sexta-feira, 27 de maio de 2016

Mercado - Ep I

O mercado das transferências está desmoderadamente animado. São os reflexos da estratégias das várias “estruturas”, dos seus compromissos e vontades. Muito superficialmente olhemos para os indicadores até agora:

Sporting

O orçamento não deve oscilar muito da última época, mas há nesta temporada duas diferenças substanciais: o interesse mais vincado em alguns jogadores por parte do primeiro mercado europeu e mais dinheiro (entrada directa na Champions e receita melhorada das transmissões televisivas). Se bem que parte do primeiro factor tenha sido praticamente consumido com a acção cautelar da Doyen, o segundo pode impulsionar a aquisição de um outro tipo de jogadores e, talvez até mais importante, a manutenção de peças fundamentais. O prolongamento do contrato de JJ, pode também indicar que o treinador teve garantias de manutenção de parte substancial dos jogadores, atentemos na directiva repetida até à exaustão por BdC “O Sporting não venderá nenhum dos activos importantes da equipa, salvo a apresentação de valores que cubram as clausulas de rescisão”. Na minha opinião, os dois jogadores que podem encaixar nesta probabilidade são Slimani e João Mário e…são 60+30=90 milhões de euros, que retirando as partes devidas às percentagens dos contratos, podem equivaler a qualquer coisas como 70 ou 75 milhões de euros. Pode parecer pouco, mas para mim é garantido que estas verbas serão equivalente a outras que anunciando 200 milhões, deverão na realidade resultar, em encaixe real, numa verba semelhante ao Sporting.

Aquilani, Teo, Naldo e Ewerton, acompanhados pela resolução de problemas como Labyad ou Miguel Lopes são os grandes desafios deste mercado. Boas soluções nestes casos poderão libertar a SAD para equilibrar muito mais o plantel, adaptando o leque de soluções ao modelo de JJ e sobretudo às necessidades de uma equipa que já não poderá olhar para as competições europeias como 2ª prioridade.

Saídas confirmadas: N/A
Entradas confirmadas: Alan Ruiz (Colon, ARG), Spalvis (AaB, DIN)

Benfica

O panfleto com dezenas de jogadores seguiu por essa europa e china afora. Ao que parece Vieira decidiu que é chegada a hora de encaixar. Não acredito que vendam o que se relata diariamente nos jornais, isso seria harakiri desportivo. Apesar de poder parecer ao mais dócil adepto que o clube encarnado vai “perder” à volta de uma dezena de jogadores, a realidade irá ser bem diferente. Ao conseguir trespassar 3 ou 4, serão arrecadadas verbas que poderão servir para a melhoria de outros contratos. Tem sido esse o modus do Carnide e nada aponta para mudanças nesses aspecto. A China está a ser bem trabalhada, mas está bem longe de ser a árvore das patacas que se pinta. Sim, os chineses perdem a cabeça (e os bolsos) em alguns jogadores que estão bem longe de ser 1ª linha na Europa…mas vamos lá descer à terra…Talisca não será vendido por 25 milhões e muito menos Jonas com 32 anos será avaliado por 20 milhões. Algo a rondar a metade destes valores será mais realista e por muito que o clube em causa venha apregoar esses valores, esperaremos pelas “tais” comissões dos intermediários para finalizar esta questão. Seja como for, será expectável que (até por compromisso com os atletas e situação idade/valor de mercado) Jonas, Talisca e Jardel sigam o rumo de Gaitan e Renato Sanchez. Estamos a falar em 35 + 15*+12*+ 8* + 25* = 95 milhões de euros. Valor mais que suficiente para repor os substitutos dos que saem, mas…muito insuficiente se tivermos em conta que (à boa maneiras de Porto e Benfica) quase metade do valor será para entregar a terceiros. A grande esperança do clube, será mais uma vez, as chegadas via Jorge Mendes. É ridículo e absurdo que um clube que reclama a projeção máxima e se diz um grande europeu, ande de joelhos à mingua do que um empresário consegue “enfiar” no seu plano (chamar a esquema de roda do Mendes projecto é capaz de ser um exagero).

