terça-feira, 4 de agosto de 2015

Ah...e tal

Como já vem sendo hábito, as segundas-feiras são o palco de referência para as justificações futebolísticas nos media. Depois de os 2 grandes de Lisboa darem por encerrada a sua pré-época, ontem foi tempo para "reflectir" nos pontos de situação dos dois clubes. E, meus caros, foi um manjar divino de comédia, ou se preferirem, um manjar de comédia divina.

O Sporting, apesar de todas as novidades, upgrades ou fortalecimento teórico foi completamente relegado para segundo plano. Mas desta vez por uma boa razão. Houve que apresentar todo um rol de desculpas, 96% delas completamente esfarrapadas, para que seja compreensível e até admissível o zero redondo em que se encontra o super candidato, favorito, eternamente preferido Sport Arábico e Benfica.

Eis só algumas das justificações:

- Em digressão (a tal que era a do século...) é difícil treinar e afinar uma equipa.
- A equipa oscilou entre locais do globo com temperaturas muito altas e muito baixas.
- Competiu com equipas de grande nomeada (...como o Monterrey ou o América, ou mesmo a 2ª linha do PSG)
- Enfrentou equipas com uma preparação muito mais adiantada (...como a Fiorentina, ou um NY Red Bulls em versão rodízio de jogadores)
- O Rui Vitória não conhecia os jogadores em modo treino (...?...)
- O Carnide faz más pré-épocas e depois boas temporadas (é uma causa-efeito parodoxal, para não dizer mais)
- Foram demasiadas viagens longas (de quem será a culpa?)
- Foram contratados muitos jogadores que não conheciam Portugal e o Benfica (Sporting e Porto contrataram muitos mais "estrangeiros"...mas ok)
- Alguns dos reforços ainda não assimilaram as ideias do treinador (quais ideias?)

Enfim, há de tudo e para qualquer gosto. A principal conclusão ou elação ninguém faz ou tira...o Benfica está tremendamente atrasado na preparação de uma equipa, quer na definição do plantel, quer no trabalho táctico de um onze. Estes dois factos, repito - factos, são porventura emanados pelo mesmo problema de origem - a restrição orçamental e aqui reside o cenário que todos os media andam a tentar construir (porque há dados suficientes que o permitem fazer): Vieira simplesmente não tem crédito bancário ou sequer folga de tesouraria para gastar. E das duas uma...ou vende Gaitan usando a verba para contratar 3 ou 4 jogadores de media-alta qualidade, ou o plantel será mesmo este com uns reforços de veteranos sem contrato de última hora...o pior é que nem todos os dias é Natal e o efeito Jonas é muito raro no futebol.

Ao menos o Sporting no início do mandato de BdC enfrentou a realidade e usou de honestidade para comunicar que enfrentaria um período de restrições orçamentais...porque não havia dinheiro, ponto final. Mas com Vieira nunca se terá essa "sorte" ou frontalidade e os adeptos encarnados navegam entre uma espartana vontade de alinhar no discurso de "no poupar é que está o ganho" e uma incrédula vontade de perguntar onde param os milhões permanentemente anunciados.

Para mim não restam dúvidas que a tal "estrutura" do Benfica tem um problema chamado dinheiro e sem ele é muito complicado construir equipas, até porque a dependência da acção no mercado de Jorge Mendes é absoluta. Causa-me alguma perplexidade e confesso, muito divertimento, o estado de negação dos dirigentes e adeptos que se recusam a ver porque motivos o Monterrey limpou a Taça Eusébio com 3 limpos (podiam ter sido mais não fora as boas defesas de Júlio Cesar...). Simplesmente não conseguem ver, ou tentam evitar de entender o contraste desta equipa, com a que venceu a Liga ainda em Maio. É que resta apenas a disposição dos jogadores no terreno (e até isso está um pouco embrulhado) e os nomes nas camisolas.

Antes que se apressem a contestar este post com a tal boca "ah e tal só sabes falar nos rivais..." tenho que dizer aos mesmos que tontos são aqueles que não olham para os seus adversários e grandes são os que os consideram e respeitam...começando por analisar as suas forças e fraquezas. A grandeza de um clube ou massa associativa não advém de uma superioridade ou sobreposição sobre os outros, que impeça falar, pensar ou comparar-se com o rival. E sobretudo não me desfoca na devoção ao meu clube, bem pelo contrário. A identidade e a identificação faz-se sobretudo pela diferença e pela afirmação dessa diferença. Mas sem teorias de superioridade...o Sporting é melhor, maior e assim o será sempre...incondicionalmente, mas essa é a minha visão completamente parcial e interessada.

Pena que muitos não admitam que os comentários e análises que fazem sofrem do mesmo problema e pena também que outros se afirmem convictamente superiores tentando suportar essa posição com pseudo-factos e não com estados emocionais. O futebol português e eu ficaríamos muito agradecidos.

SL

2 comentários:

  1. +1
    Bom texto e boa análise LdP.

    Não devemos de ignorar os adversários, a blogoesfera sportinguista também precisa de analisar os adversários (analisar, não enxovalhar). O Sporting não disputa o campeonato sozinho, logo não podemos olhar só para a nossa casa. Analiso as outras casas, preocupo-me só com o que se passa na minha.

    Os benfiquistas vivem momentos complicados, não sabem onde anda o dinheiro, as contratações e a toda-poderosa estrutura. Do outro lado da estrada, o Sporting está a reforçar-se bem e com um excelente treinador, no norte, o porto a fazer um trabalho de continuidade onde foi buscar muitas "estrelas" (segundo diz a CS, dos que vieram o único que reconheço a capacidade é Casillas, Imbula não conheço e mesmo assim creio que Hélton oferece mais garantias do que Casillas)

    O barco do benfica está a afundar e já meterem toda a central de notícias a funcionar para branquear o que se passa e levar os benfiquistas a acreditar na toda poderosa estrutura.

    SL

    ResponderEliminar
  2. ah e tal só sabes falar nos rivais...

    ResponderEliminar