sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Futebol sem lei. País sem Justiça

A justiça é um dos pilares fundamentais de uma democracia. Sem uma justiça eficaz uns prevalecem sobre outros, isto é, as vítimas serão cada vez mais espoliadas dos direitos que as deviam tornar iguais aos agressores. Não há igualdade sem justiça e sem ela emergem os mais corruptos, os mais ricos, os que se relacionam mais e melhor com as esferas de poder, sejam elas políticas ou financeiras.

No desporto e particularmente no futebol, abundam as "teorias de poder", as percepções de esquemas e sistemas que à margem dos regulamentos e leis do país manobram arbitrariedades para aplicar vantagens dispares no campo ou na secretaria. Este é um retrato que tem décadas e que cada vez mais observamos que quanto muito peca por defeito. Quantos mais e-mails são revelados, quantos mais vouchers são descobertos, quanto mais se levantam as ligações de responsáveis pelos cargos de tutela nas instituições reguladoras do nosso futebol, mais descobrimos que as teorias não só eram fumo com fogo, como são apenas a ponta do iceberg que persiste em afundar progressivamente os valores da ética desportiva.

Como será óbvio para qualquer um, este estado só foi possível com a alta contribuição de muitas pessoas e de muitas instituições que são pagas para que nada disto seja possível acontecer. IPDJ, Governo, PJ, FPF e Liga (através dos seus conselhos e juízes). O que fizeram? O que têm feito? O que estão a fazer agora? A imagem não podia ser mais trágica e a resposta terá sempre de ser uma: muito pouco. Para a gravidade dos casos revelados nem sequer uma instrução criminal e desportiva tida como séria, célere e discreta conseguimos gerar. Isto terá consequências mais graves no futuro, pois se nem com as provas de crimes a circular pela frente dos olhos da opinião pública se encontra motivação e capacidade para aplicar...justiça.

Não sei como irá terminar quer o caso dos vouchers, quer o caso dos e-mails. Mas sei uma coisa, caso não seja aplicada punição exemplar aos mentores destes esquemas de coacção e tráfico de influências, estaremos na antecâmara de uma verdadeira convulsão e hecatombe no futebol português. Nada será pacificado, bem pelo contrário, agravar-se-á drasticamente todo o clima de desconfiança e não restará nada que mantenha relação de equilíbrio ou reserva moral. Em todos os sentidos, a incapacidade de produzir justiça hoje, apadrinhará as revoltas de amanhã e justificará a propaganda feita em qualquer dos sentidos. Todos se dirão injustiçados apontando o dedo ao rival e será praticamente impossível entender quem é o réu e quem é a vítima.

A impunidade cada vez mais absoluta, levará os que nunca optaram por escolher vias paralelas e marginais a fazê-lo e ninguém poderá apontar-lhes o dedo, pois entraremos numa espécie de "terra sem lei", um enorme campo de batalha de agressões, viciações, ameaças, motins, elevar-se-á quem se revelar mais hipócrita, destacar-se-á quem coage melhor, quem suborna de forma mais eficiente, os guias de estilo serão geminados nos melhores compêndios de operacionalidade mafiosa. Isto é o que acontecerá, pois é o que acontece sempre que a Justiça é fraca e "esquece-se" da sua regra fundamental, é cega. É cega e não vê cores clubísticas, sendo-lhe indiferente a origem do crime, tratando Benfica igual a Gondomar, Sporting igual a Cucujães, Porto igual a Canelas2010.

Se o Estado temer as consequências de punir, só como exemplo, o Benfica pelo verdadeiro Polvo de tráfico de influências que criou e operou (o tempo passado será abusivo), gerará algo muito pior que a sua própria cobardia e herdará mais tarde um monstro social muito mais difícil de conter, pois este ameaçará não só o desporto como os próprios alicerces da Justiça, ou seja, da Democracia.

Para que não chegamos a este futuro, resta apenas uma opção. Apenas uma. Aplicar a lei, como se costuma dizer, doa a quem doer. Recolher as provas, levantando tudo o que tiver de ser levantado e colocando todos os culpados ou cúmplices, primeiro nos tribunais e mais tarde nas cadeias. Este não é um cenário aconselhável, é o cenário obrigatório.

Saudações Leoninas

10 comentários:

  1. houve ai um caso de um envelope que foi provado, comprovado em tribunal...consequencias? ZERO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Ó Ferreira é triste ver que nem categoria tens para discernir a verdade que sai da boca de técnicos de fake-news como o Pedro Guerra e o Carlos Janela (escória da sociedade já antes de entrarem no Venfique)..

      Eliminar
  2. O meu caro é estúpido só pode....

    https://www.tsf.pt/sociedade/justica/interior/paulo-pereira-cristovao-condenado-a-4-anos-e-meio-com-pena-suspensa-5195971.html

    Escusa de agradecer...

    Quanto a penas desportivas, pelo que sei e conheço do regulamento, não existe forma de penalizar um clube por tal. Nunca ninguém se lembrou de prever que alguém teria a ideia de depositar dinheiro na conta de outro para depois o acusar de ser corrupto. Mas tendo em atenção a gravidade de uma e de a gravidade de outras, se quiserem punir estejam à vontade. Qual será a pena? Descida à 2ª divisão por denúncia caluniosa. perda de pontos?Então que esperar da punição por corrupção como no Apito ou agora nas Missas? Descida aos distritais? Retirada de títulos e troféus?

    Tenha juízinho....que o seu clube está bem enterrado na areia movediça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Triste, muito triste... Mandar os outros ter juizo?! Por amor de Deus, que clubite mais facciosa! Até cega!

      Eliminar
    2. Denúncia caluniosa? Esse não foi o pior dos crimes cometidos por PPC. A opinião do MP é diferente. A lista dos árbitros com informação sigilosa, para cometer chantagem e pressão desportiva sobre eles, é muito pior.

      PPC fazia parte dos Órgãos Sociais do clube, por isso vinculava o clube.

      Segundo o processo aberto pelo MP, "O Ministério Público acusou o vice-presidente do Sporting, Paulo Pereira Cristóvão de CORRUPÇÃO ACTIVA, por obtenção de dados sigilosos, nomeadamente de 196 árbitros de futebol.
      Na acusação do Ministério Público (MP), constam mais 12 arguidos que obtinham, sobre os 196 árbitros "através de três funcionários de uma repartição de finanças de Lisboa, elementos pessoais, patrimoniais, bancários e fiscais, a troco de dinheiro."

      Podemos falar sem qualquer dúvida de associação criminosa.

      Ainda segundo o MP, "o MP explica que, "para a efetivação desta troca de favores", pedia a um dos seus funcionários para se encontrar com Carlos Silva e entregar um envelope com os nomes a pesquisar.
      "Estes encontros ocorreram pelo menos em oito situações distintas", entre junho e novembro de 2011, refere a acusação, que revela contrapartidas entre os 200 e os 575 euros."
      Portanto, havia trocas de favores e pagamentos de favores e contrapartidas.

      Havia contrapartidas a troco de remunerações, trocas de favores, pagamentos em dinheiro para vantagens desportivas já que o principal arguido era vice presidente do SCP. Se a informação não fosse para favorecer o clube que dirigia, era para quê ou para quem?

      Todos estes crimes estão sob a alçada do artº 65 do código que castiga com descida de divisão.

      Eliminar
    3. Esqueces-te de uma coisa anónimo, o pouco que se conseguiu provar em tribunal foi porque o Sporting se prontificou a colaborar com o MP. (nem sequer vou entrar no conteúdo do que escreveste, honestamente não tenho informação para confirmar/desconfirmar).


      A grande diferença para dois dos mais representados (excluindo o Sporting) clubes de Portuga é que esse sujeito foi corrido do clube, enquanto tanto no Porto como no Benfica as estruturas continuam a dar apoio declarado aos criminosos que por lá andam e até incentivam a que os adeptos se queiram tornar amiguinhos do clube (meninos bonitos). No caso dos lampiões então ainda é mais escalabroso, porque têm um maior acesso à informação que na altura do Porto não se tinha.

      E até julgo que o esquema montado pelo mafioso que lidera o clube está mais refinado.

      E digo-te mais, todo e qualquer criminoso que se sirva de qualquer clube deve prestar contas à justiça, seja no Sporting ou nos dois antros de corrupção.

      Não quero com isto dizer que o Sporting é superior, não faz parte do que pretendo transmitir, mas que me faz confusão e não estou a ser irónico é a conivência com esta corrupção é a facilidade com que se deixam manipular só para dizerem que são adeptos do treta campeão. Quando na verdade nem são vitórias pessoais e tirando a alegria de poder dizer que se é adepto do clube que ganhou, não vejo qualquer beneficio adicional. Se quisessem ser mesmo inteligentes e andar sempre a festejar que fossem do clube que ganha, assim resolvia-se a questão. Ridículo. é o país que temos, o mundo que temos.

      Eliminar
  3. Caríssimo Javardeiro infelizmente não concordo consigo. Futebol à parte, era bom que o panorama que descreve efetivamente fosse o que retrataria a nossa sociedade (portuguesa). Infelizmente não tenho qualquer esperança que isso acontece (esse sentimento que advirá da incapacidade de fazer justiça).

    E basta ver a nossa história, cheia de estórias em que acontece tudo menos justiça. É uma classe política que tem na sua génese a corrupção e os favorzinhos aqui e ali, são famílias mais abastadas que conseguem se movimentar nos limites da legalidade, ou mesmo na ilegalidade, porque simplesmente não temos uma justiça que funciona, entre tantos e tantos exemplos que se poderia continuar por aqui.

    E o que a grande maioria das pessoas faz? epah até voto neste, porque rouba, MAS faz obra. Vota sem saber no que está a votar, tem medo de colocar as autarquias no seu lugar (também é verdade que é uma luta completamente desigual).

    Sem ter uma resposta sobre qual seria a melhor estratégia acho que um dos problemas de BdC é este clima de guerra que faz com que a maioria dos lampiões deixe de sequer considerar o conteúdo destas exposições para se cerrar fileiras.

    É deprimente este espetáculo dos lampiões a defenderem este esquema de criminosos tomam as estes acontecimentos como ataques pessoais, quando deveriam de ser os primeiros a ficarem contentes por se saber estas coisas e terem a oportunidade de se revoltarem contra a direcção que está a estragar o seu clube. Mas vendo bem é o povo que temos. Tudo está bem enquanto forem treta-campeões.

    ResponderEliminar
  4. Todos vocês são uma cambada de otários, discutirem uma coisa que nem vale a pena discutir pois o caso do carnide cheira a podridao e so não vê quem nao quer mas virem para aqui fazer comentarios no anonimato parece que são os visados a tentar defender-se do que não tem defesa. Comentem mas deiam a cara covardes.SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha óptica, felizmente nem todos pensão como o Francisco.

      Curioso, se é um caso que não vale a pena discutir, porque é que contribuiu para a discussão (não de uma forma positiva, diga-se de passagem).

      Continuação de um bom dia!

      Eliminar