadores com tanto futuro como Podence, Geraldes ou Matheus, deveriam ganhar.

São estas inconsistências que me fazem acreditar que não vale a pena ter “estrutura” nenhuma, quando a decisão última de JJ contraria qualquer racionalidade e salta aos olhos de qualquer treinador de bancada que pelo menos Geraldes tem lugar no actual meio-campo do Sporting, muito mais que Bryan Ruiz (mesmo subindo ligeiramente de forma) por exemplo.

Acredito que está na hora de investir na próxima época, de rever o que tem de ser revisto e de tomar decisões que nos coloquem mais preparados para os desafios do futuro. Faltam 3 meses para o final da Liga e devem ser aproveitados para decidir quem fica, quem sai, quem entra e sobretudo como será o departamento da época 2017/18. Só isso fará com que as próximas não sejam um drama interminável de justificações e desculpas. Mais do que atribuir culpas pelo passado e presente, eu quero é ver trabalho, a pensar no futuro. A direcção eleita tem esse mandato e essa responsabilidade.


SL

12 comentários:

  1. É isso mesmo que a mim também suscita muitas dúvidas e incertezas! Para quê apostar num Campbell sendo que está emprestado?!? Para quê apostar num Castaignos se sabemos que não conta para o totobola?!? Não percebo. Gosto do JJ, mas realmente há coisas que não entendo!!! Tb concordo que o Xico Geraldes é titular de caras na Nossa Equipa, mas porque vai para a bancada, para isso tínhamos deixado o Homem no Moreirense a jogar e a ganhar "traquejo" para a próxima época...o que vale é que eu não percebo nada desta merda e pode ser que não esteja o "big picture"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes se o Sporting não quer exercer o direito de aquisição do Campbell? Contratamos o Castaignos em final de Agosto e já fizemos o filme todo por meia duzia de jogos...não conta para o totobola! O Geraldes, sem lhe vermos 1 minuto sequer nesta equipa do Sporting, baseado somente nos jogos na B e Moreirense, já sabemos que é titula de caras!! E que se não jogar já, não ganha traquejo para a proxima época!!
      O que vale é que não percebes nada desta merda e pode ser tb que não estejas a ver o "big picture"!
      Pedro F.

      Eliminar
    2. Na minha modesta opinião é urgente garantir o 3º lugar e a última hipótese de chegar a Liga dos Campeões. Sabemos o que representa em termos financeiros e pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma época o encaixe que daí advém. Eis o porque de confiar em JJ e nas suas escolhas para garantir este 3º lugar antes de iniciar a preparação da nova época com a nossa formação. Agora estar a discutir as palavras de JJ em relação a estrutura é tão vazio(desculpem-me a sinceridade) como discutir o termo Badamerda durante 35 minutos( Sic Noticias-o Dia Seguinte ontem antes de mudar de estação...)

      Eliminar
    3. O anónimo tem toda a razão. Se tivessemos jogado com Geraldes e Podence, ainda nos arriscávamos a perder pontos com Guimarães.

      Eliminar
  2. Pois...o que desejo é que a "estrutura" existente..."abra os olhos"...

    Aceita-se" um erro...mas "continuar a errar assim..."...pode muito bem ser considerado burrice...

    SL

    ResponderEliminar
  3. Pois bem, eu que já achava que o Jesus no Benfica era um flop e que só ganhou o que ganhou porque tinha a tal "estrutura" (sistema) a apoia-lo tenho vindo a acentuar essa opinião semana após semana. O cavalheiro é simplesmente incompetente e não percebe nada de BOLA. Todas as criticas positivas que a Comunicação Social lhe fazia quase diariamente chegando a granjear-lhe o estatuto de deus, só aconteciam porque ele estava no clube do sistema além de ser representado pelo agente dos esquemas.
    O presidente não se deve iludir com as conversas do treinador. Tangas, mais tangas e só tangas. O jorge Jesus neste momento é o pior pesadelo do Sporting, do presidente e principalmente da massa associativa do clube. Embora seja um dos 86% votantes em Bruno de Carvalho não posso calar-me perante esta vergonha que é e tem sido o futebol com o Jorge Jesus. Estou farto da sua estupidez, mesquinhez, arrogância e incompetência. O clube está numa fase de vitórias em vários níveis e modalidades mas fica sempre manchado pela incompetência do treinador da equipa principal de futebol. Vejamos o que aconteceu na equipa B, depois da saída de um treinador que nunca mostrou resultados a equipa voltou a jogar e a ganhar. No andebol depois da saída do treinador a equipa voltou a melhorar.
    Agora um recado ao Presidente: o seu compromisso têm de ser com o clube e a sua massa associativa, se algo não está a correr bem, antes pelo contrário, tem estado a correr muito mal, têm de ser mudado e isto pondo de lado todas as ligações de amizade que possam existir. Para mim o projecto Jorge Jesus está esgotado. Ponto.

    ResponderEliminar
  4. O problema é que eu não vejo Jesus a abdicar das suas (estúpidas) ideias e muito menos abdicará do lugar de treinador sem a devida compensação.

    Cabe a JJ mostrar que estamos enganados, apostando nos miúdos nesta fase final de época.
    Estes certamente mostrarão se têm ou não qualidade para pertencer ao plantel 17/18.

    ResponderEliminar
  5. Tem sido uma vergonha o cérebro dos milhões espero que no final da época saia e sem nada receber.

    ResponderEliminar
  6. Este ridículo esticar de corda pode custar-lhe muito caro. Está a queimar tudo o que é reserva de confiança por parte dos sócios e adeptos.
    Se a coisa tremer no inicio da próxima época, vai cair-lhe tudo em cima. O nível de contestação será insuportável. Já vimos este filme várias vezes. Nós, e o presidente reeleito. Este desenho está em cima do estirador a ser aprimorado, só não vê quem não quer. Custa-me muito entender determinadas opções técnicas. Menos porém que aturar este enfadonho futebol que jogamos.
    Os sinais dados por JJ não são entusiasmantes. Há jogadores que já não deviam entrar nas contas por terem sido apostas falhadas: Campbell, Castaignos, Douglas, Marvin. Outros porque apesar de não terem sido falhanços completos, estão longe de justificar o que ganham: Schelloto, Jefferson e Bryan Ruiz. Por outro lado jogadores como Francisco Geraldes, Matheus e Podence deveriam estar já a acumular minutos. Para o ano teremos de fazer muito mais, com muito menos. E não vejo Jesus a fazê-lo. Quando toda a gente clama por minutos dos 2 meninos que resgatámos ao Moreirense, o treinador fala da falta de estrutura. Falta de estrutura tem ele. Estrutura moral. Há de sempre arranjar uma desculpa, para não fazer o que é óbvio, se isso não lhe saiu da cabeça. E o reportório será vasto. Calculo que terá uma desculpa por cada euro que lhe pagamos. Ainda lhe faltam 5 milhões e tal...

    ResponderEliminar
  7. Não dá para partilhar este post na pág. do presidente?

    ResponderEliminar
  8. Julgo que a estrutura a que se refere é aquela que expulsa em vez de deixar em campo, jogadores que quase tiraram a perna ao Bruno Cesar e que já tiraram aí Adrien!

    Se 12 é muito distante do primeiro 17 é pior ... e acho bem que ele meta sempre aqueles que lhe dão mais garantias!

    ResponderEliminar