terça-feira, 17 de maio de 2016

Avaliações de final de época

Fim de época. Foi bom, podia ter sido óptimo, mas não há razão alguma para pessimismos ou derrotismos. A verdade é que o Sporting, este ano, cumpriu a sua missão. Lutou por todos os títulos, deu bons espectáculos, fez evoluir jogadores e acima de tudo “acordou” a massa associativa para um acompanhamento à equipa que não se via há mais de uma década. O país foi muito mais verde e branco e a certeza que existiu mérito o suficiente para conquistar o título é o melhor cartão de visita para uma esperança completamente renovada que transportamos, todos, para a próxima época.

O fundamental, sem qualquer fundamentalismo, é que a base da equipa se mantenha inalterada, vendendo só o que se torna absurdo não vender. É por demais óbvio que Slimani estará perto de uma transferência pela sua clausula (30 milhões que face ao interesse desde a época passada foi difícil de esticar) e João Mário, que ascendeu este ano a um patamar exibicional que põe qualquer scout com a cabeça à roda, terá um mercado brutal difícil ao Sporting recusar. Rui Patricio, Adrien e William Carvalho prosseguem nas listas dos maiores emblemas europeus e até podem chegar propostas…mas aqui não penso que teremos valores irrecusáveis e os jogadores em causa já deram mostras de estarem tranquilos de leão ao peito.

Teo, Ewerton, Naldo, Jefferson, Barcos e Aquilani são os valores transferíveis…nomeadamente Teo, Barcos e Aquiani têm mercado e chegando propostas interessantes…o dinheiro que se poupa em salários poderá financiar novas soluções para o plantel. Jefferson e Naldo serão jogadores que ficaram sempre bem no plantel, mas cedíveis face a novas apostas que se adivinham. Ewerton e Bruno Paulista, por via de lesões terão outro caminho a percorrer, preferencialmente fora do clube, seja por empréstimo o cedência definitiva. 

Olhando para o que ficará com mais certezas, Jug deverá continuar como segunda opção na baliza, Schelotto terá um contrato já à sua espera e João Pereira dá mostras de estar confortável no clube, o que abre portas ao empréstimo de Esgaio. Zeegelar foi uma aposta ganha e JJ dá sinais de querer apostar mais no atleta, tendo Bruno Cesár como alternativa mais ofensiva e Jonathan Silva (para já) como um recurso caso o seu empréstimo não dê sinais de grande aproveitamento. Semedo e Coates estão de pedra e cal e ter Paulo Oliveira como 3ª opção é um luxo. Tobias Figueiredo, na minha opinião deveria ser emprestado a um clube da 1ª Liga ou mesmo um emblema estrangeiro. No meio campo desenha-se em Palhinha a alternativa a William e haverá ainda a hipótese de ter Wallyson como alternativa quer a Adrien, quer a João Mário…sendo que teremos de encontrar um substituto que se transforme no nosso condutor de jogo. André Martins deverá cessar contrato e nem Rosell, nem Slavchev fizeram rodagens prometedoras. 

No ataque a preocupação será encontrar o herdeiro de Slimani. E muito da época dependerá do sucesso desta operação, sabendo que Spalvis é um valor a testar e não passará para já de uma alternativa ao titular. Barcos não teve muito tempo para provar o valor que meio mundo lhe reconhece e a meu ver não terá convencido JJ ao ponto de o fazer permanecer mais um ano, especialmente com o interesse de tantos clubes sul-americanos a bater à porta. Bryan Ruiz terá mais um Ruiz como solução nas alas e Gelson Martins terá mais espaço para evoluir se João Mário acabar por sair, mas ainda que Bruno Cesar seja solução…o empréstimo (inteligente) de Matheus Pereira abre, a meu ver, o espaço para um novo ala, um valor de referência que venha fazer esquecer o ido Carrillo.
Mané é dado como transferível e se o interesse de alguns clube se tornar real, não é uma má solução deixar o jogador evoluir, mantendo uma parte importante do seu passe. Iuri Medeiros chega como boa aposta para a época, mas ao contrário de muitos não o vejo como ala fixo na linha, mas mais como vagabundo na frente, partindo até da ala…um pouco à imagem do que JJ fez com Bryan Ruiz esta época. Faltará sempre, com a saída de Teo, mais um jogador que possa fazer dupla com o substituto de Slimani e talvez até mais um jogador que seja 3ª hipótese quer como 1º quer como 2º avançado. Será cedo para Podence? Terá o seu perfil físico encaixe na filosofia de JJ? Tenho as minhas dúvidas. 

