terça-feira, 20 de março de 2018

The Next Episode

Findo o ciclo intermédio da época, o Sporting continua a manter todas a hipóteses de fazer deste ano desportivo um sucesso. Pode ainda lutar pelo título, pode virar o resultado da meia-final da Taça de Portugal, em casa frente ao Porto e mesmo sendo o Atlético de Madrid o adversário teoricamente mais difícil desta fase da Liga Europa, ainda assim, nada está perdido à partida.

Liga NOS

A deslocação a Braga é um teste à capacidade da equipa do Sporting para dizer sim à continuação da luta pelo título. Passando na cidade dos Arcebispos, poderemos pensar em anular a desvantagem de 3 pontos frente ao Benfica recebendo-os em Alvalade. Quanto ao Porto, esperar que percam na Luz, não chega e algo mais terá de acontecer para podermos recuperar mais 2 pontos (que na verdade serão 3, face aos resultados dos nossos embates frente aos mesmos). Mesmo com toda esta contabilidade, é possível (não é o mesmo que dizer provável) que ainda possamos ter muito a dizer nas contas do pódio desta Liga. Passar em Braga, é mesmo fundamental, até porque arruma de vez com o fantasma da perseguição dos minhotos.

Taça de Portugal

Foi evidente para qualquer espectador que mesmo perdendo o último clássico no Dragão, não foi nada evidente a tal superioridade (tão defendida até essa partida) da equipa portista sobre nós. Logicamente a vantagem pertence-lhes, mas não é tarefa de Hércules, devolver o resultado da 1ª mão e numa noite de muita competência, até suplantá-lo. O Porto parece mais do que focado na questão do título e um mau início de jogo azul e branco pode jogar psicologicamente a nosso favor. Quem vencer esta meia-final, terá as portas mais que escancaradas para vencer a competição. Entre o Aves e o Caldas (e a balança penderá mais para os primeiros com o resultado da 1ª mão) e com o devido respeito, não haverá muito quem aposte num deles para fazer uma surpresa no Jamor.

Liga Europa

Calhou-nos a fava no sorteio. O Atlético de Madrid é de facto, como diz JJ, de nível Champions League. Só de olhar o plantel ficamos com uma ideia clara das nossas hipóteses (Oblak, Godin, Felipe Luis, Koke, Gabi, Correa, Griezmann, Diego Costa, Fernando Torres e tantos outros) mas participar em fases finais de grandes provas europeias é mesmo isto, teremos sempre que nos medir com os melhores e fazê-lo de forma particularmente excelente se quisermos vencer.
Além do mais convém destacar que os colchoneros apostam muito do sucesso da sua época, na conquista deste troféu. Já longe do Barcelona (11pts) e seguros em lugares de acesso à Champions, a história do Atlético nesta LaLiga será quase restrita à luta com o Real pelo 2º lugar. Na Taça do Rei já foram eliminados, portanto, é fácil de concluir que os próximos jogos com o Sporting serão encarados como os mais importantes.
Não há muito a jogar a favor do Sporting nesta eliminatória, apenas um dado. A confiança absoluta (a ver vamos se excessiva) de que o Sporting era o adversário mais acessível no sorteio e que o grau de dificuldade (para eles) será bastante baixo. Eu acredito que num acerto tático exímio e com exibições bastante competitivas, o Sporting pode (on every given Sunday) derrotar o Atlético.

SL

2 comentários:

  1. Atencao se FCP perde na Luz, empata outro jogo, SPORTING ganha ao SLB, ficam os 3 empatados.E ai contam resultados entre os 3...

    ResponderEliminar
  2. Atenção às arbitragens super-favoráveis que o Braga vem tendo. Em Chaves foi escandalosa a actuação do bruno paixão.

    Não se esqueçam que, se ficar,os em 4º, devemos ter pré-eliminatória da Liga Europa...

    ResponderEliminar