segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Os Manéis também ganham campeonatos

O tempo foi o pior inimigo de um jogo que tinha tudo para ter mais uma excelente casa, rumo a mais uma vitória caseira e, pensámos todos nós, manter a liderança durante mais uma semana. Os dois rivais venceram (ou estavam em vias disso) e se faltassem pernas para 72 horas depois jogar mais 90 minutos, sobrava necessidade.
Jesus mexeu no 11, não tinha alternativa. Numa semana de 3 jogos, o plantel teria de provar que oferece mais do que 11 soluções viáveis, mas este Sporting tem Manéis q.b. para enfrentar adversários do nível do Moreirense, pelo menos isso tem.

O jogo começou morno com o adversário à espera do ver o que nós daríamos à partida…e nós a tentar gerir a velocidade do encontro para que a calma fosse a nota dominante. Ao primeiro sinal de impaciência vindo do banco, os jogadores mudaram de velocidade (talvez lembrando o sofrimento tardio frente ao Belenenses) e começaram a surgir os primeiros lances de perigo. O golo acabaria por chegar de onde menos se espera desta equipa, mas onde as formações de JJ  costumam ter argumentos válidos - um lance estudado que mudou um remate de livre para uma desmarcarão rápida de Gelson. Para surpresa de todos, até minha confesso, o "miúdo" avançou com a bola e disparou cruzado para o golo. Há quem consiga ver um bloqueio de Esgaio na jogada, eu sinceramente vejo uma tentativa do jogador leonino de reduzir a expansão da barreira e um jogador do Moreirense a tropeçar num colega de equipa. Enfim, coisas para Pedro Guerra e RGS perderem 20 minutos a tentar rescrever como realidades conspiratórias. Caguei.

Depois de aberto o marcador, muitos pensaram que o mais difícil estaria feito…e tiveram razão. Quase de seguida Adrien e Aquilani combinaram para um belo golo. 2-0 e o Moreirense estava nas cordas. Veio o intervalo com uma atmosfera de calma em Alvalade que caiu que nem aquecedores a quem enfrentava uma noite fria e muito molhada. O regresso do balneário trouxe mais do mesmo e depois de Slimani ter corrigido o pénalti a equipa colocou a placa de "volto já" e foi para Braga. O Moreirense não entendeu de imediato, mas de tantas vezes que se viu com a bola nos pés com tempo de ensaiar ataques…lá lhe caiu a ficha e não mais largou o osso. JJ que não precisa da queda de fichas para ler o jogo, refrescava o meio-campo, mas o problema dos jogadores não era frescura…era mesmo vontade de fazer mais do que trancar o 3-0 no marcador. 

O Moreirense reduziu de pénalti (confesso que ainda não vi o lance na tv) e haveria de tentar algo mais, mas sem sucesso. Primeiro porque o Sporting tem um grande guarda-redes e segundo, porque avisados, os defesas tentaram evitar males maiores. Ficou a sensação que foi o Sporting que colocou o adversário no jogo. Acaba a partida, sensação de dever cumprido da equipa e dos adeptos. Mais uma importante vitória. Mais uma a somar-se a uma rotina de campeão que se vai instalando. O clássico de dia 2 decidirá o espaço que esta equipa terá para continuar a afirmar-se como favorita. Nesta semana e até à Madeira continuamos na posição mais desejada.


SL 

4 comentários:

  1. Foi um bom jogo!

    De facto foi o SCP que os deixou entrar em jogo. WC e JM entraram mal e o meio campo que podia até aquela altura estava ganho, deixou de o estar. No entanto ficaram as boas indicações de Aquilani,Esgaio e até mesmo de Teo.

    SL

    peaoverde.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meio campo que entrou a substituir "não aqueceu" o suficiente para que a equipa cpontinuasse em velocidade de cruzeiro...
      Mas nunca tive receio de que não ganhássemos...
      Pena a chuva... que sempre acabou por retirar ao jogo uns milhares de pessoas...!

      SL

      Eliminar
  2. Grande jogo do Manel Aquilani,melhot qualidade de passe em Portugal e classe,muita classe.
    Partimos para Braga num jogo que se avizinha difícil,e onde se vencermos temos boas hipóteses de fazer pelo menos a dobradinha,cheira-me que Aquilani é lançado de início.
    E dia 20 jogo com a União que não me preocupa muito,apesar do treinador ser manhoso(não no bom sentido,de todo) e terem 1/2 jogadores de qualidade penso que conseguiremos levar os 3 pontos e mantermo-nos na liderança

    ResponderEliminar
  3. Errado. Quem ganha campeonatos são os Jorges Roubas dos apitos, os treinadores avençados e os clubes submissos ao nalguedo. Como se viu ma Madeira ontem e hoje.

    ResponderEliminar