sexta-feira, 8 de junho de 2018

Sporting Grupos de Portugal

Adoro a pluralidade de opiniões. Adoro o direito a dizer o que for que seja. Sou um amante de debater ideias e ter a liberdade de convencer ou ser convencido por quem quer que seja que tenha mais ou melhores argumentos que os meus.
Por isso mesmo detesto "jogos" e "caldeiradas", caldinhos e "panelinhas". Odeio conspiraçõezinhas e manobrazitas de fundo de escada. Acima de tudo porque são formas e espaços onde a razão não entra e o debate é feito em surdina, como se todas as informações fossem secretas e dignas de um colete de forças que as impedem de ser rebatidas ou verificadas.
Infelizmente o Sporting (e por inerência, os sportinguistas) enfermam deste enorme vício. Somos dados a Grupos de Interesse, Facções, Alas, Clubes e todas as formas de agregar uns em prejuízo de outros. Essa grave expressão de que "só devo algo a certos sportinguistas" e não a todos, levou em última análise ao estado em que nos encontramos hoje.
BdC venceu as últimas duas eleições e as duas últimas AGE's, mas não ganhou o clube. Muitos imputam-lhe esse insucesso e apesar de concordar que não é um "agregador" por natureza, é minha firme opinião que a desagregação da massa associativa não começou nele, nem irá ser resolvida em futuras presidências.
Não é fácil administrar um clube com a dimensão do nosso, mas será cada vez mais impossível fazê-lo bem com tantas grupetas a trabalhar para que "os seus" tenham espaço e manobra dentro do Sporting. Toda a gente conhece alguém que conhece alguém dentro do clube e a teoria dos "Seis Graus de Seração" pode ser resumida a apenas dois ou três em todo o universo leonino.
É impossível gerir informação, é impossível gerir insatisfação, é impossível gerir confiança quando estar no centro do poder é ao mesmo tempo um exercício operacional e um gigantesco trabalho de relações públicas. O Grupo x gostava de disto, o Ala y via com bons olhos aquilo, e no meio de tudo fica um clube amarrado ciclicamente aos "amigos dos amigos" e às guerras de interesses, às disputas de vaidades e aos jogos de "estou a favor" ou "estou contra".
Isto é sinónimo de divisão e uma separação que está definida por natureza. Não interessa se é BdC ou Godinho, Soares Franco ou outro qualquer, a desunião não começa pela opinião quanto à liderança, ela existe sempre independente da mesma e é a sua maior ameaça. Os "grupos" são proponentes de não adesão firme e convicta a nada que não faça parte do "grupo" e embora nenhum "notável" afirme isto publicamente, não há símbolo maior de que eles do que é a profunda divisão de interesses na massa associativa do Sporting.
Diz o ditado que "casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão" e o Sporting não tem pão para dar a tanta gente notável, a tantos grupos e isso desencadeia uma mega dança de cadeiras e uma mega operação mediática de gente que vai para onde quer que exista uma câmara falar sobre o Sporting. O "tempo de antena" interessa à "notabilidade" e interessa ao "grupo", interessa marcar posição (convenientemente próxima do que será o centro de poder atual ou próximo), interessa ser "reconhecido".
E no meio, volto a questionar, os grupos e os notáveis, os golpinhos e as golpadas, interessam ao Sporting? Ajudam-no exactamente em quê e quando?

SL

PS- Por razão nenhuma vejam este pequeno excerto do filme "Braveheart"


6 comentários:

  1. Óh Javardeiro não estarás a exagerar...Grupos no Sporting? Quase que não há, vou tentar lembrar-me de algum, deixa cá ver: Grupo Stromp, Cinquentenários, Leões de Portugal, Fundação Sporting, Juve Leo, Directivo XXI, Torcida Verde, Ultras XXI, A.Adeptos Sportinguistas, Casuals, Grupo 1143, Rapaziada 1906, Vets...Praticamente não vejo quase ninguém. Um primo já me disse se algum clube no mundo se candidatasse ao clube mais fraccionado do mundo, o Sporting ganharia por goleada o Guiness. Até em Galas somos de certeza os maiores: Rugidos de Leão, Gala Stromp, Gala Honoris. Se todas estas "organizações" tiverem presidente e direcção, só em dirigentes "teremos" com certeza, mais dirigentes do que muitos clubes tem de sócios...Grupos onde?..
    SL

    ResponderEliminar
  2. Ah, Falta A Claque de Apoio às Modalidades. Faltará mais alguém?

    ResponderEliminar
  3. Totalmente de acordo com o 06. Precisamos um líder unificador. E esse foi votado pelos sócios. Vamos dar força a esse líder para unir todos. Só assim acabam as guerrilhas internas. E podemos vencer a podridão no futebol q os grupos querem perpétuar. Vamos na linha recta com o líder q elevemos. As ratazanas saltaram do barco deixando o SCP á sua sorte. Só os heróis resistiram e resistem e vão , por isso vencer!!! Tudo o mais são grupinhos de interesses sem ideias, sem projetos, sem alma. Estou contigo 06 , com o SCP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que tu foste escrever... Foge já!

      Eliminar
    2. Apoiado !!! Cambada de hienas tentando tudo para devorar o LEÃO!

      Eliminar
  4. E esta, http://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/a-reboque-do-sporting-arnaldo-matos-atira-se-a-garcia-pereira-e-a-filha.html

    ResponderEliminar