terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Venha a Nós o Negócio do Século

Por agora ainda são só "capas" de jornal e aguarda-se a confirmação. Mas parece que está mesmo por horas a revelação que também o Sporting vai fazer um "negócio do século". Por muito que custe a muita gente (dos rivais) e a alguns ressabiados internamente, o Sporting vai retirar benefícios da tal atitude "bélica" que permite entre muitas outras coisas…colocar o nosso clube sempre na vanguarda de todas as questões do futebol português e…não menos importante…acordar uma massa adepta algo adormecida e conformada com um papel secundário na disputa das glórias que se retiram das conquistas desportivas.

Repito uma ideia que costumo sublinhar aqui no blog: o dinheiro só é muito, quando se faz bem uso dele. Quando o bolo se parte e reparte até à exaustão…são apenas dados contabilísticos num Orçamento. Os super-negócios do futebol português são para mim, muitas vezes, apenas manobras de publicidade…os principais beneficiários muitas vezes são desconhecidos e os clubes são demasiadas vezes as "vacas" de onde muitos retiram o "leite"…facto…os passivos mantém-se em crescimento…e isso prova que estes e outros negócios do século são apenas artifícios numerários que mascaram o profundo endividamento das SADs em Portugal, com uma lista de "credores" tão gorda como anónima.

Espero que o Sporting faça uso desta futura verba, de forma diferente dos seus rivais. Amortizando, de facto, as suas imensas dívidas e sim, também canalizando alguma percentagem para a equipa principal, mas o mais importante seria pegar no excedente que acresce ao já recibo actualmente e saldar a maior fatia possível dos créditos que mantém com uma banca cada vez mais em colapso. Os que defendem que as dívidas são para gerir e não para pagar caem permanentemente no engano de que nada vai mudar no nosso país, mas apesar dos sinais muitas vezes apontarem nesse sentido, eu e muita gente acredita que o actual status quo financeiro de Portugal é insustentável e que andamos muito perto da tal gota de água que fará transbordar um copo repleto de injustiças, crimes e falta de ética. 

Quando tal acontecer, espero que o Sporting esteja ao lado de quem exige que tudo e todos em Portugal sejam exemplo e ajam em tudo na vida, respeitando a lei e todos os pactos sociais. O Sporting Clube de Portugal é uma instituição superior aos interesses correntes e pessoais e deve, sempre, mas sempre gerir-se de forma exemplar, exigindo justiça através do seu próprio exemplo. Estas centenas de milhões pré-anunciadas só serão importantes se forem colocadas ao serviço do futuro do clube. Se servirem de combustível para as batalhas do "hoje" serão perdidas entre enganos e desenganos, entre braços de ferro com quem já provou que apenas se preocupa em ser "mais" ou "mais forte" que o "outro".

O Sporting já é "grande" o suficiente para investir as suas energias a tentar medir-se em relação aos seus rivais. Pode e deve é investir na sua viabilização como instituição de mérito cultural, como instituição de valor social, como instituição de excelência desportiva…tudo o resto são discussões efémeras, pilinhas grandes e pequenas, carros e autocarros, barracas ou condomínios de luxo. O que ficará para a eternidade é o orgulho e a esperança dos adeptos no espectáculo desportivo e no bom nome do seu clube.


SL

1 comentário: