sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Defesa do tempo

Esta equipa do Sporting é boa, mais trabalhada a nível táctico, competente na maioria das funções do jogo...mas tenho de admitir que ainda está aquém sobretudo a nível defensivo. As razões podem ser várias e mais adiante falarei sobre isso, mas a principal razão de esta ainda não ser uma defesa "à Jesus" é bem simples de entender. Leva tempo e não se pode dizer que o trabalho seja todo dos jogadores em entender as ideias do treinador, parece-me aliás que há mais trabalho para o último em entender a melhor forma deste conjunto de jogadores poder formar um bloco mais sólido na vertente defensiva.

Tenho como seguro que uma certa tremideira que a equipa sente quando o adversário coloca muitos jogadores na sua área ou perto dela, desaparecerá mais há frente...especialmente quando certos jogadores entrarem nas rotinas mais correctas por habituação de processos.

1. Ninguém poderá desprezar o facto de em alguns encontros ter restado Paulo Oliveira do elenco do ano anterior e na maior parte este e Jefferson. Se repararem nas rotações de todas as grandes equipas é na baliza e na defesa que se mexe menos...e isso tem uma explicação - as rotinas.

2. Ter Adrien ou William à frente da defesa é bem diferente. Apesar de toda a competência do capitão, não é um jogador  que entenda a transição defensiva posicionalmente, preocupa-se demais com o portador da bola...e não com a cobertura de zonas de colocação posterior de passe. Frente ao CSKA a equipa esteve defensivamente "cega" ao não entender que o esquema de soltar os alas começava precisamente pelo centro...e a não pressão desta zona (mesmo que até mais adiantada no terreno) deixava os médios russos muito tempo para poder variar o jogo. Este é só um exemplo de como a equipa crescerá muito quando William ocupar a sua posição natural.

3. As estratégias de jogo de JJ assentam (em 90% dos jogos) em conseguir uma posse de bola bastante eficaz junto à área adversária. Isso obriga a um posicionamento bastante adiantado da equipa onde principalmente os laterais funcionam muitas vezes como extremos. Quando a posse é perdida, há que recuperar muitas vezes em poucos segundos 60 ou mesmo 70 metros...este trabalho é muito duro e desgastante e só quem já jogou à bola sabe o que isto representa ao longo de 90 minutos. Pedir esta odisseia atlética a Esgaio ou João Pereira é...ter muita fé na capacidade dos mesmos. Um esteve demasiado tempo sem competição o outro nunca foi do género de grandes correrias. O primeiro a adaptar-se...ganhará a titularidade para a época. Já no lado oposto, Jonathan parece preparado para dar "dores de cabeça" ao treinador. Na Russia foi dos melhores em campo e apesar de pouco ter jogado no ano passado, está ali um bom lateral que convém não deixar "secar" à sombra de Jefferson. Mas ambos adaptar-se-ão melhor as exigências do treinador.

4. Paulo Oliveira continua a merecer toda a confiança e na minha opinião não será fácil tirá-lo da equipa. Se Naldo, que foi uma excelente adição ao plantel, não se assumir como elemento mais preponderante na linha dos 4, não dou como certo que Ewerton lhe ganhe o lugar, mas corre esse risco. Uma palavra para Tobias que fez o que pôde para colocar Ciani ao nível de um 5º central e isso é uma conquista sua. Embora não tenha chegado o tal central, patrão de caras à equipa, os lote disponível é do melhor que temos tido...faz muito tempo. Mais uma vez, a assimilação de processos (que existia já entre Ewerton e Oliveira) não está a ser tão rápida com Naldo, por uma razão evidente. O brasileiro vem de outra "escola" de posicionamento, Udinese e Getafe são equipas que defendem muito recuadas e estar com 25 metros nas costas ou 60...é bem diferente. A seu tempo e com as correcções devidas (sim, no Sporting é importante controlar a linha de fora-de-jogo) Jesus pode fazer muito mais de Naldo do que fez com Jardel no benfica.

5. Não depende da equipa, mas enerva-a e provoca muitas desconfianças....o erros dos árbitros têm sido à fartazana. Inventando penaltis e validando golos ilegais...não há defesa que não trema quando se tem por certo que há sempre a possibilidade de um avançado fazer o que não pode ou que eles mesmos não devem fazer o que lhes é permitido pelas leis de jogo. Nenhuma equipa adquire segurança e motivação ao ter a sombra negra do apito por cima de cada lance na área.

Por todas estar razões, acredito seriamente que, semana após semana este Sporting pode melhorar muito. Concentrei-me na vertente defensiva, mas o mesmo pensamento é válido para as diferentes zonas e funções do 11 de campo. Leva tempo....mas vai estar lá.

SL

7 comentários:

  1. Um pormenor relativo à defesa!

    Para o campeonato sofremos 3 golos:
    - Tondela com o braço em fora de jogo;
    - Paços penalty "duvidoso";
    - Académica penalty "fantasma";

    Não há defesa que nos valha para estas "incidências" do jogo ... JJ ainda não conhecia em rigor este tipo de situações de forma tão recorrente.

    SL,

    ResponderEliminar
  2. Arranjam sempre argumentos para tudo looool
    O vosso mal tem sido sempre desculpabilizar as vossas equipas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu desculpo à minha equipa seguir em primeiro no campeonato em igualdade pontual com FCP e Arouca, e ter ganho uma Supertaça. Mesmo que gamados em todos os jogos.

      Eliminar
    2. E o vosso mal é terem a memoria curta! Nada que uma linha ou uma rameira não resolvam. Felicidades para a cura.

      Eliminar
    3. Comentário típico de adepto com o cérebro afectado pelas drogas e ou pelas putas.

      Eliminar
    4. UIIIIIIIIIIIIIIII vão á frente do campeonato á terceira jornada e já fazem a festa?
      Eu compreendo que 18 anos a limpar teias de aranha é foooooooooooooooooooooo

      Eliminar
    5. Estiveste a dar na coca, uma vez mais ...

      Eliminar