quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Bruma, Bomba e Bruno

O Sporting é pano para muitas mangas. A imprensa adora-nos, pois neste momento não tem qualquer “dívida” a cobrar nem a saldar...é tudo mato. Vai daí, qualquer linha de raciocínio é notícia, qualquer invenção produzida por qualquer pessoa na Europa é notícia, qualquer telefonema que alguém faça para uma redacção é notícia.

Dizem os turcos, ou alguém que lá vive ou trabalha, que o Sporting contactou o Galatasaray para saber das condições de empréstimo de Bruma. Isto tinha tudo para parar já por aqui e ficávamos pela piada nonsense da coisa. Mas como não nasci ontem, sei que isto é apenas do teaser da novela que aí vem. Novela por novela, vamos lá tentar entender se isto vai ser um “filme” de ficção científica, uma comédia romântica ou um reality show.

Galatasaray
Acabou de despedir mais um treinador, mais pela carreira humilhante na Champions (5 jogos – 1 ponto) do que pela prestação na liga turca (segue em 2º a 1 ponto do líder Besiktas). Tem um plantel estupidamente caro (Muslera, Ebué, Chedjou, Telles, Felipe Melo, Altintop, Sneijder, Pandev, Ylmaz e...Bruma) mesmo  tendo perdido Amrabat, Drogba e Elmander...continua a ser um elefante branco à escala interna.

É certo que não tirou do jogador aquilo que imaginou que tinha comprado, 11 milhões + cláusulas por um jogador com 18 anos dizem isso mesmo. Bruma mais do que uma promessa de Ronaldo ou Nani, tem-se revelado um atleta com pouca ou nenhuma progressão. Até nas selecções é um nome cada vez mais ignorado. Em termos de investimento, provavelmente o clube entrou em fase de “alerta” e Bruma, mesmo tendo tido já esta época inúmeras oportunidades não está a ter o impacto perspectivado . O empréstimo pode ser uma opção, sem dúvida que libertaria o próximo treinador das exigências para que jogue, como forma de alimentar o seu desenvolvimento desportivo – sim os turcos já entenderam que Bruma não é um produto “acabado”.

Problema – o vencimento. É o drama de muitos wonderboys espalhados pela Europa. O Galatasaray emprestará Bruma sem comparticipação salarial? Metade do problema que deseja resolver manter-se-ia, portanto quem quererá Bruma? Clubes de fim da tabela da Premier League? Meio da tabela espanhola ou alemã? Será mesmo? O nome Bruma teve uma exagerada exposição mediática em Portugal, mas 70% da mesma pela embrulhada com os seus representantes e a ruptura com o clube. O Galatasaray surge do nada...ou melhor surge depois de uma boa participação do jogador no mundial de sub20 na...Turquia, prova onde parecia realmente estar a um plano muito superior aos seus colegas e à própria categoria da prova(5 golos em 4 jogos, MVP quase sempre). Em termos europeus, o nome Bruma não dirá muita coisa a ninguém, sem dúvida que constará ainda das bases de dados de muito scout, mas cada vez mais com grandes pontos de interrogação à mistura. O “mercado” do jogador é muito pequeno e, não tenho dúvidas, em Portugal só um Braga ou Sporting terão quer a vontade, quer a dimensão para receber o jogador hipoteticamente. Porto e Benfica apenas e só se perderem jogadores titulares (Brahimi, Tello, Gaitan ou Salvio) e mesmo assim não me parece que Lopetegui ou JJ estejam com cabeça para acabar de formar as lacunas técnicas e tácticas do jogador. Sabe-se que o Porto “ajudou” a todo o caos instalado no verão em que o jogador rescindiu, mas a vontade ainda será a mesma...a Doyen decidirá arriscar assim tanto dinheiro? (fala-se que o Galatasary tabelou o atleta por 10 milhões).

Bruma
Se ainda não entendeu que fez uma péssima escolha sair do Sporting quando e especialmente como o fez...é tão burro como parece. A sede de dinheiro dos seus representantes pode ter-lhe estragado a carreira...e essa influência permanecerá intacta. Enquanto assim for, não existe “vontade do jogador”...apenas cifrões.
O empréstimo era bom e o regresso a Portugal ainda melhor, mas quem paga o seu salário? Os advogados de Bruma aconselhar-lhe-iam a baixá-lo, vendo as suas próprias comissões sobre o seu ordenado baixar?
A consideração de qual será o melhor clube para ajudar Bruma a melhorar os seus índices de confiança, jogar e evoluir o seu jogo...são inúteis, essa não foi a prioridade quando tinha 18 anos, 2 anos mais tarde...a situação deve ser a mesma ou pior.

