quinta-feira, 27 de outubro de 2016

O Preço Certo de um árbitro

“Alguém acredita que um árbitro seja corrompido por 300, 400 ou 500 euros?”

Já passaram alguns dias e ainda não acredito que o presidente de um dos  maiores clubes portugueses disse mesmo isto. É tão manhosa a frase e encerra em si tantas linhas de pensamento sabujo, que seria inalcançável até para para um político de lobby ou um advogado de cartel de droga. Vieira ao longo desta entrevista revela aliás que não percebeu (ou insiste em fingir que não percebeu) qual é a verdadeira questão dos vouchers e porque é que estando PJ, Liga, FPF e todos os clubes (menos o Sporting) do lado errado de todos os códigos de ética no que respeita à transparência absoluta das regras de concorrência, paridade e isenção…o assunto perdura nos media.

O próprio Marco Ferreira, o tal que já na calha para a descida de categoria apita a Final da Taça, o tal que desmascarou Vitor Pereira como “anjo da guarda” dos interesses benfiquistas, o tal que agora ligou o cérebro em modo “vira-casaca” e só falta agradecer ao Benfica ter acabado com a sua carreira, vem agora cavalgar na onda do “fait-diver”, assumindo que em poucos dias recebeu 2 kits e vouchers e destaca o facto de nenhum árbitro ter usado os tais vales, a toda a gente escapa (ou deseja que escape) a pergunta: se nada é passível de crítica, porque razão “nenhum” árbitro descontou as tais refeições? Se é tudo tão transparente e honesto, porque é que tantos árbitros, que imagino gostarem de uma refeição num restaurante como qualquer um de nós, não usou de tal previlégio? 
Apesar de até esse argumento ser falso (houve mesmo árbitros que tiraram partido da oferta) e escapar a esta narrativa o caso dos observadores também serem receptores dessa eterna oferta de camisolas e livros do Eusébio, todos nós sabemos porque tão poucos homens do apito têm reservas em deslocar-se ao dito restaurante e isso não é, como o “vendido” Marco Ferreira e outros campeões de morais destorcidas defendem, argumento de defesa, mas talvez a melhor prova do atropelo à ética competitiva.

A questão não é, como diz o “magoado” Vieira que a verba seja insuficiente para corromper um árbitro, mas sim o facto de termos de imaginar qual seria essa verba e andarmos a discutir o assunto como se o centro do debate fosse uma questão de dígitos. Não é. Um euro já seria errado e isso é um princípio que mentalidade Escobariana não quer ou não consegue entender. Vouchers e o Canelas, dois eixos de um futebol que definha a saque de cumplicidades e argumentos que só podem convencer pessoas a quem os pais nunca mostraram a tal linha que separa o certo do errado, aquela linha que nos ensinaram a não ultrapassar, porque fazê-lo “só uma vez” ou “só pisando um bocadinho” seria universalmente errado. Porque o problema não é o tempo, a oportunidade e o espaço…é a motivação ou a cedência própria a valores e comportamentos que estão, sempre do lado errado do respeito pelos outros e do respeito pela competição. 


SL

14 comentários:

  1. A pergunta que tem que ser feita é: e por 2000 euros? Será que um árbitro se deixa corromper por 2000 euros?!? É que foi esse o valor que um vice presidente do Sporting Clube de Portugal depositou na conta bancária de um árbitro. Convenhamos que 2000 euros é um bocadinho mais que 300, 400 ou 500, certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foram 2000 euros para incriminar um fiscal-de-linha corrupto.

      O PPC foi expulso de sócio do Sporting. O teu presidente vai ser reeleito para mais um mandato.

      Eliminar
    2. Por €2000 acredito que já se corrompia. Acontece que por mais que queiram repetir até se tornar verdade, esse caso já foi julgado e a pessoa que o fez foi condenada por tentativa de incriminação. E foi expulsa do SCP ainda antes de se saber a sentença. O que é que aconteceu no vosso caso? A reeleição do responsável.

      Eliminar
    3. "É que foi esse o valor que um vice presidente do Sporting Clube de Portugal depositou na conta bancária de um árbitro. Convenhamos que 2000 euros é um bocadinho mais que 300, 400 ou 500, certo?"

      O mais engraçado é que foi o presidente do SCP após receber um carta que contactou a PJ a FPF, CA e APAF informando que o arbitro em causa recebeu um valor na conta e como tal deveriam investigar.

      No SLB ainda acham que 100/200/300€ a um arbitro é coisa normal.

      Enfim,

      Venfiquices!

      Eliminar
    4. A expulsão de sócio de uma colectividade não entra como penalização no Código Civil. A expulsão de sócio é um problema exclusivo do Sporting.
      O crime que cometeu já foi confirmado pelos tribunais e devia ter dado consequências desportivas como afirma a legislação. Está lá tudo.
      Os vouchers já foram investidos pela justiça desportiva e foi classificado como um "fait divers". Podem continuar a malhar em ferro frio que ele não aquece.

      Eliminar
    5. Qual "justiça" desportiva? Aquela que o beifica controla? Vai pentear macacos, pá.

      Eliminar
  2. quem me dera receber nem que fosse 250 euritos por fora, conseguia dar uma boa mesada à minha filha sem sair um cêntimo da minha conta! brutal nao é?? as coisas que se conseguem fazer a bem da família com apenas 250 euritos...se fosse 300 400 ou 500 euros até tinha mais um filho.

    ResponderEliminar
  3. Se quiserem encontrar pêlos em casca de ovo, tentem um "kiwi". Parece um ovo e tem pêlos. Não custa mesmo, mesmo nada!

    ResponderEliminar
  4. Acho que até o autor da cortina de fumo - mais uma - já deixou bem claro que não queria acusar ninguém de corrupção. O que ainda a torna a história toda mais surreal... Mas enquanto andarmos todos a falar dos vouchers não se fala de outras coisas. E pior, o Benfica lá vai ganhando campeonatos sem o mais melhor bom. Só com o que poupa com o Rui Vitória deve dar para comprar muita coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este estilo é inconfundível! Inconfundível de tanto meter nojo este gajo estar sempre a lamber o cu aos adversários do Sporting.

      Volta para o camarote leonino, pá!

      Eliminar
    2. Estavas a pintar a bicicleta e começaste a sentir o cheiro da tinta dentro da cabeça. Isso passa.

      Eliminar
    3. Inconfundível mesmo. O cheiro a merda sente-se ao longe.

      Eliminar
  5. O "nosso" Fernando Mendes, sportinguista dos quatro costados...
    Não "perdoará" certamente, que tenham "aproveitado" o seu corpo...
    Para nele "colarem" essa cabeça com bigode...!

    SL



    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar