quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

O que vale a Liga Europa

Devo confessar que não sou o maior fã desta prova. Sei que compensa moderadamente na vertente financeira, sei que traz ranking que se torna fundamental nos sorteios, sei até que agrada aos patrocinadores que o clube siga o mais longe possível na prova e até que valoriza bastante os atletas que estiverem na final. Mas acho que a Liga Europa é na sua essência um subproduto criado para ocupar slots nas emissões desportivas dos milhares de canais europeus e mundiais.

Sinceramente e por mais que se diga que é importante, não consigo mesmo olhar para esta competição como estratégica, sobretudo para um clube com as ambições do Sporting. É que antes de JJ ter defendido a tese de minorizar a LE face ao campeonato, já neste blog e noutros se defendia que desgastar uma equipa a meio da semana, para render menos na nossa Liga é um erro que se paga muito caro e que ninguém tenha dúvidas que se paga mesmo. Seria tudo muito bonito se o nosso plantel (ou outro qualquer em Portugal) tivesse 17 ou 18 jogadores da mesma valia no plantel. Não temos. Temos 6 ou 7 jogadores fundamentais, 7 ou 8 bons valores e o resto é para ir rodando à medidas das necessidades.

O orçamento de um clube como o Sporting não sustém mais do que uma certa quantidade de valor (porque os bons jogadores custam sempre, mas sempre, muito dinheiro) e se desgastamos esse valor em deslocações à Rússia e à Ucrânia, com o risco de lesões ou acumulação de esforço, perde-se lastro para vencer partidas exigentes no nosso espaço. Ainda para mais, a cada ano que passa, o Sporting tem cada vez mais jogadores selecionáveis, o que agrava o tempo de competição de muitos jogadores e do plantel no seu conjunto.

Na noite de hoje, na Polónia joga-se o apuramento para a Liga Europa. No próximo fim de semana, joga-se a liderança provisória da nossa Liga. Desculpem-me os "vamos a todas, sempre" mas não têm para mim a mesma importância e embora não goste que o Sporting perca, nem a feijões, compraria facilmente um apuramento à custa do menor esforço possível, reservando as energias para o derby que se segue. E é neste risco de, poupando sprints e fôlego, poder dar muitas hipóteses ao Légia de vencer a partida...que está a chave desta noite. É que mesmo obtendo o apuramento, ninguém vai "poupar" JJ se na segunda parte do clássico, o Sporting deixar o Carnide cair-lhe em cima, por falta de pernas ou pulmão. Parecendo que não o nosso rival, poupou-se completamente, tirando uma soneca frente ao Nápoles assim que o Dinamo fez o 2-0. 24 horas antes do Sporting entrar em campo, a milhares de quilómetros numa fria noite eslava.

SL

18 comentários:

  1. Eu devo ser uma excepção à regra, mas para mim vencer a LE é mais valioso que vencer o campeonato Português. Vencer a LE (para quem entra na ronda de 32) dará um prémio de cerca de 12M€ + presença na Supertaça Europeia (Um jogo com prestigio e transmitido para todo o mundo)+ Acesso directo à CL. Na vertente desportiva faria o Sporting somar mais 12/14 pontos no ranking da UEFA (importantíssimo para tentar o Pote 2).

    Z

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, e concordo com tudo que escreveste. A questão é que a Liga Europa se desenrola em eliminatórias, e é fácil acontecer alguma coisa que meta todo o percurso em cheque (à laia de exemplo, umas expulsão na 1ª parte como foi a do João Pereira), pelo que o caminho mais seguro é mesmo apostar no campeonato como meio de ganhar prestígio (que o dá, mesmo sendo apenas o campeonato nacional) e ganhar na vertente financeira (patrocínios, entrada directa champions, etc.), além que como é prova de regularidade, mais facilmente se garante que o melhor a vence (nem sempre o caso no entanto, como se viu o ano passado).

      Pessoalmente, quero vencer logo e ir para a Liga Europa, mas troco de bom grado esse apuramento pela vitória na Luz no próximo fim de semana.

      Eliminar
    2. Pois é... mas no campeonato temos os capelas, os verissimos e os ferreiras. Entre outros. E temos os clubes pequenos a abrir as pernas ao benfica. Como bem se viu o ano passsado.

      Z

      Eliminar
    3. E na europa tens outros gajos muito melhores a defender o "dono"
      Repara como foste sempre Roubado em jogos Europeus que te poderiam dar o acesso... Sempre é das formas mais escandalosas!!!

      Na Polónia voltou a usurpar dois penalties e um cartão vermelho ao WC.

      Estava merda virou casino... e os árbitros são os cropies... só vais ganhar quando lhes deres a ganhar em quíntuplo

      Eliminar
  2. Não é preciso dizer mais nada: concordo em absoluto com este post.

    E mais, as competições europeias são uma palhaçada. Um entretenimento de clubes ricos que humilham os outros. Prova que, até aos 4os final, todos sabemos quem vai passar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho uma palhaçada. O Sporting devia desistir de entrar nas competições a nível europeu.
      Na champions somos corpo presente, na liga europa é humilhante..

      Eliminar
  3. Jesus também partilha da tua opinião, daí o descanso que vai ser dado a Bas Dost e eventualmente a outros jogadores.
    Mas mesmo com esse descanso de jogadores titulares temos obrigação de vencer.

    Apesar de partilhar da tua visão sobre a Liga Europa, também olho para os pontos que esta competição nos pode dar para subirmos no ranking e, simultaneamente, deixarmos de apanhar os grandes tubarões nos futuros sorteios da Champions.

    A prestação do Sporting esta época, tal como a dos outros clubes nacionais é também outra questão da maior importância beste momento, sobretudo porque a actual classificação de Portugal no ranking da Uefa leva a que seja muito provável a redução de 3 para 2 equipas na Champions em breve, sendo que o segundo classificado será empurrado para uma pré-eliminatória.
    Para pensarmos ainda em passar os russos na classificação, uma prestação de excelência será necessária por parte de Sporting e Braga pois já deu para perceber que Porto e Benfica não têm grandes condições para chegar mais longe que os 1/8 de final da Champions.

    ResponderEliminar
  4. Mas estão a falar da Liga Europa para quê? carneirada chora...

    ResponderEliminar
  5. Já a raposa do La Fontaine dizia que não queria as uvas porque estavam verdes!

    ResponderEliminar
  6. O Jesus está obcecado com o campeonato e com a merda do Benfica. Foram para Varsóvia a pensar no domingo e com invenções tacticas. O meu Sporting não é isto. É uma equipa que quer ganhar os jogos todos. É uma equipa que só pensa em quem vem a seguir depois de ganhar o jogo que está a disputar. Já estou farto desta obsessão com o campeonato e com os lampiões. Tanta vontade de poupança e acabaram por se desgastar mais e serem humilhados. Mesmo que ganhem no domingo não será a mesma coisa. Para mim não.

    ResponderEliminar
  7. A Liga Europa vale pontos no ranking da UEFA.
    Há quem pense que isso não é importante... que vamos ser campeões e depois somos cabeças de série. Mas qual a probabilidade de isso acontecer? 33%? Um pouco mais ou um pouco menos.
    E se não formos? O que acontece?
    Ficamos em segundo ou terceiro e estamos FODIDOS.
    Estamos em 52º lugar no ranking... provavelmente iremos acabar a época perto do 60º lugar.
    Se ficamos em 3º, acabamos no playoff e não somos cabeça de série. Apanhamos logo um tubarão. Se somos 2ºs, vamos para um grupo como o deste ano.
    Fazemos uns milhões, mas vemos os outros a fazer o dobro ou perto. MAs não há problema... fazemos mais umas VMOCs... atrasamos os juros e as dívidas.

    ResponderEliminar
  8. E Depois do Adeus

    Como diria o cantor Paulo de Carvalho no final da canção, “o ficarmos sós” presos nessa ideia megalómana para alguns de que a grandeza do Clube circunscreve-se somente à conquista do título nacional. Ser-se Grande num campeonato ou liga, como queiram chamar de um país de 10 milhões de habitantes, liga essa que ocupava em agosto de 2014 em termos de competitividade o 4º lugar no espaço futebolístico Europeu, onde, o painel de equipas participantes, sem desprimor e sem qualquer tipo de arrogância sobre todos aqueles que com o Sporting competem e conferem competitividade, pois a disputa de jogos com Rio Ave, Chave, Arouca, Tondela, etc., são os obstáculos a vencer na conquista do campeonato, mas a Grandiosidade de uma conquista está nas vitórias alcançadas sobre aqueles cujo Poderio, História, Peso e Grandeza estão em Plano idêntico ou superior ao do Sporting, e nesse caso, em primeiro alcançamos a Glória interna, a qual e nos confere o acesso à disputa inter pares de um outro patamar de Grandeza, com outros intervenientes. Atingido esse patamar, os intervenientes complementam a maior parte das vezes a competitividade com o Poderio, História, Peso e Grandeza. Aí chegados teremos (ou tentaremos) que ser Grandes Como Os Maiores da Europa, mas nunca nos Rendermos. São todas estas conquistas que contribuem para a o enriquecimento da história de um Clube, para o fortalecimento da paixão que une os seus jogadores e adeptos, que carrega a camisola de simbolismo, que nos “arrasta” para os estádio. A época passada ainda “desliguei” quanto ao fato de o Sporting ter sido afastado das competições Europeias, contudo na presente época (hoje/ontem), ainda não sei se o sentimento é de frustração, raiva, deceção ou tristeza, de indiferença não é de certeza, e resultado de domingo, mesmo que seja favorável, não irá apagar esse (seja qual for) sentimento.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o mais importante é percebermos as nossas limitações.
      E este ano já fomos confrontados com as mesmas, depois de esgrimirmos forças com dois dos maiores clubes europeus.
      Há que ser campeão em Portugal e contra todas essas pequenas equipas e depois de cimentada essa superioridade tentar na europa a nossa sorte.
      Quem não tiver noção das suas fraquezas nunca poderá delas fazer força.
      Quem deseja subir directamente para o último andar sem passar pelo primeiro ou é parvo ou quer fazer passar os outros por tal.
      Este ano o Sporting tem equipa para lutar pelas competições internas... talvez dentro de dois anos tenha equipa para lutar pelos nacionais e europeus ... mantenha assim o rumo que tem vindo a ser ascendente de há 3 anos para cá.

      Eliminar
  9. Grande balde de água fria apanharam com a potência Legia, a juntar aos Videotons, Skenderbeus e Gençlerbirligis.

    Esta é dedicada ao Jordão que andava na blogosfera sportinguista a mandar INCHAR os benfiquistas que vão em primeiro internamente e estão nos oitavos da champions.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estão e vão agora finalmente poder medir forças com um grande ... vou ficar atento ;)

      Vais levar poucas nessas malgas!

      Eliminar
    2. R.Tadeu Barros, já que és designer presumo eu, podes fazer uns desenhos para aumentar o tamanho da baliza de modo a que o teu clube marque algum golo :)

      Eliminar
    3. Ou desenhar uma pulseira electrónica para o teu presidente ... daquelas que ninguém vê ;)

      Eliminar