segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Sem tempo para celebrar

A vitória em Aveiro foi sofrida e merecida, mas parece ter deixado à vista que este Sporting é excelente a criar jogo e marcar, mas falta-lhe ainda algum ritmo para não "adormecer". É que azares fortuitos como o golo do Tondela podem sempre acontecer e não há necessidade de sofrer tanto para garantir 3 pontos frente a um conjunto a tantas milhas de capacidade do Sporting.
O jogo frente ao CSKA exigirá mais constância nos desempenhos e porque o adversário tem gente que gosta de atacar e sabe fazê-lo, convém não dar nenhuma bola ou resultado por ganho até ao apito final. Mas voltando a Aveiro e olhando à equipa, ficam algumas impressões, com notas de 0 a 10:

Rui Patricio (6) - Zero de trabalho e sem culpas no golo.
João Pereira  (6) - Deu menos nas vistas que na SuperTaça. Competente a subir no flanco, mas deu alguns espaços ao Murillo desnecessários. Esteve na origem do golo da vitória : )
Jefferson (7) - Jogou muito, mesmo muito. Nem sempre bem...mas quando se fazem 30 cruzamentos é normal que a eficácia baixe.
Naldo e Oliveira (6) - junto os dois porque excepção feita à falha colectiva de marcação no canto, fizeram bem o que tinham para fazer, que foi muito pouco, o Tondela deu zero dores de cabeça na frente de ataque.
Adrien (8) - Bom jogo e um penalti salvador. A frieza para não falhar num momento decisivo deu 2 pontos ao Sporting.
João Mário (8) - Jogou e fez jogar. Está "solto" o rapaz e parece ter ganho outra vida com JJ. Marcou o primeiro golo do jogo, e da Liga. Promete continuar a fazê-lo.
Ruiz (7) - Começou bem, brilhou e depois foi perdendo protagonismo no jogo. Grande jogador, precisa de mais capacidade atlética para "sobreviver" nestas tácticas de JJ.
Carrillo (7) - Menos bem que na SuperTaça, mas foi claramente o desequilibrador do Tondela. Podia ter feito mais na hora do último passe e pede-se menos dribles no último terço do terreno.
Teo (6) - Não está em forma. É importante no desempenho táctico e luta melhor que Montero pela posse da bola, mas ainda se estará a adaptar à velocidade de jogo. Daqui a um mês o seu valor será mais efectivo.
Slimani (7) - Se tivesse sido mais certeiro o Sporting tinha provavelmente goleado o Tondela. Se em termos de movimentos e trabalho para a equipa teve nota 20, em termos de eficácia a nota foi bem mais baixa. Ainda assim, um dos mais importantes para o Sporting.
Mané (6) - Substituiu Ruiz numa altura em que o Tondela só defendia o empate e ajudou a empurrar o adversário para a sua área. Boa entrada.
Montero (6) - A dúvida entre o que dá à equipa e se será menor que o que dá Teo manter-se-á. Entrou bem e procurou mexer com a frente de ataque. O problema é que a bola já não chegava lá redondinha.
Gelson Martins (7) - Entrou e abanou logo a partida. O adversário deixou-o criar até à área e isso revelou-se fundamental para garantir os 3 pontos. Quase marcava numa boa triângulação e depois conquistou a penalidade ao conseguir receber a bola num ressalto e ter a inteligência de sentir o contacto do extremo adversário.

Jorge Jesus (7) - Entendeu bem que tinha de mexer no ataque e não foi culpa sua a equipa ter "descansado" no início da 2ª parte. Deve incutir no plantel que a seguir ao primeiro tem de chegar o segundo golo para evitar perder pontos preciosos frente a adversários que não os irão roubar a outros rivais. Os três jogadores que entraram deram novo fôlego e aposta em Gelson Martins revelou-se tão importante como surpreendente, pelo menos para quem vê JJ como um treinador que acredita pouco nos jovens portugueses.

Nota especial para a Onda Verde que fez de Aveiro Alvalade. Eles mereceram a vitória como ninguém.

SL

1 comentário:

  1. Caro Javardeiro, peço desculpa por este pequeno SPAM, fiz um pequeno vídeo com a sucessão de faltas do Tondela que culminou no amarelo a... Adrien. Está em www.abolanaotempulmao.blogspot.pt. Estou a planear ir fazendo mais vídeos deste género esta época. Já adicionei o Leão de Plástico ao meu blogroll, se achares o meu espaço interessante, agradecia que o adicionasses também.

    Obrigado.

    ResponderEliminar