terça-feira, 22 de setembro de 2015

Indisfarçável

Já não são apenas "dores passageiras". São sintomas reais. O Sporting perdeu organização, concentração e...Carrillo. O Nacional fez muito pouco para ameaçar levar 3 pontos de Alvalade, mas fez o suficiente (e com 10 homens) para empatar. Os leões entraram bem, com dinâmica e vontade de marcar cedo...e sem nada que o justificasse...enervaram-se, foram perdendo fulgor e clareza. A meio da segunda parte o estado de ansiedade de muitos jogadores eram absoluto. Pela juventude e ainda alguma inexperiência desculpa-se Esgaio e Gelson, mas já será mais complicado justificar a nulidade de Teo, Jefferson, João Mário e principalmente Ruiz.

Foram muitas unidades abaixo do exigido. Tanto assim que quem entrou salvou o jogo. Montero e Mané combinaram para um belo golo aos 86m e André Martins andou bem perto de assistir para mais um. Fora as ideias "feitas" de que tudo é difícil e que sofrer para marcar um golo durante 60 minutos de vantagem numérica é normal...o que é visível é uma falta de confiança exagerada, em todas as fases do jogo e em quase todos os elementos do 11. Jesus saberá melhor que ninguém que a manutenção deste "estado" fará o clube perder pontos mais tarde ou cedo. Urge voltar à sala de estudo e pensar em novas peças para o tabuleiro. A ausência de Carrillo e as exibição dos laterais direitos põem toda uma ala em questão. As últimas partidas foram claras, vão ter de existir adaptações.

Problema 1
Esgaio e Gelson provaram estar demasiado verdes para resolver partidas difíceis. Evoluirão no futuro? Sim. Dão segurança para grandes embates no presente? Não. Jesus vai assumir o risco? Claro que não. Não me espantaria que nos próximos dias comece a ensaiar uma adaptação a lateral e a repensar um novo ala para a direita.

Problema 2
Ruiz. Tem muita técnica, mas encostado à linha dá pouco ao jogo, muito pouco. Não tem velocidade para "rasgar" a defesa. Não tem cruzamento para servir Slimani. Toca muito bem a bola...combina com Jefferson de forma muito elegante, mas...falta muito mais ainda. Pode-se dizer que Gelson, mesmo fazendo uma partida a coleccionar erros...foi mais preponderante que o costa-riquenho. Cansaço? Não me parece. Inadaptação ao papel de extremo? Sim.

Problema 3
A disfunção de Adrien. Este jogador não pode ser o alicerce defensivo do meio-campo. É o motor e não os travões. A equipa com Adrien a 6...estará sempre destapada. O médio simplesmente não pára quieto e em transição defensiva anda de espaço em espaço a tentar "morder" o portador de bola. Basta uma mudança de flanco e Adrien já não está no sítio certo...que venha William depressa...ou o Paulista, porque frente a uma equipa que ataque ou contra-ataque (a sério) vamos continuar a sofrer.

Problema 4
Teo está "roto". Salta à vista que está sem velocidade, repentismo, agarra-se à bola como um pugilista ao seu adversário e dá-se à marcação de forma fácil. É um estupendo jogador, mas já começa cansado as partidas. Se Ruiz dura 40m, Teo dura 25m. Mesmo um Montero em baixa de confiança vai conquistar-lhe o lugar. Eu dava-lhe 2 semanas de férias (com regime de treinos) e provavelmente tinhamos jogador a sério a partir de Novembro. Assim vai continuar a arrastar-se até à lesão.

Problema 5
Não está Carrillo. Nem vai voltar a estar. O pai do jogador já disse o adeus da praxe e parece-me que do lado do jogador está tudo resolvido. Família e empresários perfeitamente orquestrados para criar conflito e justificar a "revolta" do jogador. Há uma clara tentativa de colocar as coisas como um caso de prepotência de BdC..,é uma estratégia como outra qualquer e uma "desculpa" para não assinar a renovação. O problema agora nem é tanto o que fazer com Carrillo, mas como superar a sua falta. A equipa perde um flanco sem ele. E para mim a solução nunca será o seu regresso (o clube é muito mais importante que ele). Mas algo terá de ser feito, Jesus parece andar a experimentar...e Gelson ontem não deve ter recebido boa nota. Próximo: Mané.  Será suficiente?

SL

PS - A expulsão foi correcta atendendo ao critério. O critério é que foi exagerado. Juntando isso aos 3 penaltis por marcar (sobre Ruiz e duas bolas nas mãos em lances com Slimani e Jefferson) dá uma arbitragem horrível. E não acho que o Nacional tenha sido tão mais prejudicado. Uma coisa o árbitro fez bem...amarelou o anti-jogo. Nisso, os meus parabéns.

4 comentários:

  1. Gelson ainda é muito verde para poder jogar 90m. Acho que seria mais útil ele entrar na 2ª parte, por exemplo, aos 60m e deixa-lo jogar 30m a apertar com os defesas, pois nessa altura ele estará fresco e os defesas não.

    ResponderEliminar
  2. Iuri Medeiros está emprestado...

    Matheus, Podence e Rafael Barbosa ainda estão mais verdes que o Gelson.

    Dramé?

    Gelson vai ter de continuar a jogar. São dores de crescimento.

    Outra coisa é a velocidade com que jogamos e que permite que as defesas numerosas se organizem.

    ResponderEliminar
  3. Problemas identificados. E soluções? Não há. Do nível deste Carrillo, não há.

    O que vale é que pelo menos a equipa vai melhorar defensivamente com William e Ewerton. Menos mau.

    ResponderEliminar
  4. Uma análise fria 3 sensata. Globalmente estou de acordo. Mato já uma questão que de pormenor, face ao resultado, mas de pormaior atendendo ao que está a acontecer neste campeonato (e fico-me por esta competição): o lance do Gelson é penalti. E baseio-me num simples facto. Se o Gelson tivesse ido pelo lado da bola o defesa não se chegaria para trás espetando o rabo.

    Morto este ponto, tal como a globalidade da CS matou todos (o 2o amarelo é que foi o erro grave), passo ao segundo que me parece fundamental: como o jogo começa e com a equipa agarrada de trás como esteve, metendo o primeiro cedo, tinha dado goleada.

    Concordando com a restante análise, foi o que me pareceu vendo o jogo da bancada B.

    SL

    ResponderEliminar