Bom...muitos rumores, ainda poucas confirmações. Uma coisa é inegável, o plantel da próxima época não parece vir a ser o resultado de nenhuma marcha-atrás financeira, ou seja, menos artilhado de soluções que os anteriores. Ainda será cedo para tirar conclusões, mas fica um esboço de algumas considerações, as que alguém é capaz de fazer olhando para o desenvolvimento das notícias.
Guarda-redes
Patricio e Beto (faltará eleger um 3º guarda-redes, que evoluirá na equipa B, mas estará de plantão a época inteira. Há bastantes alternativas e de grande futuro como P.Silva e Max)
Defesa DireitoPiccini e Schelotto, pelo menos para já. Não estranharia que o Sporting tivesse um "alvo" já preparado para acertar, caso surja uma proposta pelo italo-argentino. Falou-se de
Maicon e
Orejuela, duvido que seja alguns destes, embora JJ seja um fã de há muito do brasileiro.
Defesa Esquerdo
Marvin, Jonathan Silva e Coentrão. Com a chegada do internacional português é inegável que a posição foi reforçada, mas apenas em teoria. A julgar pela últimas épocas do caxineiro, será sempre uma possibilidade recair no holandês a missão de fazer o lugar grande parte da época e sabemos como isso não tem corrido bem nas anteriores. O argentino, na minha opinião não vem para ficar e a solução ideal, a meu ver, seria pelo menos contratar um lateral esquerdo jovem que pudesse vir a evoluir na equipa B, mas que face a alguma contingência estivesse maduro o suficiente para ser chamado ao plantel principal e por lá permanecer como aposta factual e não apenas para preencher vaga de treino.
Defesa Central
Paulo Oliveira, Douglas, André Pinto e Coates.
Mathieu parece já bastante próximo e
Gaston Silva um verdadeiro interesse do Sporting. O que isto quer dizer? Bom, desde logo que dois dos que estão (ainda) no plantel irão sair, o mais fácil de prever neste quadro é Douglas. Mas e o outro? Sinceramente penso que será Paulo Oliveira. Desde logo porque a sair Coates, o nível de reforços a chegar seria algo diferente e A.Pinto acabou de chegar, logo...
Médio Defensivo
William Carvalho e Palhinha. Se quisermos ser realistas, teremos de imaginar a posição 6 ocupada por um jogador que não William Carvalho. O timing de venda é agora e mesmo que saibamos que é um jogador que nenhum adepto ou treinador quer perder, a verdade é que se nota que o caminho de William precisa de outros horizontes para evoluir. Além do mais a verba que o Sporting receberá será, com alguma precisão, mais que suficiente para encontrar uma alternativa, talvez não tão talentosa, mas ainda assim uma alternativa.
O nome mais apontado para esta missão tem sido
Bradaric do Rijeka (campeão croata) e dizem os entendidos que não será uma aposta em vão.
Como 2ª linha, Palhinha é uma solução, mas para ser completamente honesto, saindo WC, será preciso encontrar um elemento mais experiente e preparado. A hipótese de o substituto de William não render o esperado não pode apressar o desenvolvimento de Palhinha.
Medio Box-to-box
Adrien, Matheus e Battaglia. Tudo o que foi dito sobre William é válido para Adrien. O seu valor de mercado pode ter atingido o seu zénite e não será a carreira na Taça das Confederações a mudar grande coisa. Aos 28 anos é a altura ideal para render uma grande verba ao clube e um óptimo contrato ao jogador. Mas, no caso dessa proposta não chegar, é mais do que bem-vinda a sua permanência e essa despreocupação é bem visível na falta de nomes para o substituir. Mattheus é uma hipótese, mas não tenho tanta certeza que seja um 8 e ainda mais dúvidas me levanta a qualidade de Adrien comparada com a do brasileiro ex-Estoril. Será
Bruno Fernandes?
Alas
Gelson, Bruno Cesar, Iuri Medeiros e Matheus Pereira. Não incluo neste lote de soluções Bryan Ruiz. O seu caminho no Sporting como ala penso ter chegado ao fim e veremos ser vai evoluir noutra posição ou se vai evoluir de todo dentro do Sporting. Mas é mais que óbvio que ter uma equipa completamente coxa não vai ser uma solução. Apenas Gelson é curto e por mais que vejamos talento em Matheus, está na cara que irá ser emprestado e isso leva-nos directamente ao lote de alas argentinos que está a ser noticiado como alvos do Sporting.
Pity,
Pavon,
Acuna são alguns nomes apontados e penso mesmo que um deles acabará por chegar ou...dois, caso Gelson saia também.
Idealmente nenhum clube bateria a cláusula e o nosso melhor ala ficaria mais um ano, mas...há muito dinheiro em jogo. Ainda assim, ter o ala com mais potencial do mercado, pode e deve valer um pouco mais do que 50 Milhões (se tantos por aí valem 40...).
Avançado / Médio Atacante
Podence, Gelson Dala, Geraldes, Bryan Ruiz e Alan Ruiz. São demasiadas soluções para uma vaga que pode nem existir durante 95% das partidas. JJ é um obstinado do 4-4-2 e logo não há lugar central extra por ocupar no meio-campo. A existir, ter Podence, Ruiz e Geraldes é mais do que suficiente. Bryan é para sair e em função de falso ponta-de-lança já provou ser ainda menos eficiente. Nesse papel caberá a Gelson Dala mostrar o que vale ao treinador, mas suspeito que mais tarde ou mais cedo acabe por chegar um reforço para essa posição. Teo é para mim, uma carta muito fora do baralho.
Ponta de Lança
Dost, Spalvis e Castaignos. Duas saídas de caras do plantel que não faço ainda a mínima ideia como quererá o Sporting substituir.
Henrique Dourado do Flu seria uma alternativa de luxo a Bas, mas não será fácil de o convencer a aceitar esse papel, ainda assim existe outro rumor, persistente diga-se, sobre
Florin Andone, veremos. Em todo o caso, a terceira vaga poderá até ser ocupada por Leo Ruiz da equipa B, olhando a que as duas primeiras terão 90% do tempo de jogo disponível.
Saudações Leoninas