segunda-feira, 30 de maio de 2016

Preocupações dos(das) Grandes

O Sporting, dizem os jornais, procura substituto para a saída de Slimani. Eu acho que está a jogar noutro tabuleiro também. O da renovação com subida da cláusula de rescisão. Sim, o atleta terá chegado à conclusão que é hora de realizar uma mudança de cenário, mas a verdade é que na próxima época o clube estará na Champions e o argelino poderá pensar que subindo o salário existiriam condições para se manter (pelo menos até Janeiro) sem perda de posição no mercado europeu. Uma coisa é certa, ainda ninguém pagou o valor da rescisão...o que também é um dado a considerar para todas as partes. Acho que se torna quase evidente que o melhor avançado leonino de há muitos anos a esta parte não é o nº1 na lista de prioridade de nenhum dos emblemas que pode pagar a sua transferência.

O Porto está a hesitar na escolha do treinador. A rescisão de Peseiro tarda...imagino que o treinador português estará a colocar no máximo de compensações a fasquia do seu abandono. Pouco tem a perder (não treinará mais os azuis e brancos) e sabe (por experiência própria) que o seu sucessor aguarda por esse desfecho para que possa ser apresentado com toda a pompa e circunstância. Falam-se em muitos nomes e ainda nenhum foi suportado por mais de um meio de comunicação. A seguir ao épico regresso de André Vilas Boas, chegou o namoro de JJ, veio o sonho de Mourinho, Claude Puel, depois Leonardo Jardim e agora Nuno Espírito Santo...como nota de rodapé, correndo todas estas hipóteses, seguem lado a lado Vitor Pereira, Paulo Sousa e Marco Silva. São muitas hipóteses, digo eu, demasiadas hipóteses. Torna-se evidente (mesmo que metade sejam apenas fumo sem fogo) que não há uma postura assertiva e muito menos ágil neste momento de escolha. E isso dever-se-á a dois factores: 1- O historial recente do clube ameaça transformar o próximo escolhido em mais um "mau da fita", não há certezas de como pode o clube reforçar-se e nem sequer há grandes relatos de bom ambiente no interior da SAD; 2- O plantel actual do Porto é um mar de dúvidas, um excesso de promessas de valorização, um caudal imenso de apostas excessivas no portfolio da Doyen...não é sequer líquido que o clube possa manter os jogadores mais importantes (a Doyen não quererá que alguns negócios possam desvalorizar ainda mais).

O Carnide vive na ressaca das super-vendas que se arrastam, mas existe algo mais que se esconde por detrás dos grandes negócios: a vontade dos jogadores. Mesmo que Vieira agora queira tirar os prospectos de venda de mercado...existem muitos atletas do plantel que nitidamente querem dar o salto. Uns querem saltar para o último bom contrato da sua carreira, outros para o primeiro. Os empresários ao que parece fazem fila e prometem não dar tréguas a Rui Vitória até ao último dia do mercado. Decerto que existirá na SAD encarnada muita gente arrependida de ter dado "rédea solta" para sondagens de clubes aos seus jogadores. As "birras" nos jornais é o episódio seguinte, numa caixa de pandora que vai ser difícil de fechar.

SL

10 comentários:

  1. Relativamente ao Slimani, fico contente que se mantenha... Pelo menos até ao presidente dar um bacalhau à alguém melhor do que ele.
    Em ano de LC não faz sentido desfazer a equipa, que tem grandes hipóteses de ser a próxima campeã nacional!

    O Porto está a arder em fogo lento... Deixa los ... O Karma é uma merda!

    O carnide ... Esses, é mais que dá fodam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamos vender um jogador, ou por outra, precisamos fazer dinheiro entrar ... vendendo um jogador ...

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Carnide = Almoços "grátis"= chicos espertos = Carnidenses de Segunda circular = wonabes onde tudo vale e Azevedo :)

      Eliminar
    2. Ó tadeu o pó das tuas taças de campeão nacional andam a fazer mal à cabeça. O Bayern, o Barça e o Real também pagam almoços e ninguém se queixa. Vê lá se um ex vice teu, não deixou a lista dele lá para Alvalade. Cardinais à muitos

      Eliminar
  3. Mas Javardeiro, estás a esquecer-te que para o ano ninguém compraria o Slimani em janeiro. É ano de taça das nações e ninguém pagava para o ter a jogar em março e metade de maio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. *entre março e maio.

      Além da condição física quando regressar não ser a melhor.

      Se for para vender é agora

      Eliminar
  4. Os jogadores do Benfica querem ir embora? O gaitan não queria e o Jonas também não quer ir para a china. Até o vosso querido carillo quer ficar um ano. Não tens nada para dizer e escreves a primeira coisa que te vem à cabeça.
    Slimani sair em janeiro? Essa é de rir, tens de ver as competições que há na altura

    ResponderEliminar
  5. A lampionagem não tem nada para fazer e por isso passam o dia nos blogs sportinguistas. Que tristeza. Eles no fundo amam o Sporting...Quanto ao post, acho que se o Slimani não sair será óptimo para o Sporting. Não vejo no mercado PL como ele, com a garra dele (que até defende) e o seu jogo de cabeça. Penso até que 30 milhões é uma pechincha. Oxalá não saía. SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso é um passatempo que vejo muitos adeptos do clube fazer, não sei qual é o espanto. 25 de abril, não conheceres esta data é que é uma tristeza

      Eliminar