segunda-feira, 7 de março de 2016

As notas positivas do fim-de-semana

1- Os adeptos do Sporting

Não mereceram a derrota no derby. Foi uma demonstração de fidelidade, fervor e vontade de vencer extraordinária. Sairem do estádio com a derrota foi uma pequena grande "traição" ao desempenho de muitos milhares que vieram de todo o país e de todo o mundo para ajudar a levar a equipa a uma importante vitória. A equipa não esteve ao nível que sabe estar e embora não tenha perdido ainda nada, perdeu a indefectível confiança dos adeptos. Demorará a que se construa este apoio à sua volta...e isso só sucederá com vitórias tão importantes como a desta derrota. Até lá, urge não perder mais pontos, porque se isso suceder, a tão poucos jogos do final, é o adeus a uma época que prometia, face à qualidade dos rivais, ter grandes hipóteses de sucesso. Na próxima época não será tão fácil "aguentar" os melhores jogadores...e despachar Teo´s pode ser mais complicado do que parece.

2- Um porto à deriva

Sinceramente não se vê grandes diferenças com o desempenho de Lopetegui. O Porto continua a ser uma equipa inconstante, que tanto pode vencer na Luz, como perder com o Arouca em casa, não empatar com o Belenenses por mero acaso e, agora, perder com o Braga, revelando muito menos talento e equipa que o adversário. Mais do que o treinador, é a equipa e a qualidade dos jogadores que parece ser uma enorme interrogação. À excepção de Danilo, Layun e Brahimi, todos os outros são de facto jogadores muito medianos, que teriam muitas dificuldade em impor-se nas equipas rivais. A 6 pontos do líder e a 4 do Sporting, ainda têm hipóteses, mas dependem agora de vários escorregões dos adversários...e sinceramente não parecem estar num patamar anímico capaz de melhor do que têm feito.

SL

1 comentário:

  1. Caro LdP,

    Andei à procura de um post em que fizesse sentido expor este meu pensamento, elaborado entre a azia de sábado e o resultado do porto com os lampiões do norte. Este é o indicado:

    Nos últimos 3 anos, o paradigma do futebol português mudou face aos ultimos 30 anos, mais concretamente no papel que os 3 grandes têm vindo a desempenhar.
    Após muito pensar, cheguei à conclusão que todos os papeis se alteraram.
    Muito resumidamente:
    - O benfica "aPORTOzou-se": Domina cada vez mais os orgãos decisores do Futebol Português, tem 3 ou 4 clubes como "putinhas" no campeonato, controla com mestria os OCS, fala muito pouco e expõe-se ainda menos. Com isso, vai ganhando titulos. Se pensarmos bem, isto foi o porto nos últimos 30 anos.

    - O Sporting "aBENFICou-se". Mais popular que nunca, cheio de euforias e depressões, muita festa antes dos jogos, muito mais perto de ganhar títulos que no passado, muito mais denunciador dos esquemas, muito alarido nos OCS e... quase ganham, quase chegam.. quase.. quase.. quase.. Isto era o benfica nos últimos trinta anos.

    - Por fim, o porto "Sportinguizou-se". Criticam por criticar, têm um ninho de abutres lá dentro, cheios de guerras internas, contratam maregas e suk. São considerados candidatos natos ao título mas, no fundo, todos sabem que não contam para nada. E isto, infelizmente, foi o Sporting nos últimos 30 anos.

    Esta é a minha análise à mudança de paradigma.
    Concordas com ela?

    SL

    ResponderEliminar