terça-feira, 18 de agosto de 2015

O Bilbao deu-nos umas ideias

Muitos dos serões de ontem dos jogadores do Sporting devem ter sido passados a ver a 2ª mão da SuperTaça Espanhola. E devem-se ter acendido algumas luzes durante o tempo que tiveram a tv sintonizada no Nou Camp. O Athletic simplesmente procurou adiar o 1º golo blaugrana e esperar pela desorganização e impaciência do adversário. Ela aconteceu. O Bilbao, super underdog do troféu fez um brilhante 5-1 nas duas mãos.

Todos sabemos que o Barcelona é muito mais equipa que a equipa basca. Mas num jogo a duas mãos as tácticas devem ser bem pesadas porque são sempre dois jogos bastante diferentes. Luis Henrique quis despachar a Taça na 1ª mão e depois de sofrer o 0-1 quis empatar, depois de sofrer o 0-2 quis marcar um golo e depois do 0-3 quis que o jogo acabasse. Resumo: sofreu 4 golos e não marcou nenhum...nunca contou com uma derrocada anímica da sua equipa e ela aconteceu. Porque o Barcelona é uma equipa de homens que acusam os golpes como quaisquer outros. Na segunda mão, a esperança era marcar cedo...e até houve muitas ocasiões para tal....mas a pressa estragou tudo.

O CSKA não é o Barcelona, mas este playoff também se disputa a 2 mãos. A táctica dos russos será óbvia. Não sofrer golos e esperar pela necessidade do Sporting marcar para contra-atacar. Não irão arriscar nada, tentando levar o nulo até ao ponto da impaciência da equipa e dos adeptos...para depois estender a equipa num jogo mais rápido e directo. O que pode fazer o Sporting e Jesus? Na minha opinião pode deixar-se de merdas de jogar com o resultado e fazer apenas o que se pede. Levar o 0-0 para a Rússia não serve, por isso, os leões devem encarar este jogo como qualquer outro...quando tivermos a bola atacamos, quando a perdermos...defendemos. Nada de diferente do que fizemos na Supertaça. E ao contrário do que foi a evolução do 1º jogo na liga, se eventualmente marcarmos o 1º, manter a pedalada para não deixar fugir o 2º. E aqui sim, o ônus do marcador passa para os russos e podemos baixar linhas e substituir jogadores mais lentos (Teo e Ruiz) por atletas mais rápidos (Mané e Gelson) jogando com o adiantamento do CSKA.

Devo dizer que vi algumas partes do derby entre CSKA e Spartak e entendi a qualidade de alguns jogadores como óbvia, especialmente a meio-campo e nas alas. A defesa é bastante permissiva (o Spartak perdeu 2 ou 3 golos feitos) com centrais muito posicionais e lentos, somando 2 laterais que gostam de subir e são lentos a recuperar. E o Spartak está bem longe deste Sporting, portanto, ninguém diz que vai ser fácil...mas não desdenho a nossa capacidade para fazer um bom jogo e derrotar o CSKA, não será nada de extraordinário, porque sinceramente o clube moscovita não é um ManUtd, um ParisSG ou mesmo um Mónaco. Não tivemos a sorte (como o porto no ano passado) de nos ter calhado um Lille, mas atendendo ao prémio em disputa, temos de...

...provar que somos bons para estar entre os melhores.

SL

Sem comentários:

Enviar um comentário