quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

As ilações

Crise de confiança? Falta de empenho? Cansaço competitivo? Ausência do melhor jogador? Explicar as três últimas exibições pode ser um exercício complicado. Ou não. Depende do quão exacto queremos que sejam os nossos diagnósticos. Por mim dispenso a exactidão pelo simples facto de não depender de mim a sua solução. Ainda bem, provavelmente conceberia uma cura muito pior que a maleita.

As redes sociais estão desde ontem há noite inundadas de indignação leonina. E bem. O que já não “me assiste” tão bem é a caça à bruxa Marco Silva. Sim, é claro que tem responsabilidades...mas calma. Nem a direcção deu um super plantel ao treinador, nem os jogadores revivem o argumento da “Revolta na Bounty”. A “cultura de exigência” deve servir para ficar mais que urso com a prestação da equipa ontem, mas não dá razão a toda e qualquer formalização de “pedidos de cabeças”.

Vamos ter um pouco de juízo e esperar pelas medidas do treinador. Ele próprio as anunciou “...vou tirar as minha ilações” e não pareça que seja gajo para dizer isto só para ficar por cima da trapalhada na flash interview. Não, este é mesmo um recado com sentido único. Provavelmente a jogadores que no seu entender não se empenharam o suficiente ou que “quebraram” durante uma partida, convém lembrar, frente a uma equipa do 3º escalão.

Aliás este jogo (esperemos que na Choupanha os sintomas não sejam mais visívieis) pode obrigar a Direcção à mesma reflexão de Marco Silva e a reformular um pouco mais que o previsto o plantel para a 2ª volta. Uma coisa é certa, o apuramento directo para a Champions vai precisar de mais qualquer coisa e o 3º lugar uma regularidade acima do que a equipa tem produzido. E essa para mim é mesmo a questão. O Sporting está a entender que as suas segundas linhas não têm sabido “entrar” na 1ª equipa e não vai ser possível evitar o desgaste de todas as frentes (Liga Europa, Taça e Campeonato).

Apenas reservo dúvidas nesta avaliação num campo. É expectável que jogadores como M.Lopes, Rosell, Helton, A.Martins ou outros “entrem” na mesma cilindrada que os habituais titulares?


SL

2 comentários:

  1. Nao sei se é expectável, mas é desejável. O João Mário quando entrou no 11 entrou numa cilindrada superior ao André Martins... Para dar um exemplo.

    Z

    ResponderEliminar
  2. " O João Mário quando entrou no 11 entrou numa cilindrada superior ao André Martins"

    É uma das, muitas(!), vantagens de ter o Nani por perto. Isso, e jogar de trás para a frente em vez de jogar lá na frente.

    ResponderEliminar