Sporting
Nunca poria aqui qualquer consideração sobre o nosso clube face a esta hipótese, mas a especulação “afirma” que foi o Sporting que deu o primeiro passo, portanto cá vai disto...
Bruma foi “vendido” sobre enorme pressão do clube para o fazer, BdC safou à última da hora um bom negócio, quando já nada o fazia prever. Não me parece que tenha ficado com as melhores relações com os representantes do jogador e nem com a melhor ideia da capacidade de Bruma para ser um atleta-símbolo da formação do Sporting. Já para Marco Silva o caso poderia ser ligeiramente diferente. Nani é inquestionável como ala (ou partindo daí) e Mané parece ser o próxima a desafiar a titularidade de Carrillo. Capel, se ficar, dá para as sobras e ainda existirá Heldon e Esgaio, Podence e Iuri também não estão longe de serem “esperança”...mas no caso de, por exemplo Capel ser vendido...o treinador do Sporting pode achar que faltará um elemento “pronto” a mexer com a equipa no momento de uma substituição, seria isso o suficiente para procurar tão longe um reforço, tão polémico?
Alem de tudo questiono a modalidade da transacção. Um empréstimo? Por tudo o que disse acima, o processo controverso que teve lugar há 1 ano e meio...o sucesso da operação Nani não faz de Bruma um candidato à repetição...mas é que nem por sombras significa o mesmo.

Agora a minha opinião. Bruma só poderia chegar ao Sporting se 3 factos ocorressem simultaneamente:

1/ Bruma mudava de agente e de advogado;
2/ O Galatasaray emprestava o jogador com opção de compra por (máximo) 6 milhões
3/ O Galatasaray pagava os ordenados até ao final da época
4/ O Sporting vendia Capel, pelo menos, por 5 milhões

Acho que isto diz tudo sobre as probabilidades de Bruma.

SL



7 comentários:

  1. Não nos podemos esquecer da cláusula de retorno a Portugal para qualquer clube que não o Sporting! 15M, não é?

    ResponderEliminar
  2. Não nos podemos esquecer que ainda há verbas a receber pelo Sporting dessa transferencia que poderão entrar nesse possível negócio.
    Penso que ainda não está pago na totalidade, corrijam-me se eu estiver enganado.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Bruma (por culpa própria e dos seus mentores...), ao sair do Sporting "deitou fora" uma enorme possibilidade de exito na sua carreira desportiva...

    Talvez não ele, mas os seus mentores..."só viram cifrões" e agora terão de se contentar não tarda, com uns míseros tostões...

    Para mim, seria impensável o seu retorno ao Sporting por empréstimo, "só para rodar" e ganhar "arcaboiço" futebolístico que lhe permitisse aproximar-se das "estrelas"...e relançar a carreira...

    Nem pensar nessa possibilidade de regresso, que iria "tapar" a progressão de jogadores da Academia...e certamente nada acrescentaria à qualidade da equipa...

    Paciência Bruma...não tiveste "vontade própria" e acabaste por "morder" a mão que te encaminhou...
    Agora é tarde...para "voltar" atrás...

    Quanto aos meios de CS que fazem manchete com a noticia, da minha parte...uso papel Renova (passe a publicidade)...

    SL

    ResponderEliminar
  4. A probabilidade de Bruma estar "arrependidinho da silva" é enorme, estou certo que o estará, e muito.

    Só espero que o venha a pronunciar em voz alta, para toda a gente ouvir, principalmente a comunicação social e, acima de tudo, todos os jovens de valor que lá temos e poderão estar a passar por 'dúvidas existenciais'.

    ResponderEliminar
  5. Por mim é deixá-lo apodrecer na Turquia.. Temos soluções no momento e como o caro Javardeiro disse e muito bem, Podence, Iuri, Gelson e Esgaio estão nas fases finais de formação e devem ter prioridade. Além de que precisamos de um bom exemplo de "gestão de carreira de MERDA" para indicar aos putos e este é um EXCELENTE exemplo.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Só se nós os sportinguistas, assim como BdC não tivessem memoria e vergonha na cara é que poderíamos receber - nem que fosse de borla- bruma. Temos que nos dar ao respeito para sermos respeitados! bruma nem de BORLA!!!

    ResponderEliminar
  7. ESte "gajo não se enxerga"...:

    "«Ordenado de Bruma é incomportável para o Sporting» - Catió Baldé
    Redação


    Catió Baldé, tutor e representante de Bruma, considera inviável o regresso do jogador ao Sporting, em virtude do vencimento auferido pelo extremo no Galatasaray.

    «O orçamento mensal do Bruma é incomportável para o Sporting. Tenho muitas dúvidas. Não estou a ver o Sporting a pagar o ordenado do Bruma neste momento», disse o agente, em declarações à Antena 1.

    Não obstante, salientou que o objetivo maior de Bruma é jogar com regularidade.

    «Se continuar a ser opção válida como está a acontecer agora, maravilha. Se tiver de ir para outro lado... Se for para Portugal melhor ainda, desde que seja para jogar», referiu Baldé, dando como exemplo a decisão de Nani de regressar a Alvalade:

    «Se um jogador brutal como Nani, com a dimensão que tem, achou por bem regressar para jogar e ser feliz... É aquilo que os jogadores querem»."

    *****************

    Mas será que este Catió não está a ver que nem de graça queremos de volta o Bruma...?

    SL

    ResponderEliminar