segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Dominar o habitat

Vou já direito ao assunto: o Sporting provou que é, para já, uma equipa mais forte que o seu rival de Lisboa.

E isso são boas confirmações, mais do que notícias. É que nem sempre as nossas cogitações de pré-época se confirmam na hora da verdade. Mas ontem, todos os que viram o jogo, tiraram as mesmas ideias, os que as têm e os que ainda as procuram. O resultado podia ter oscilado, 1-0, 2-1 ou 3-1, mas com mais ou menos justiça arbitral a verdade é que o Sporting mereceria sempre a vantagem do marcador.

Para mim o que diz o placcard nem sequer é o mais importante, o que me encheu as medidas foi a diferença do futebol jogado pelas duas equipas. O Sporting com um fio de jogo, tentando construir progressão e pressionando o seu adversário...o opositor confuso tentando primeiro isolar os extremos entre o espaço que os laterais deixam na linha e, já a perder, bombeando bolas para a área à espera de um ressalto miragroso.

Na verdade o que JJ disse antes da partida, confirmou-se em pleno. As ideias do adversário eram as dele, mas já lá não morava o cérebro, de facto, o benfica pareceu sempre um conjunto sôfrego, reactivo, nervoso e só em desvantagem procurou assumir alguma despesa do jogo. A primeira batalha foi ganha, inicia-se agora uma "guerra" de rescaldo onde o Sporting só pode infelizmente perder. Os lobbys encarnados nos media não são tão frágeis como as estratégias de Rui Vitória e não haverá quem vá ver forças e méritos no lado de quem perdeu.

Se não tivesse seguido o jogo com muita atenção quase que podia mesmo acreditar que o Nelson Semedo tinha sido o MVP da partida. Que a defesa do adversário tinha sido mais eficaz que a nossa, que o meio-campo e extremos do benfica tinham dominado a partida ou que o Jonas e o Mitroglou tinham feito mais do que andar a apanhar bonés durante todo o jogo. Quase. É o que dá ter os elementos certos no lugar certo. Ainda não dei uma vista de olhos pelas capas dos jornais, mas não é preciso, imagino muito bem o quanto se vai poupar a factura da partida ao Carnide e o foco do vencedor será muito mais a polémica do que as virtudes da equipa.

Há uma parte do lobby que, felizmente, trabalhará a favor dos rivais do benfica. A que elogiando pensará proteger e manter saudável a sobrevivência da ideia que a estrutura não jogou ontem e que todos os deméritos se ficam a dever à ineficácia do treinador. Pois que continuem com essa opinião e a difundam o mais possível. Isso garantirá pelo menos mais um mês de equívocos e provavelmente uma 2ª abordagem ao mercado tão má como a primeira.

Olhando para a parte mais interessante do resultado do jogo, os jogadores do Sporting mostraram serem bons alunos das aulas do mestre e foi muito saboroso ter visto ontem uma equipa com muito mais do que dúvidas e muito mais do que esboços a enfrentar sem medos o bi-campeão nacional, como se fora ela sim a equipa treinada há 6 anos por JJ. Todos se empenharam e alguns mostraram já no 1º jogo oficial da época que valeram a pena todas as venturas que levaram às suas contratações.
Naldo, J.Pereira, Ruiz e Teo foram os reforços em jogo e provaram-no acrescentando classe, força e segurança à equipa. Teo subiu muito de produção, especialmente táctica. Ruiz foi pura classe em tudo o que fez. J.Pereira mostrou que acalmou com os anos e não perdeu fulgor. Naldo tão bom como Oliveira (o que nesta fase da época é o melhor elogio que posso fazer ao brasileiro, tal é a forma do português).

Mas talvez até mais dos que os reforços, foram os do costume a meter as garras na taça. Normal, este é o seu...habitat...Patrício, Jefferson, Oliveira, Adrien, J.Mário, Carrillo, Mané e Slimani não se ficaram nem um pouco atrás das novas estrelas e prometem dar cartas toda a época no tabuleiro de jogo do treinador.

Agora é capitalizar esta conquista e chegar com firmeza aos próximos encontros. Primeiro na Liga onde há que começar a marcar o ritmo desde o primeiro minuto da primeira jornada e depois no apuramento para a Champions onde o CSKA não sendo nenhum tubarão pode morder com mais força as nossas desatenções e fragilidades. Mas isso virá mais para diante. Agora é hora de saborear a vitória e ter uma segunda-feira "daquelas" boas.

SL

2 comentários:

  1. Confesso que não simpatizava mesmo nada com JJ..
    Achava-o arrogante, talvez até um pouco bronco...sei lá...
    Não gostava e pronto...!

    Depois que o homem "aterrou" em Alvalade, e como" tudo o que é" do Sporting, passou a ter o meu apoio, sim porque ue não sou dos que por exemplo assobiam a nossa equipa, não o faço em qualquer circuinstancia, pois sei que isso reverte em apoio aos nossos adversários...

    Mas confesso também, que o JJ "me convenceu"...

    Não é que tenha deixado de o achar arrogante, mas "desculpo-o" (agora que o começo a conhecer...), porque afinal o homem talvez não seja assim tão "arrogante", o que é ...é bastante competente, e "com medo" que os outros lhe não reconheçam essa competentecia..."demonstra-a" em todas as ciorcunstancias das suas actuações...

    Obrigado JJ por nos "teres trazido" de volta o futebol entusiasmente que eu já nem me lembrava de ver no nosso Sporting...

    Sim senhor...ontem foi mais uma... "limpinha"...(estás desculpado...)

    A "dor de chavelho" vai continuar a "atormentar" muitos dos articulistas e "comentadeiros" da nossa praça...tenham paciencia...

    Se isso não forlá com um chá de tilia..."arrefinfem-lhe" com uns quilitos de Kompensan...
    Pode ser que com o temp .isso melhor... porque passar isso não irá de todo...!!

    SL

    ResponderEliminar
  2. Correu tudo bem. Dada a escassez de jogos de pré-época do Sporting tinha a esperança que esta final fosse o nosso último jogo de preparação antes de 15 dias decisivos com as primeiras jornadas do campeonato e as duas mãos do playoff da Champions. E assim foi. Um jogo intenso, bem jogado (por nós), em que se viu a continuação da evolução da equipa. Pena só haver 3 substituições. A pré-temporada terminou em beleza. Agora, algo completamente diferente. Entrada forte no campeonato e apuramento para a Champions. Seria um mês de Agosto magnífico se, na paragem do início de Setembro, tivéssemos 9 pontos no campeonato e um grupo na CL.

    ResponderEliminar