sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

(Des)Liga Portugal

A incompetência é sempre impressionante.

"Deyverson e Miguel Rosa? Quem tiver dúvidas pode fazer participação."
Luis Duque


E a Liga não tem? Porquê? Questão menor? Esta arrogância dos iluminados que "comandam" ou fingem que comandam o nosso futebol é despropositada e completamente contraproducente. Primeiro, toda e qualquer questão que possa influir directamente ou indirectamente na decisão de um jogo de futebol é sempre importante. Merece sempre intervenção e apuramento total da origem e consequência do problema.

Duque é como todos os outros que têm passado na FPF e na Liga...uma inutilidade como gestor e um monte de esterco como amante do futebol. Na verdade o que estes gajos querem, e são lá colocados com essa agenda, é aumentar lucros. Mas como dá muito trabalho resolver os problemas de base do nosso futebol (equilíbrio orçamental, competitividade, profissionalismo, transparência) nada melhor que ignorá-los e tratá-los como se fossem "polémicas" entre adeptos.

O problema não desaparece, mas como "quem não vê é como quem não sente", soma-se mais uma pedra dentro do sapato. À custa de tantas pedras qualquer dia o pé já não entra, nem pé nem patrocinadores. O futebol é cada vez menos um exemplo positivo e cada vez mais mato perfeito para todo e qualquer mafioso ou incompetente se esconder pela erva alta. Precisamos de dinheiro e estamos dispostos a tudo para o receber. Isso incluirá lavagem de dinheiro, subserviência a fundos e empresários, viciação de resultados, ingerência de empresas e patrocinadores.

Luis Duque é mais um porteiro desta podridão que poderá entrar, primeiro financiando a Liga...e depois os clubes. A promiscuidade já é total e o Estado não tem moral para intervir (também ele atolado em suspeitas e escândalos). O número de espectadores continua a cair e as TVs a encarar os encargos de ligação ao futebol como proibitivos. As empresas portuguesas têm cada vez menos apetência em ligar-se ao futebol e a nossa liga não é propriamente um produto reconhecível fora do espaço da nossa língua.

O argumento para a bancarrota parece perfeito. O "produto" tem perdido qualidade e a gestão navega entre o lascismo e a corrupção. À parte das rivalidades entre grandes, o mercado afunila-se, os clubes médios estão a caminhar para pequenos, e os pequenos a resvalar para a inexistência. E o que faz a Liga e a FPF? Fecha-se aos requisitos de 2 clubes e à intermediação da luta entre ambos pelo poder e dinheiro.

Não consigo imaginar como pode o futebol português dar um passo correcto com uma classe de dirigentes que está no "futebol" sem que entenda o mínimo da sua essência e que faz vista grossa a todos os bons exemplos de outras ligas. Promove-se a "esperteza" e o compadrio como se o desporto-rei fosse uma arte de conspiração palaciana. Esquece-se o espectáculo e a emoção...como coisas menores, o que interessa é o dinheiro, sempre o dinheiro. Enriquecem-se os dirigentes e os agentes paralelos. Empobrecem-se os clubes. 

Há 20 anos ninguém via jogos da Liga Inglesa. Há 10 anos já muitos assumiam que preferiam ver a Liga Inglesa ou Italiana. Há 4 anos que Real Madrid e Barcelona rivalizam com os nossos jogos em matéria de audiência. Hoje com o streaming e canais dedicados, é fácil descobrir que a nossa Liga está na idade da pedra e pouco faltará para que muitas crianças e jovens descubram os próximos ídolos e clubes pela televisão ou computador nas Ligas onde clubes não "mandam" outros jogar sem os seus 2 melhores atletas. 

SL

11 comentários:

  1. E agora...o que vão fazer...??

    É que já um Clube a fazer a acusação...: Sporting é claro...!!

    Por esta não esperavam eles...!!

    SL

    ResponderEliminar
  2. Na liga inglesa existe um conceito que é o da "reputação do jogo". A liga castiga quem, no seu entender, atenta contra essa reputação. Pode ser declarações, mau comportamento dentro do campo ou fora dele, etc. A NBA, por exemplo, também é severa nesse domínio. Entendem que pôr em causa a reputação do jogo pode afectar o negócio, a sua visibilidade, o interesse dos adeptos, os patrocinadores. A reputação do jogo é, portanto, um aspecto central e com o qual não transigem. Por cá? O futebol resume-se à disputa de 2 clubes. Tudo está focado nesses 2. A maioria dos adeptos (que são desses clubes mesmo que também do clube da sua terra), os dirigentes (muitos são adeptos/sócios desses 2), os treinadores, a comunicação social, o poder, tudo conflui nesses 2 clubes. Portanto, todas as competições estão organizadas de modo a que os 2 possam estar no topo. A liga e a federação são apenas acessórios. Numa lista de 20 aspectos centrais do futebol português, a reputação viria, digamos, em 18º?