Quanto à equipa B, espera-se uma enorme mudança no quadro de jogadores. Tendo JJ a estrutura de plantel completa, o recurso à B é apenas residual, como tal muitos dos jogadores que aguardam a sua vez terão mesmo de evoluir noutros emblemas. Idealmente em clubes da I Liga, mas não só. 

Guilherme Oliveira, Domingos Duarte, Riquicho, Mica Pinto, Ryan Gauld, Chaby, Francisco Geraldes, Fokobo, Ponde, Betinho e Podence serão valores a manter mas a precisar de testes mais efectivos. Rukas, Seejou King, Kikas, Zezinho, Dramé e Sacko devem ser dispensados, podendo este último francês até convencer o clube a que está emprestado a uma transferência. São muitas saídas…é quase uma equipa inteira que se renova e isso terá os seus riscos na classificação. Mas para bem do clube e dos próprios jogadores, manter o Sporting B no marasmo que persiste…também não é a solução ideal. O final de um ciclo está próximo e os dirigentes devem sentir isso mesmo. Incluo João de Deus neste prognóstico.

Se me esqueci de alguém, façam o favor de salientar.


SL

6 comentários:

  1. Mais que boa, a análise é racional e muito efetiva. Penso que o(s) busílis da questão estará... quer lá na frente quer cá atrás... sendo que o Ruuuii... terá menos probabilidades de sair que o Sli... Partindo deste pressuposto, é lá na frente que é, para mim, o foco principal... É premente uma dupla que fature, pelo menos 40 a 45 golos... (só no campeonato) coisa que se antevê difícil pois o dinheiro não abunda... e descobrir pérolas como Slimani é uma em mil... Esperemos que Spalvis esteja ali entre Téo e Sli..., designadamente na capacidade matadora do argelino e apostando, na permanência de Téo (que, objetivamente, nunca convenceu), este possa 'explodir' para a casa dos 20/22 golitos... Já seria muito bom...

    No meio campo e perdendo a magia de João Mário... penso que JJ poderá fazer de Iuri uma alternativa, em diferente... mas uma alternativa... No meio deste mágico meio-campo para mim perder Adrien é que seria muito complicado... Não só pela sua capacidade competitiva mas pela sua mística (porra... no que este, quase proscrito - e contra mim falo - se transformou... É brutal ver a força dele na equipa... dentro e fora de campo...) Para mim essencial que fique... até porque Matheus ainda tem de comer muita papa para poder assumir esse papel...

    Depois há Gelson... que vai rebentar (em melhor) esta época... JJ tem-no no ponto para lhe dar o tapete verde da fama...

    Fica a faltar o outro Ruiz..., o Alan, uma incógnita... no caso de se confirmar a sua vinda...

    No eixo da defesa precisamos de mais um central ao nível dos três que ficarão... É de facto um luxo ter PO como suplente... que espero não lhe tolde a mente... pois o Semedo pegou de estaca e não fosse estar em Alvalade teria lugarzinho garantido no banco, pelo menos, da selecção... Coates é indiscutível... Nas laterias não apostaria muito em João Pereira... gosto da raça, da atitude... mas acho que já não dá uma época inteira... Schelotto convenceu ultimamente e será alvo a apostar... Zeegelar depois de perceber que as riscas horizontais não têm nada a ver com as verticais... estabilizou e começou a mostrar serviço... mas eu queria o Jonathan na equipa... assim JJ o sinta...!!! (acho que o puto é jogador... e mal comparado..., muito mal comparado, espero que não me engane como no caso de Labyad...)

