terça-feira, 24 de maio de 2016

Por este andar...

...JJ terá o plantel fechado daqui por 1 ou 2 semanas. Depois do que foi a janela de transferências de Janeiro, onde os reforços e saídas ficaram quase totalmente fechados na 1ª semana desse período, o Sporting parece querer repetir o modelo, ou seja, o Sporting atacará os seus objectivos antes que comecem os leilões e especialmente antes que a maior parte dos clubes (com mais recursos que o nosso) reuna uma planificação de alvos.

É uma estratégia inteligente, mas que deve ser o mais trabalhada possível na vertente de avaliação do atleta. Casos como Ciani ou Kevin-Prince Boateng não podem simplesmente acontecer, mesmo que se possa elogiar a rapidez...ela deve estar associada à noção completa do que se está a identificar como "reforço".

Os últimos rumores dão como possíveis as entradas de Sandro (internacional brasileiro ex-Arsenal e ex-Tottenham) e Andros Townsend (internacional sub21 e A por Inglaterra). Tanto o médio defensivo, como o ala são valores bem conhecidos por essa Europa fora, mas ambos com valores bem diferentes que equivalem ao seu potencial e actual momento de carreira.

Andros é tão somente um dos jogadores (que vestem o escudo dos 3 leões) com mais técnica. Claro que estará bem longe do que é a realidade de recursos de um equivalente português, espanhol, croata, sérvio ou mesmo belga...mas ainda assim é um atleta com muito mercado que aufere um salário proibitivo (4 milhões de salário) para a realidade portuguesa. Um empréstimo seria uma opção válida, mas mesmo assim não vejo como útil ao Sporting um empréstimo de um jogador com tanto para provar e aprender...sem que esse trabalho fosse valorizado com uma transferência posterior.

Já o brasileiro é um caso muito distinto, tem jogado pouco nas últimas épocas, o seu valor está em queda absoluta e mesmo o salário poderia ser reduzido, havendo vontade do jogador em iniciar uma recuperação na sua carreira. A visibilidade da Champions e a entrada num clube que pode de facto disputar títulos não seria visto como um passo atrás (pelo vencimento menor), mas sim o relançar de uma reabilitação no futebol ao mais alto nível. Mesmo assim, o estilo de jogador em causa (muito duro de rins, lento e nada refinado em termos de passe e recepção) não é propriamente um cartão de visita que faça o nosso clube perder a cabeça. Palhinha e mesmo outros valores que se podem encontrar em algumas equipas na nossa Liga I seriam uma aposta com menos risco e mais rentáveis a nível financeiro.

Posto isto, não sei qual a percentagem de verdade nestes dois rumores, mas o que sei e pode ser lido de forma transversal nas notícias que correm é que o Sporting está a mover-se depressa no mercado. Mais para a frente ficarão os investimentos de maior peso, imagino que aguardando pelas vendas...sejam elas quais forem.

SL

5 comentários:

  1. O Sandro veio casar-se a LX e o Townsend um dos convidados.
    É este o nosso jornalismo.

    ResponderEliminar
  2. só para dizer que o rumor do Townsend surgiu quando um zé-ninguém publicou no twitter uma imagem do Townsend de aviao para o brasil em 2014 e dizia que ia para o Sporting. Por acaso até vinha a Lisboa, mas ao casamento do Sandro com uma portuguesa.

    Esquece qualquer um dos 2

    ResponderEliminar
  3. "JJ terá o plantel fechado daqui por 1 ou 2 semanas" a janela de transferências será muito mais longa do que isso (estamos num ano de Europeu/Copa América/J. Olimpicos).

    ResponderEliminar
  4. Não espero grandes novidades antes do ano económico fechado- uma ou outra venda, talvez.
    Depois, a partir de 1 de Julho, sim, espero as tais 2-3 contratações cirúrgicas...

    ResponderEliminar