    ResponderEliminar
  3. Eu proporia algo simples caso este atropelo à verdade desportiva dê em nada, como é previsível:
    O Sporting compraria os passes ou os direitos de opção dos 2 melhores jogadores de 5 ou 6 equipas da Liga e faria o mesmo "acordo de cavalheiros". Depois seria só esperar pela reacção da Liga (ou das nádegas, que no fundo é o mesmo).
    Já agora, não vejo qualquer diferença entre isto e suborno, visto que é uma troca de dinheiro por favores.

    ResponderEliminar
  4. Caro Filipe

    Em temos de adeptos e sócios, não gira tudo em torno desses 2 clubes, gira também e muito em torno do Sporting Clube de Portugal com os seus cerca de 3 milhões de adeptos! Agora em termos de benefícios arbitrais, controlo do futebol português (Sistema), e em temos de simpatia da cs para com esses dois e hostilidade para o Sporting isso sim gira em termos dos dois pelas piores razões. Não confundir situações e não reconhecer a real grandeza do Sporting Clube de Portugal. Ainda na Quarta-Feira com cerca de 4 mil (!!!) adeptos sportinguistas em Londres, calando com os seus cânticos Stamford Bridge, mostrou a grandeza do Sporting em qualquer parte do Mundo. É desta grandeza que os nossos rivais têm medo! SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que o Sporting é grande e tem adeptos em toda a parte. Mas não chega. O poder do futebol nacional está nos outros 2. Há muito tempo. O presidente tem consciência disso e está a seguir uma estratégia correcta, a meu ver. Não se rebaixar e não aceitar o estatuto de terceiro, prática seguida pelos acomodados anteriores presidentes. Falar grosso e sem qualquer espécie de reverência pelos outros dois presidentes. Denunciar claramente a corrupção e manipulação existentes. Mostrar o Sporting como um clube positivo, com propostas para o futebol, em oposição aos dois, cuja preocupação é, semana a semana, manter a hegemonia a qualquer preço e chegando ao ponto de controlar os jogadores que os adversários apresentam. Divulgar as propostas e denunciar o que se passa aqui em instâncias internacionais, apoiando o fim dos fundos (questão crucial) e defendendo o fair-play financeiro. Ignorar a porcaria da taça da liga, e denunciar a inoperância dessa liga, agora "dirigida" por um palhaço ainda mais palhaço do que os anteriores. Portanto, não nos iludamos com a grandeza do Sporting. Ela existe mas não é suficiente. Num país onde todos os outros clubes são pequenos e meros adereços é fundamental quebrar o domínio dos dois corruptos e tornar o panorama futebolístico mais aberto e respirável. Enquanto eles se estão nas tintas para o pobre panorama do nosso futebol, desde que mandem e ganhem, o Sporting deve afirmar-se pela diferença de querer uma competição mais justa e equilibrada com regras claras e cumpridas por todos e com uma liga que faça cumprir essas regras.

      Eliminar
  5. Tiago (E.Amadora) impedido de defrontar o Sporting.
    Pedido Amadorense recebe parecer desfavorável da SAD Leonina
    IN Record (9 de Fevereiro de 2000)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se sabes ler, deves ter reparado que isso se passou em 2000. Nessa altura os clubes podiam impedir, se quisessem, que jogadores emprestados jogassem contra si. Como sempre, para encontrar algum suposto benefício ao Sporting é preciso ir atrás no tempo, muito atrás. Já quanto aos outros dois, basta recuar uma, duas semanas.

      Eliminar
    2. O presidente do Olhanense negou, após o jogo com o Sporting, que Nuno Reis tenha ficado de fora devido a um «acordo de cavalheiros» entre os clubes, uma vez que o defesa está emprestado pelos «leões». Terá sido opção técnica de Manuel Cajuda, garantiu Isidoro Sousa. «Isso foi muito especulado, mas deveu-se a opção técnica e terão que perguntar ao Manuel Cajuda», respondeu o dirigente.
      IN Mais Futebol (2013)

      Eliminar
  6. a Tragédia..... o Drama...... o Horror......

    eis o que fazem 10 pontos de avanço do vosso odiado, invejado e inalcançável émulo, o Glorioso - Sport Lisboa ...e BENFICA.

    O resto é viverem, a maior parte da vossa vida desportiva, alheados da realidade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu trago-te de volta à realidade. Liga dos Campeões, pote 1, ÚLTIMO lugar. Isto sim, é glória. Um fracasso de treinador a nível internacional que diz que as competições internacionais não são importantes. Pudera. E ainda queria ganhar um prémio internacional! Back to the sofa.

      Eliminar
    2. A realidade é 2 campeonatos em 32 anos. O ultimo ainda se trocava o escudo. A vossa europa só este ano, o do Benfica vem de um meia final e duas finais consecutivas. Este ano num grupo difícil não correu bem, melhores virão. Mas o ano ainda pode acabar muito bem. Isto é a realidade.

      Eliminar