    No resto esperemos... que o nosso 12º continue... (E VAI CONTINUAR...) mesmo ganhando menos e gastando mais... e acima de tudo, o que mais desejava que acontecesse na próxima época (isso é que era uma contratação de peso) era que de carnide viesse a notícia que o 12º (o 13º, o 14º e o 15º) deles fosse vendido lá para bem longe... mas bem mais longe do que 300kms... é que, tal como preconizei no inicio desta época... a coisa estava feita para mudar a cor... só a ida de JJ para o outro lado da rua alterou os pressupostos do acordo... VEREMOS O QUE NOS TRAZ O NOVO ANO...

    PARA JÁ MANTENHA-MO-NOS UNIDOS... QUE A GUERRA JÁ COMEÇOU....

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
  2. Boas

    Plantel para a próxima temporada:

    GR: Rui Patrício, Jug (sinceramente, não conheço o suficiente de Jug e do seu valor. Acho que tem sido um risco o Sporting confiar a 100% que o Rui nunca terá uma lesão mais grave. Dito isto, apostaria num GR que fosse de confiança de um clube da nossa liga).

    DD: Schelotto e contratação. Não faz sentido manter João Pereira como alternativa pois é um jogador caro e em final de carreira. Faria sentido tentar a contratação de um jovem com potencial e que fosse aposta no futuro próximo. Não creio que Esgaio seja jogador para DD e Sporting.

    DE: Marvin e contratação. Tanto Jeffreson como Jonathan não são soluções a nível de champions.

    DC: Coates, Semedo, Oliveira e Naldo. Estamos bem servidos.

    MD: William Carvalho, Palhinha e contratação. Época vai ser longa e, apesar do potencial do Palhinha, é uma incerteza de como se irá comportar a mais alto nível e é necessário uma alternativa real ao william.

    MC: Adrien, Wallyson e duas contratações. É o sector onde espero mais mudanças. JJ não confia o suficiente em nenhum dos outros elementos. Martins sai, Aquilani tem mercado em Italia e deve sair (até pq para o que ganha não acrescenta o suficiente). É importante ter um reforço de peso para esta posição.

    Extremos: Gelson, Alan Ruiz, Bruno César e contratação. Sei que é pedir muito mas NANI era o desejo. Nani e Quaresma. Tem de ser uma contratação de peso e que faça esquecer o Carrillo que vai estar no rival.

    AVA: Teo, Spalvis e contratação. Take II para Mitroglou? Era a jogada de BC. Mais realisticamente, são precisos dois jogadores com creditos firmados caso Teo saia. Eu gosto do Teo mas vejo como lógica a sua saída (idade, custo, personalidade).

    E é isto. É preciso subir o nível e compensar bem as saídas do João Mário e Slimani. Com esse dinheiro e o alívio da folha salarial com a saída de excedentes e jogadores caros que não se afirmaram (aquilani à cabeça) o Sporting tem a base e os meios para ter uma equipa a nível de individualidades mais forte do que da época passada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mitroglou? Já foi contratado pelo Carnide

      Eliminar
  3. Concordo que a maior herança da permanência de JJ é mesmo acabar com a formação. Assim como assim é só acabar o que já começaram com a Academia. E também concordo que a primeira vitima é mesmo a equipa B. Um sonho antigo no SCP e que ainda é apontado por muitos iluminados como o futuro do futebol português. Mas o que é o futebol português ou o SCP ao pé do Cérebro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Idiota.

      Mas será que este cretino não percebe que toda a gente o topa do Camarote Leonino? Desaparece, azedo de merda!

      Eliminar