sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Os papéis

A queda de Mourinho não me merece especial atenção. Apesar de ser um dos melhores treinadores do mundo e ser português, confesso não ser particularmente adepto da sua postura hiper egocêntrica.

Aliás a mestria para compreender o jogo acaba quase sempre por ser traída pela incapacidade de entender o lugar secundário que ocupa. Os treinadores são a pedra estrutural de uma equipa, mas não são a vedeta da equipa. É quando estes papéis se atravessam que os egos falam mais alto, gerando conflitos e em último caso intolerância e estagnação.

O problema de Mourinho serão sempre os jogadores. Quanto mais alto for o seu perfil, mais hipóteses terá de encontrar um conflito com este treinador. Desde logo, o completo afunilamento da comunicação em torno do treinador, esvazia os focos que normalmente estão apontados às estrelas das equipas. Quando a equipa ganha…maravilha, os jogadores aceitam porque existem resultados. Quando a equipa perde, geram-se todos os ingredientes para sucessivas "revoltas de balneário".

Quando o clube perde, Mourinho separa-se da equipa. Desmarca-se do que ela é capaz de fazer…dando todos os sinais formais de solidariedade e partilha de culpa, mas a linguagem corporal e a escolha de humor denuncia outra postura. É fácil de desconstruir que lá dentro no balneário essa atitude será ampliada 100x.

Remeto-me a uma frase dita supostamente por um jogador do Chelsea off the record a um jornalista britânico há cerca de um mês:

"Melhor que ganhar com Mourinho, adoro perder com Mourinho."

Olhando para o que esta frase denuncia, temos o retrato de uma personalidade que querendo ser maior do que a equipa, maior que o clube, maior que o jogo, falha em aceitar as regras básicas da função que ocupa - quem joga o jogo são os atletas, a missão do treinador é que o façam o melhor possível. 

Quando Mourinho compreender, de facto, o que é um treinador de futebol…então sim será o melhor do mundo e…talvez até imparável.


SL

2 comentários:

  1. Não esqueço que o Mourinho foi sempre um anti-sportinguista (festejos eufóricos na Luz contra o Sporting, ter rasgado a camisola do Rui Jorge, sempre a gozar com o Sporting como candidato ao título); que é um peão do Jorge Mendes, tendo feito negócios que ajudaram a colocar jogadores sobrevalorizados dos nossos rivais nos clubes por onde tem passado (os negócios do Pepe e do Coentrão foram logo considerados suspeitos pelos espanhóis, porque estes perceberam que os jogadores nem sequer eram jogadores para um clube como o Real Madrid, para não falar no Paulo Ferreira e outros); e que ainda por cima andou a mandar bocas contra o investimento do Sporting nesta época e contra o salário do Jorge Jesus em Alvalade, nunca se tendo preocupado com os investimentos muito mais avultados que os nossos rivais fazem todos os anos.

    Por isso estimo que o Mourinho se foda!

    ResponderEliminar
  2. Concordo em parte com o post anterior. Mourinho nunca foi imparcial em relação ao Sporting, houve um antigo dirigente (Bettencourt) que disse que ele rasgou o Manto Sagrado - a camisola do Sporting, no jogo Sporting Porto - há uns anos atrás e em algumas escutas se ouve falar disto, no Apito Dourado, se não estou erro. Penso que a partir daqui a sua carreira vai por água abaixo, até a fpf lhe atribuir o cargo de seleccionador.

    ResponderEliminar