quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Os Campeões também perdem

Perdemos. Fomos eliminados. É menos um objectivo na época. Infelizes? Abatidos? Descrentes? Naaaah.

O Sporting ontem em Braga perdeu, mas (e isto não é tanga para fazer boi dormir) tanto como o adversário ou até mais, podia ter ganho. A equipa podia ter sido mais cínica no jogo, podia ter-se remetido ao contra-ataque nas duas vezes que se encontrou em vantagem…mas não o fez e isso não é uma falha estratégica…é apenas a forma como a equipa sabe jogar, e fá-lo bem.

Se porventura JJ tivesse mandado recuar as linhas quando estávamos em vantagem e o Braga tivesse conseguido marcar, não faltariam hoje críticas ainda mais severas ao comportamento da equipa. Depois de perder, há sempre 1001 coisas que podiam ter sido diferentes. Mais do que a disposição da equipa, o cansaço acumulado jogou no que as duas equipas conseguiram fazer. O Braga, diga-se em boa verdade, rebentou mais tarde…ou pelo menos a maioria dos seus jogadores conseguiu adiar a exibição do desgaste.

Hoje, não vejo nenhum motivo para derrotismos. O Sporting foi a Braga e não se amedrontou, jogou como sabe e esteve a milímetros da passagem. O Braga disputou bem a partida e não foi tão ineficaz como contra a "leitosa" equipa de Carnide…(ainda hoje não sabem como é que venceram aquilo) e não fora dois erros óbvios do árbitro (com interferência no resultado) e teria convencido o país de que é de facto um adversário a ter em conta. Se a falta sobre William fosse assinalada ou o golo a Slimani validado, o Braga simplesmente não tinha passado a eliminatória. Ponto.

Mas mais do que "chorar" os erros de terceiros, o Sporting deve olhar para a frente e especialmente os adeptos devem ter bem presente que não há equipas imbatíveis. Todos perdem e o Sporting não é, ainda, o PSG em França ou o Bayern na Alemanha…não somos hegemónicos, existem rivais com valor para nos ganharem jogos. A época do Sporting valerá as vezes que consigamos derrotá-los. E mais do que pensar já no clássico de dia 2 de Janeiro, existe no Domingo um jogo muito difícil para disputar. O União da Madeira merece atenção redobrada e o melhor que sabemos fazer. Outros, há bem pouco tempo pagaram a factura de um excesso de confiança absurdo de imaginar que os resultados são copiáveis. 

O Sporting deve empenhar na Madeira, o mesmo esforço e brio com que se deslocou ao Minho. Se o fizer, trará mais 3 pontos e alguma tranquilidade para passar um Natal com a convicção de dever cumprido.


SL

8 comentários:

  1. O fábio lampioníssimo também esteve muito bem. Cumpriu os desígnios de quem o nomeou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não creio que tenha existido intenção de prejudicar o Sporting, mas também não vamos branquear que fomos prejudicados.
      Apesar de termos perdido, a exibição foi muito boa. Temos uma equipa em construção e ontem, fisicamente, rebentámos. O prolongamento foi quase como um castigo para os jogadores.
      Agora é apontar baterias ao União e encarar o jogo com seriedade e competencia, porque vai ser um adversário que vai colocar o porta avioes á frente da baliza e, como não podia deixar de ser, vai fazer o habitual anti-jogo

      Eliminar
  2. "os campeões também perdem" Campeões do quê?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me diga que ainda quer meças, depois de comer na nalga 3 vezes seguidas!! o actual titulado de campeão já não o é há muito. Um campeão fartinho de perder...
      Do que aqui se fala é da atitude actual do SCP que o poderá fazer campeão! és um artolas anónimo.

      Eliminar
    2. Da taça de Portugal. Tal como o Boi-campeão já levou 3 vezes no nalguedo do Campeão da Supertaça, ontem o campeão da Taça de Portugal perdeu contra a nova geração dos apitadeiros, no caso excelentemente representada por fábio lampioníssimo.

      Eliminar
    3. Campeões em atitude. É que há campeões em título que andam a jogar "à Guimarães" a esconderem-se do domínio das partidas.

      Eliminar
  3. http://misterdocafe.blogspot.pt/2015/12/fabio-verissimo-quem-sai-aos-seus-nao.html

    ResponderEliminar