Saídas confirmadas: Renato Sanchez (B.Munich, ALE)
Entradas confirmadas: Cervi (Rosário Central, ARG), A.Horta (Vitória, POR)

Porto

A “tal” revolução ainda não passou das gordas dos jornais. Que será necessária ninguém discute, mas de onde virão as verbas para a concretizar. O clube ou a SAD não tem superavit, os bancos (nem portugueses, nem brasileiros) não vão poder financiar nenhuma operação de investimento e apenas o contrato da MEO tem receitas prontas a canalizar para esta mega-operação. Ao todo serão “apenas” 40 ou 45 milhões de euros, o que sabemos ser fácil de gastar em 4 ou 5 bons jogadores (valor de transferência + salário anual) e nunca mais do que isso. Isso levanta outro tipo de problemas, quem são estes jogadores que valendo tudo isto estão desertos para ir para a invicta, desistindo da primeira linha de clubes europeia? A solução pode muito bem ser o reforço da posição da Doyen no Dragão, algo que não tirará o sono a ninguém por aquelas paragens…mas que fará essa empresa depender muito do seu sucesso financeiro…do sucesso desportivo do clube. Se há coisa que sabemos é que o dinheiro não é tonto, principalmente o dinheiro de empresas como a Doyen…que se encarregará de salvaguardá-lo com a hipoteca de tudo o que o clube nortenho terá para poder hipotecar. Eu diria que a solução mais evidente é esta, mas é também o caminho mais rápido para o desastre, algo que mesmo um PdC em fim de linha e desesperado por acalmar as hostes devia repensar. É que mesmo tendo sucesso desportivo, os lucros cobrirão apenas os compromissos e olhando para as contas da Porto SAD, isso é algo que está longe de ser uma estratégia racional. A equipa está repleta de jogadores que querem sair, de jogadores com valor de mercado a cair a pique, de jogadores oriundos de promessas espanholas feitas em castelhano que deixaram de fazer sentido com Peseiro e ainda deixarão mais com um futuro treinador com a ambição de escrever outras histórias pessoais. Vender? Sim. Mas quem? E principalmente por que valores? Ninguém faz a mínima ideia, nem os próprios responsáveis da SAD conseguem responder, entretidos que estão a traçar as divisões e as opiniões sobre o organograma e qual a cota que podem ter na influência do próximo treinador. Isto está longe de sequer começar, quanto mais entender um desfecho.

Saídas confirmadas: N/A
Entradas confirmadas: Josué

Este mapa de mercado será actualizado ao longo deste verão.

SL

5 comentários:

  1. Que posições consideras mais importante reforçar (assumindo saídas de João Mário e Sli)?

    ResponderEliminar
  2. Já agora só uma achega... Não temos a totalidade do passe de João Mário.
    http://oartistadodia.blogspot.pt/2016/05/nunca-esquecer.html
    Se for pela clausula serão menos 15 milhões... é triste, mas são ainda resquícios chernobilianos do godinho.
    Fora comissões, os nossos 65 ou 70 milhões pelos dois jogadores serão reais. Com a particularidade de um dos jogadores ser formado e o outro ter custado 300mil euros...
    Basco "O Leão"

    ResponderEliminar
  3. no caso do slb, o Carrillo também é entrada confirmada.

    ResponderEliminar
  4. João Mario não sai por mais de 40 M, há que ser um pouco realista mas com a manutenção da maior parte do plantel e a junção de jogadores como o Medeiros irá ser importante. Faltará ao Sporting um ponta de créditos firmados.
    Já o Benfica não deve sair muito mais gente e esqueces que o carillo. Ficará a faltar um 8 de qualidade.
    Já o Porto para além de não conseguir muito na venda de jogadores, não terá dinheiro para fazer uma reformulação num ano, visto faltar 2 dc, laterais suplentes, um 10 e um extremo que não seja mais um agarrado à bola

    ResponderEliminar