terça-feira, 15 de março de 2016

Sondagens

A sondagem da TSF sobre o contentamento dos Sportinguistas com o resultado da época e com JJ vem no momento errado. É curioso que só depois de perder o 1º lugar se façam estes pequenos inquéritos, quando houve tanta jornada para o fazer enquanto liderávamos a classificação. Não me parece sequer que a mostra seja realmente representativa quando se sabe que o publico do futebol em Portugal (apesar de ter mudado muito nas últimas duas épocas) ainda é maioritariamente masculino. Além disso a ficha técnica não indica se quem respondeu às questões relativas ao Sporting foram apenas os sportinguistas, nem tem equivalência nas respostas. Por exemplo ficamos sem saber o que acham os adeptos rivais da época se o título não for alcançado.

Mesmo assim, é assinalável que a percentagem de pessoas que acham que não vencendo o título a época foi péssima....é de apenas 19%. Imagino que a percentagem dos adeptos rivais nesta ponderação seja ainda mais cáustica...mas a TSF não nos quis elucidar nessa matéria.

Aliás, eu acrescentaria uma pergunta que poderia realmente esclarecer as opiniões leoninas quanto aos objectivos da época, que seria: "Se o Sporting ficar em 2º lugar e conseguir o apuramento directo para a Champions, à frente do Porto ou Benfica, com orçamentos muito maiores, a época seria igualmente péssima?"

Quanto a JJ, a percentagem de inquiridos que dá o aval à sua continuação caso não vença o título é bem satisfatória...60% é obra. O que o texto não diz (e não tinha nada que o dizer) é que este é uma prova de que estes inquiridos (repito as minha reticências do início) têm uma taxa se satisfação bastante assinalável mesmo que o principal objectivo (dito e redito pelo próprio) não seja alcançado. Para quem está atento a tipo de respostas similares noutro tipo de sondagens, este resultado indica uma popularidade assinalável.

Mas mais importante que sondagens, mais ou menos representativas, mais ou menos tendenciosas, é o pulsar dos adeptos nas ruas, cafés e estádios que me diz como estamos de "contentamento" com a época ou JJ. Disputar o título depois de 11 anos sem o fazer, ter um treinador com as qualidades (e com os defeitos) de JJ e o festival de emoções ao rubro que isso garante, ter o país e o mundo a criar tarjas, a ir buscar e levar a equipa, ter o estádio do Estoril cheio depois de uma derrota no derby...acho que não precisamos de mais provas. Nunca como agora os sportinguistas se cruzam nas ruas e mesmo no anonimato reconhecem-se e trocam meia-dúzia de ideias sobre a época.

Quanto a JJ, se não vencer o título, repito "se não vencer", não me parece que caia o Carmo e a Trindade, especialmente se ficar em 2º lugar. A pressão para a época seguinte aumenta, o fervor vivido nesta terá se ser renovado, mas com um excelente trabalho de mercado e resistindo a vender algumas peça nucleares, mudando o mínimo dos mínimos...podemos aguardar a próxima temporada com a mesma esperança com que atacámos a que decorre.

SL


11 comentários:

  1. O pior mesmo sera o terceiro lugar. Sem receita da Champions garantida e com 18M€ de prejuízos acumulados no primeiro semestre, quero ver quais serão as possibilidades do Sporting no ataque ao mercado e que possibilidades terá para resistir ao assédio aos principais jogadores, bem como continuar a pagar 5M€ por época ao treinador... A ver vamos!

    ResponderEliminar
  2. Os Orçamentos de Benfica e Sporting são praticamente iguais, sempre os mesmos mitos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah ah ah ah ah. Como iguais? O do benfica é praticamente o dobro. Andas a ver muitos Guerras na tv.

      Eliminar
    2. O que é praticamente igual a um taraabt de distancia são os custos com pessoal.

      Eliminar
    3. só no jimenez e pizzi foram 23 milhões

      Eliminar
    4. O Jimenez e o Pizzi foram pagos pelo Lima+Cavaleiro, logo originam orçamento nulo.

      Eliminar
    5. Mais um que come gelados com a testa.

      Eliminar
    6. "O Jimenez e o Pizzi foram pagos pelo Lima+Cavaleiro, logo originam orçamento nulo."
      Outra expressão nova: orçamento nulo.
      Nem vou comentar essa do Cavaleiro. 15M não foi? lol

      Eliminar
  3. Está a ver o que é a manipulação descarada dos merdia? As sondagens são o melhor exemplo.

    ResponderEliminar