segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O plano B

Todos viram, todos comentaram, mas não vi ou ouvi ninguém dar relevo a Marco Silva por ter sabido criar mais uma nuance táctica no esquema do Sporting. Não é nada de impressionante colocar Montero em vez de João Mário, o Sporting sobretudo quando precisou de recuperar resultados já o havia feito. O que foi relevante foi a aposta inicial nesse modelo e de forma bastante diferente. Quem quis ver o posicionamento de Nani e Mane relativo a Montero pôde reparar que não estavam numa linha de 3, mas antes com os alas avançados - recuando o colombiano para os servir em movimentos de pinça.

Quando era Adrien, Nani ou Mane a chegar em domínio com a bola - Montero posicionava-se como 2º ponta-de-lança. Pode não parecer muito ou apenas um tique de "mestre da táctica" da minha cabeça...mas foi o que vi e foi diferente do que vi fazer até agora. Todos dizem que não funcionou, porque o Sporting não marcou. Eu acho que funcionou melhor do que era esperado. O Setúbal demorou 30 minutos a entender como defender em Alvalade e durante esse período o Sporting só não marcou 2 ou 3 vezes por mero acaso.

Talvez se tivesse marcado, estaríamos agora a ver as capas elogiosas ao golpe de génio do Marco. Mas eu não preciso de capas e os sportinguistas há muito que perderam esse vício. Este treinador agrada em 8º como em 6º e espero ainda agradar mais quando estivermos mais perto da frente. Não é todos os dias que vemos um treinador a recriar evolutivamente a sua equipa. A fazer qualquer coisa palpável com os treinos e a colocá-la em campo, sejam planos A ou planos B. A teoria de que "uma equipa que disputa a Champions não tem tempo para ser trabalhada" cai por terra.

Os meus parabéns a Marco Silva, que continue a crescer toda a época.

SL

5 comentários:

  1. Javardeiro,

    Sempre ouvi dizer que "quanto melhor jogarmos, mais próximo do êxito estaremos".

    Marco Silva personifica esse ideal, bastante superior a Leonardo Jardim, apesar da diferença de classificação.

    Excelente aposta, na minha óptica.

    ResponderEliminar
  2. E eu acrescento: é um prazer ver este Sporting jogar, em comparação por exemplo com os últimos anos, e mesmo com o ano passado.
    Tivéssemos nós um bom central a comandar aquela defesa e estaria satisfeito a 100%. Mas haBemos de lá chegar :-)
    SL.

    ResponderEliminar
  3. Foi um regalo para a vista...aqueles primeiros 15/20 minutos...foi memso por azar e também pelo bom trabalho do guarda-redes adversário...
    E depois na 2ª parte, aquela entrada para a vitória...

    Marco Silva se estivesse no benfas ou no bufas...era apontado como o melor treinador do momento em Portugal...

    Sporting Sempre...!!

    SL

    ResponderEliminar
  4. Impressionado pela qualidade de passe de Montero. Nos primeiros 15 minutos ele dá 4 ou 5 aberturas de ouro para o lado direito. Espero que Marco Silva continue a apostar neste esquema. Em casa pelo menos, vá.

    ResponderEliminar