segunda-feira, 3 de agosto de 2015

As candidaturas

No início da época são todos candidatos. Todos se declaram possíveis vencedores. No último dia de Agosto algumas coisas podem mudar e lá para meados de Outubro os cenários e as candidaturas são bem diferentes.
O Sporting anunciou a sua mudança. Investir. Na equipa técnica e em jogadores que tragam mais hipóteses de sucesso, é uma forma de candidatura. Nem todos os jogadores chegados reforçaram essa intenção, mas o mercado está longe de estar fechado e tal como o rival de Lisboa, espera-se pelo dinheiro de vendas para ir a uma segunda fase de compras. Uma primeira abordagem essencial está feita. Há um esboço de equipa mínima, veremos se chegamos ao outro nível.
No Benfica o cenário parece invertido, mas o discurso é o mesmo. Não poderia ser doutra forma. Têm a vantagem de ter toda a opinião mediática a suportar uma ideia, errada quanto a mim, que estão no mesmo patamar de soluções que os restantes rivais. Os resultados não dizem tudo, mas se olharmos atentamente ao plantel encarnado, falta ali tanta coisa, que só se pode concluir que há uma enorme fezada em Carnide que os veteranos Júlio César, Luisão e Jonas suportem mais um ano de alta rodagem (é que não existem alternativas) e que elementos como Jardel, Eliseu ou Pizzi façam sem JJ o mesmo nível de prestações. Pode-se culpar Rui Vitória por um plantel repleto de dúvidas quando tanto se promove a “estrutura”? Pode-se culpar um treinador por toda uma abordagem de mercado a contar com a venda de Salvio e Gaitan? Estará a “estrutura” a contar com “Colinho” para preencher as lacunas evidentes da preparação da nova época?
No Porto é tempo de abundância. Uma inacreditável abundância. Dizem que estão a gastar o dinheiro das vendas. Sim, elas existiram. Mas sinceramente espantar-me-ia se aos cofres da SAD tivessem chegado metade de todas as verbas anunciadas. O peso salarial do plantel (que ainda não está fechado) é de tal ordem que é evidente que esta versão portista é um autêntico viveiro de negócios. E por vezes os negócios não defendem penaltis nem marcam golos. Mas não vale a pena tapar o sol com a peneira, o Porto está a montar um conjunto de jogadores fortíssimo, com nomes de peso, muitas e assinaláveis soluções. Veremos se Lopetegui é rapaz para formar um onze ao mesmo nível. Se fosse dado este plantel a outros treinadores...

É cada vez mais evidente a descolagem dos 3 grandes de todas as outras equipas, durante várias épocas o Braga lutou por criar uma ponte entre a 2ª linha e os 3 crónicos candidatos. Cada vez mais esse cenário se afasta e o desinvestimento de Jorge Mendes quer no Benfica, quer no Braga pesa sobretudo nas hipóteses do clube minhoto. Paulo Fonseca tem um plantel muito longe das equipas dadas a JJ, Domingos ou Leonardo Jardim...e por mais que não aprecie a colagem do presidente do Braga aos sugardaddys Porto e Benfica, tenho pena que não existam mais equipas a contrariar o peso dos 3 habituais grandes.


SL

2 comentários:

  1. LdP, a tua atençao e, penso que merecedora de post, que o Benfica terá baixado para os 150 000 socios apos recontagem!

    Nota que estamos praticamente com 125 000 socios, pelo que estamos em condiçoes de os ultrapassar com uma diferença tão estreita caso haja uma mobilizaçao da nossa fiel massa adepta.

    Saudaçoes Leoninas

    ResponderEliminar
  2. O Sporting anunciou a sua mudança. Investir.
    Quando acabar isto tudo vamos lá comparar com anos anteriores quanto é que foi esse investir e quanto ficou a massa salarial e depois vemos.

    ResponderEliminar